Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 27 de abril de 2014

Edição 160 – Março/2014
Choro e alegria na Praça


O Choro tomou conta da Praça Dr. Belfort, no Centro da cidade, na última sexta feira, 4 de abril. E junto com o Choro, o samba, a dança e muita alegria. A Secretaria de Turismo e Cultura realizou o evento “Samba e Choro”, articulado pelo sambista Márcio Nagô. O chorinho e o samba ficaram por conta de Acir Antão e o grupo Sarau Brasileiro. Já a dança e a alegria ficaram por conta dos presentes.
Uma plateia formada especialmente por adultos e pessoas de mais idade aproveitou pra valer a música, entremeada com as falas do apresentar da Rádio Itatiaia. Conhecedor de Brumadinho – e do “Brumado Velho” – de longa data, Acir Antão contou histórias, conversou com as pessoas e se deixou fotografar dezenas de vezes. Enquanto fazia isso, o Sarau Brasileiro tocava no palco e o recebia mais vezes para cantar clássicos do samba e do choro.
Lá embaixo, as pessoas dançavam sem parar, como os “pés-de-dança” Nery Braga, dona Bilica, Luiz Parreiras (Pousada Lafevi); Mauro da EMATER e sua mãe; Antorildo e Maria Lúcia; Selminho e sua irmã Terezinha;  e vários outros.
Quando a reportagem do de fato quis saber a opinião de algumas pessoas, foi unânime: “Tem que acontecer de novo!”, disseram duas entrevistadas. Quem observou bem viu a imensa alegria no rosto das pessoas. Lá estavam seu Zé da Lia ladeado pela dona Perpétua (que não parava de balançar), Valter Matosinhos e Marlene, Dona Zélia Andrade, Dona Marilack caindo no samba; Talita; Geraldinho Brandão; Gera, Seu Zé Quintino; e dezenas de pessoas.
Ao final, quando Acir Antão e o Sarau Brasileiro tocaram e cantaram “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, emendada com “Vou festejar”, de Beth Carvalho, foi uma explosão de alegria, os rostos das pessoas  brilhavam, uma confraternização belíssima, um momento de uma beleza inenarrável! 
De parabéns a Secretária de Turismo e Cultura, Marta de Deus Boaventura, e toda a sua Equipe, além da equipe de Eventos, liderada por Marcelo Jabah, que preparou o palco e o som.    

Participações especiais de Nagô e Gleisson Queiroz

Não faltaram participações muito especiais de artistas de Brumadinho. Acir Antão agradeceu ao sambista Márcio Nagô pelo apoio e o chamou no palco para cantar “A caminho do mar”, música que dá título ao seu segundo trabalho. Muito aplaudido, Nagô ainda ouvir Antão elogiá0lo, dizer que toca seu música todo domingo em seu programa de rádio e ainda lembrar do show que Nagô fará no Rio de Janeiro no segundo semestre. 
Outro que brilhou naquela noite foi o trompetista Gleisson Queiroz. Sempre sorrindo, Gleisson mostrou porque faz parte de um importante grupo, o Grupo de Choro Palácio das Artes. O garoto deu um show à parte, embora tocando junto com o Sarau Brasileiro. O grupo do qual Gleisson Queiroz participa foi formado em 2007 como projeto do Curso de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) e integra a política do Governo do Estado de fomento e promoção de jovens talentos, alunos e ex-alunos realizada pela Fundação Clóvis Salgado. O grupo se apresenta no Grande Teatro do Palácio das Artes, em espaços públicos da cidade de Belo Horizonte, cidades do interior do Estado e em festivais do gênero, contemplando a execução de obras de nível técnico avançado, que valoriza esse gênero marcante da música brasileira.

O Grupo de Choro Palácio das Artes é formado por 9 musicistas, usando violão, um deles de  sete cordas; cavaquinho, bandolim, percussão, trombone, saxofone, e o trompete de Gleisson Queiroz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário