Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 27 de abril de 2014

Edição 160 – Março/2014
Editorial

Educação no trânsito já!

O Secretário Bones já não é mais secretário. Dele foi a coragem de mexer no trânsito, agradando a uns, desagradando a outros. Nem tudo está resolvido, e seria de muito bom grado, sem querer fazer trocadilhos, que a Administração, especialmente o novo Secretário e o serviço de trânsito ouvissem atentamente as reclamações da população para buscar o melhor para o maior número de cidadãos.
Melhorou? Melhorou, principalmente quanto aos engarrafamentos, mesmo que os veículos tenham que andar um pouco mais.
Mas há algo no trânsito no centro da cidade que precisa ser urgentemente pensado: a educação! O SETRANB precisa, urgentemente, fazer uma intervenção educativa, colocar gente na rua para orientar a motoristas e pedestres, distribuir panfletos, algo nesse sentido. A falta de educação está grande: nem mesmo as autoridades, policiais inclusive, andam respeitando as leis de trânsito em Brumadinho. 
Não raro a gente vê um carro ou caminhão parado na rua Pres. Vargas onde o estacionamento é proibido. Na Av. do Bananal, motoristas estão colocando carros em cima das faixas de proibição sem o menor escrúpulo. Na mesma avenida, e em outras ruas, pedestres recusam-se terminantemente a passar sobre a faixa de pedestres, enquanto motoristas recusam-se terminantemente a parar e esperar o pedestre, calmamente, como manda a lei: o pedestre tem preferência! Ele é mais frágil na relação, precisa da proteção. E quando um motorista para, o outro costuma não parar – especialmente os motoqueiros - e por pouco não atropela quem já está no meio da travessia. A propósito, a Prefeitura precisa repintar as faixas, muitas delas quase invisíveis!
Tem gente muito irritada porque, ao vir do São Conrado para o Canto do Rio, deve fazer um retorno longo pela Bananal. Outros, ao irem para o São Conrado, porque devem fazer um retorno de 100 metros depois da ponte. E estão descumprimento a regra, e ultrapassando a barreira de “olho-de-gato”, em nome de uma pressa que bagunça a vida dos outros cidadãos, que, diga-se de passagem, também, têm pressa (êta vida apressada essa nossa!)
Reinaldo Fernandes
Editor
Depois da Educação, é preciso pensar em multas. Infelizmente, há muitos de nós que só aprendem quando o bolso dói! Se não há punição, e se a “cara de pau” não tem limites, muitos motoristas vão continuar fazendo o que bem entendem – ou seja, o que é melhor unicamente para eles, o que lhes é mais cômodo, como parar na pista dupla em frente ao seu banco.

Por fim, que tal, especialmente os que moram nos bairros mais próximos do Centro, colocarmos na ordem do dia sairmos mais a pé do que de carro?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário