Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 27 de abril de 2014

Edição 160 – Março/2014
Nesta edição trazemos mais cinco poemas do VI Concurso de Poesias “Paulo Viotti” do Jornal de fato, edição 2013. Continuamos as publicações seguindo a ordem alfabética dos poemas.
A primeira poesia é “Lua Bonita”, de Lilian Jacqueline da Silva. Da mesma Lilian, Minha Força. Lilian Jacqueline da Silva, que se inscreveu com o pseudônimo de “Lian”. Lilian gosta muito de escrever textos, e durante algum tempo escreveu poesias. Gosta de política e está sempre envolvida no mundo da comunicação. Fez o curso de Contabilidade e após um tempo, iniciou o curso superior em Biblioteconomia. É mãe de “duas filhas maravilhosas, que me fazem continuar lutando para melhorar o mundo”, como ela mesma diz. Concorreu com três trabalhos: a vencedora “Cantilena” e, ainda essas, “Minha força” e “Lua bonita”.
De Nídia Maria de Jesus, outra grande poeta brumadinense, trazemos “Meu bem te vi”. Ela concorreu também com “Puro amor” e “Prece à lua”, esta, vencedora do prêmio “As 10 melhores”. Nídia é a mais assídua participante de Concurso de Poesias do Jornal de fato, tendo participado pela sexta vez e tendo vencido pela 6ª vez consecutiva. Foi professora, é viúva, gosta de exercícios físicos, de escrever, ler, fazer palavras cruzadas, e de estar de bem com a vida. Acredita que o amor e o perdão devem estar sempre de mãos dadas.
De Isael Pereira da Silva, morador da COHAB, trazemos “Meu Filho” e “Me leve contigo”. Ele apresentou 3 poemas, um (“Amor épico”) já publicado. Isael sempre participou de nossos concursos e ganhou mais de uma vez. 
Vamos aos poemas!

Autora: Lilian Jacqueline da Silva 
Lua Bonita
Pseudônimo: Lian

Fico aqui
Tentando sentir toda a vibração da lua
Esta lua bonita
São Jorge ainda luta por ti.

E eu penso na vida...
O que me importa minhas estrias?
Penso que elas surgiram a partir da filha que tive,
E assim fica mais fácil suportá-las.

O que importa minha responsabilidade?
Penso que ela me deixa mais livre.
E assim fica mais fácil caminhar pela cidade.

O que importa minha disciplina?
Penso que ela me deixa aproveitar melhor meus momentos.
E assim fica mais fácil de dirimir
meus tormentos.

O que importa essa minha falta de carinho?
Penso que me deixa menos ofendida,
E assim fica mais fácil não sofrer na despedida.

O que importa essa minha indiferença sobre o que dizem de mim?
Penso que me faz suportar todos os transeuntes do caminho,
no fim.
E assim fica mais fácil dormir.

Toda esta tua ausência,
com a lua fica mais intensa e me tortura.
Quero toda sua impaciência.
Aqui, agora, sua ternura.

Venha num raio de luar,
Na esquina,
em qualquer lugar.
Nesta minha sina.
E assim fica mais fácil sonhar.


Lilian Jacqueline da Silva 
Minha Força
Pseudônimo: Lian

Alguém me disse um dia
Que o juízo se desprende da coleira.
E eu estava sentada na soleira
Vendo aquele momento passar
para nunca mais voltar.

Vou beber meus pensamentos
como quem bebe vinho-sangue
Vou viver como um caranguejo no mangue
vou explodir meus medos,
como quem explode a Rosa dos ventos.

E lhe mandarei passear na China,
Feito um a bomba em Hiroshima.
Se preciso choro nos meus tormentos,
com medo da solidão.
Como um cardíaco que sofre do coração.

Como um astronauta sozinho no espaço,
Um mendigo que vive de pedaço
de pão dos que passam.
Mas não, quero a força de “Gengis Khan”,
E quem sabe fundar um clã?

Transferir-me a força de Golias
Para viver bem o resto de meus dias,
pois tudo que me apazigua,
também pode me agonizar.
Portanto, não quero mais ser má.

Se me disseres o que esconde por trás das mentes humanas,
Talvez eu lhe explique o mundo em semanas.
Quando somente eu quero faço-lhe o que me pedes.
Caso contrário, me sinto muito
Portanto, não me peça para ficar
porque aí eu vou agonizar.

A vida que se definha
Pense um pouco, vá até a esquina.
Ou você pode se levantar.
E com a força de uma menina
Retornar ao passado,
para tudo enfim mudar.

Mas tento me levantar sozinha.
Não conto com você em meu ninho.
Pois, como eu lhe disse meu bem.
Vou pedir para passar bem sem mim.
Pois tudo tem um fim.


Autor: Isael Pereira
Me leve contigo
Pseudônimo: O sonhador


Me leve contigo
Meu amor
Por onde você for
Leve-me contigo
Como seu abrigo

Ao amanhecer
Quero ser a brisa
Que sobre o seu corpo desliza
E te faz enlouquecer

Se o sol surgir escaldante
Até mesmo no seu deserto
Eu quero estar por perto
Tocar-te com beijos refrescantes

A tarde você cansada
Com o carpo caindo ao solo
Deixa-me ser o seu colo
Pra ser o socorro na caminhada

E quando anoitecer
Amar-te pela madrugada
Nos meus braços te envolver
Só quero você e mais nada

Por onde você for 
Quero o prazer de estar ao seu lado
Te dar carinho ,te queimar de paixão
Ser seu eterno namorado
Reinar absoluto no seu coração


Meu bem-te-vi
Poeta: Nídia Maria de Jesus
Pseudônimo: Amor Perfeito


Quisera ficar aqui,
Mas não tão sozinha assim...
Vejo o revoar das aves,
O ondular das águas verdes
Que parece me dizer:
-Não vai não, aqui é bom!
Fique aqui pra ouvir o som
Do cantar do Bem-te-vi.

Quisera ficar aqui,
Mas tristeza não tem fim...
Por ela eu aqui não estava,
Sufoca-me e já me entrava,
Faz meu coração dizer
No pulsar de seu interesse:
-Bem-te-vi seu não é esse,
Mas também sofre por ti.

Quisera ficar aqui,
Numa paz que não tem fim...
A saudade ao me abraçar
Com o seu jeito dengoso
Tentando me convencer:
-Ele não sabe cantar,
Não sorri, não sabe amar,
Mesmo assim sofre por ti.

Quisera ficar aqui,
Mas não tão sozinha assim...
Porém se ele aqui vier
E pedir-me pra voltar,
E juntos reaprender
A sorrir, cantar e amar;
Vou no amor me aconchegar,
Como faz o Bem-te-vi.


Autor: Isael Pereira
MEU FILHO
Pseudônimo: O SONHADOR

QUANDO TE VI PELA PRIMEIRA 
SEU CHORO FOI O MEU SORRISO
UM NOVO MUNDO ENTÃO SE FEZ
Você CHEGOU E ABRIU O PARAISO

FILHO VOCÊ FOI A MAIOR EMOÇÃO
VER-TE NASCER FOI ALUCINANTE
ADORMECE-LO AO SOM DE UMA CANÇÃO
VER A VIDA COM UM OLHAR MAIS RADIANTE

VOCÊ É PARTE DE MIM
CADA SEGUNDO SEM TE VER É ETERNIDADE
QUERO TE AFAGAR EM MEU COLO E TE DAR PROTEÇÃO SEM FIM
ENSINAR-TE QUE JESUS É O CAMINHO E A VERDADE

FILHO TU ÉS MEU MELHOR PRESENTE
UMA BRISA REFRESCANTE APÓS UMA TARDE DE SOL ARDENTE
É COMO CHUVA NO SERTÃO
UMA ANDORINHA QUE FAZ VERÃO

FILHO, VOCÊ VEIO COMPLETAR O MEU MUNDO.
SER UMA RAZÃO A MAIS PRA QUERER VENCER
SER PAI É UM CONTENTAMENTO FECUNDO

PROTAGONIZAR UM ETERNO NOVO AMANHECER

Nenhum comentário:

Postar um comentário