Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 23 de março de 2014

Edição 159 – Fevereiro/2014
Câmara homenageia Geni Coelho


A Câmara Municipal votou, na sessão do Plenário do dia 13 de fevereiro, “Moção de Aplausos” a Geni Coelho de Moraes, apresentada pelos 13 vereadores. A homenagem foi um reconhecimento ao trabalho realizado pela servidora efetiva da prefeitura municipal de Brumadinho no Setor de Acervo Artístico, Histórico e Cultural do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho.
“A Senhora Geni Coelho de Moraes, servidora da Prefeitura Municipal há anos e anos, sempre desenvolveu importante trabalho em seu departamento, tendo em vista sua correta compreensão de que é preciso preservar o patrimônio Artístico, Histórico e Cultural do Município, que significa, em última instância, preservar nossa História, nosso passado para compreensão do presente e construção do futuro”, dizia a Moção.  
Geni foi especialmente lembrada pela realização do evento chamado "Chá com Prosa". O "Chá com Prosa" reuniu moradores da cidade, idosos, detentores de saberes históricos importantes sobre a vida de Brumadinho, que passaram uma tarde falando de comércio, política, carnaval, mineração e tantas outras histórias de Brumadinho.
“Um de seus mais importantes trabalhos foi sua iniciativa de criar o projeto “Chá Com Prosa”. Gestado há vários anos sem conseguir colocá-lo em prática, Geni conseguiu que se fizesse realizar pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura um primeiro encontro em agosto de 2013. Sucesso total, a primeira versão do Chá Com Prosa reuniu personagens importantes de nossa História, como ex-vereador, ex-prefeitos, trabalhadores da mineração, comerciantes, gente que traz em sua memória os fatos que marcaram e construíram nosso Município, tendo, eles mesmos, sido atores protagonistas na construção dessa história. Além disso, o “Chá Com Prosa” serviu como espaço importantíssimo para reunião de vários de nossos idosos, momento em que puderam confraternizar, reviver momentos bons, relacionar-se com seus contemporâneos e, especialmente, sentir-se importantes, o que eleva sua autoestima, às vezes, tão pra baixo. 
Merece, pois, nossos aplausos, a senhora Geni Coelho de Moraes, que, no anonimato, longe da intensa propaganda e das redes sociais, tem feito um trabalho maravilhoso em nome da Cultura de Brumadinho”, continuava o documento.       

Departamento perde o trabalho de Geni

Durante a discussão da Moção, o vereador Reinaldo Fernandes, que representa a Câmara Municipal no Conselho Municipal de Cultura, lamentou a saída de Geni Coelho do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Segundo Fernandes, depois que a atual Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Marta de Deus Boaventura, a Marta da Maroto (PSD),  foi empossada no cargo pelo Prefeito Brandão (PSDB), no mínimo 7 pessoas foram retiradas do Departamento de Cultura pela Secretária ou por alegarem impossibilidade de relacionamento com ela. O próprio Conselho de Cultura enviou documento ao Prefeito tratando do assunto, mas não obteve resposta.         

Éden Amorim também é homenageado

Outra pessoa homenageada pela Câmara foi o Doutor Éden Santana Campos Amorim. Amorim recebeu MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO pelo Doutorado em matemática. Éden Amorim defendeu sua Tese de Doutorado no último dia 7 de fevereiro, no curso de Matemática da Universidasde Federal de Minas Gerais – UFMG, uma das mais importantes do Brasil e do continente Americano.

Éden Amorim tornou-se orgulho dos brumadinenses ao ser aprovado na defesa de sua tese de Doutorado, intitulada “Curvas de Contato no Espaço Projetivo”. Ao defender a 50ª Tese do Programa de Pós-graduação do Curso de Matemática da UFMG, Éden Amorim juntou-se ao pequeno e seletíssimo grupo de cidadãos de Brumadinho que chegaram a tão alto grau de escolaridade acadêmica”, dizia a Moção proposta pelo vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Brumadinho, o Brasil e o mundo precisam de pessoas que gostam e se dedicam aos estudos, tão necessários para a construção de uma Brumadinho melhor, de um País e um mundo melhores. Nada mais justo e necessário do que dizer em alto e bom som: PARABÉNS, ÉDER AMORIM!”, continua o documento.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário