Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Edição 161 – Abril/2014
Editorial
Saudades de mamãe! Bênça, mãe!

Não tenho Mãe. Quando a perdi, tinha vinte anos.  Mas quando chegar o Dia das Mães, não vou chorar. Sei que sentirei saudades, como tenho sentido desde sempre. No entanto, é uma saudade boa, reconfortante, uma saudade alegre. Se ela estivesse aqui, não lhe daria presentes, pois tenho birra desse negócio de transformar todas as datas importantes em presentes, presentes, presentes... faria, com certeza, como faço com a mãe de meus filhos: a gente sai juntos - eu e meus filhos -, pelos bairros de Lourdes e Silva Prado, colhe flores do campo, fazemos um bouquet e lhe damos de presente, acompanhado de um belo cartão que a gente faz sem comprar em lojas.   
A saudade alegre que sinto de minha mãe é de tudo que ela me ensinou. Devo a ela a Educação, a formal e a informal, que eu tenho. Ensinou - a mim e a todos os meus 6 irmãos dos 9 que ela gerou - a lavar, passar, cozer, lavar vasilhas e a cozinhar - ainda que o trivial, como dizem por aí. Certo é que me sei virar sozinho, e devo isso a ela. Se não tínhamos o que comer, dizia-nos para ir dormir que a fome passava. Era mentira! Mas o que importa isso? Era a forma que ela inventou de matar nossa fome. Mas se tínhamos pouco o que comer, primeiro éramos nós, depois ela, se sobrasse.
O que mais aprendi com ela foram os ensinamentos para a vida. Lia, pouco e devagar, quase nada, mas era de uma sabedoria! "Cachorro não é capado por gosto". Nunca entendi o “cachorro” mas aprendi que a gente tem fazer o que é preciso e não o que quer apenas. Não sei como que uma pessoa como ela, que não frequentou bancos de escola, sabia tantos provérbios com tanta sabedoria. Mas sabia!
Sempre foi “braba”, e graças a Deus que tenha sido! Nos ensinou ética, a ir à igreja, a arrumar nossa cama, a respeitar o próximo e os mais velhos, a pedir “bênça”. 
Nos mostrou o que é “amar alguém além de nós mesmos”. Porque é esse o significado de ser mãe: amar os filhos além de si mesma; mudar os piores defeitos para dar melhores exemplos; aprender a ter coragem - como nos ensina José Saramago. 
Neste Dia das Mães, é isso que desejo: que todas as mães amem seus filhos, que deem bons exemplos, e que tenham coragem. 

Eu, de minha parte, vou ficar com a saudade. Bênça, mãe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário