Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 14 de maio de 2014


Edição 161 – Abril/2014
Defesa Civil
Prefeitura e CEMADEN instalam plataforma para coleta de dados
 
Aparelho colocado na ponte
(foto: reinaldo fernandes)
O Rio Paraopeba, em Brumadinho está recebendo uma Plataforma de Coleta de Dados Hidrológicos, para monitoramento remoto e automático. A informação é da Prefeitura de Brumadinho. A instalação foi feita na ponte sobre o Rio Paraopeba, no centro da cidade. O local foi definido por pesquisadores do CEMADEN, em parceria com a Defesa Civil de Brumadinho levando-se em conta o histórico de inundações e enxurradas, como também informações coletadas sobre a região.
O projeto da plataforma foi instalado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN –, financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa). O objetivo é implantar uma rede de monitoramento hidrológico, voltado para inundações bruscas em vários municípios.

A plataforma é constituída de um radar, que monitora as variações do nível do rio, um pluviômetro para medir o volume de chuva e uma câmera digital para registros fotográficos. Estes equipamentos são controlados por meio de um dispositivo eletrônico que é responsável por coletar, armazenar e transmitir todas as informações às Defesas Civis da região em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário