Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 27 de abril de 2014

Edição 160 – Março/2014
Brumadinho recebe Lavadeiras de Almenara

Quem encantou a população no dia 22 de março, dia mundial das águas, foram as Lavadeiras de Almenara. Acompanhadas do cantor Carlos Farias, as 10 mulheres, arrancou aplausos e sorriso de quem foi à Praça Dr. Belfort ver o espetáculo que contou ainda com a brilhante presença do cantor compositor Sanráh. O Coral das Lavadeiras faz parte da “Caravana Musical – Cultura e Cidadania”, patrocinado pela Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com apoio do SESC MG e, em Brumadinho, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
A história do Coral das Lavadeiras começou em 1991, a partir da construção de uma lavanderia comunitária no Bairro São Pedro, em Almenara. As lavadeiras são guardiãs de antigas canções – batuques, sambas, afoxés, frevos, rodas, modinhas e toadas. São cânticos de trabalho, lúdicos e de louvação, de influência africana, indígena e portuguesa. Quando Carlos Farias passou o microfone a cada uma delas para falarem um pouco, as mulheres encantaram o publico com suas histórias e seu sotaque de mineiras do norte do estado. Entre elas, duas moças de 17 anos cada uma, lutando para manter a tradição das lavadeiras.  

Abertura


Outro momento forte do show foi a maravilhosa participação do grupo Negro por Negro, formado por crianças, mulheres jovens e adultas, homens e mulheres Sapé e Marinhos, comunidades quilombolas de Brumadinho. Cantando e dançando, o grupo recém-formado levou o público ao delírio. Entre as canções entoadas, a lindíssima "Peço a Deus", um clássico de autoria de Dida e Dedé da Portela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário