Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de junho de 2014

Edição 162 – Maio/2014
XX Encontro de Folias mantém a tradição de celebrar os Reis Magos 


“É importante porque foi Deus quem fez!” Assim José Saturnino da Silva, o Zé Surdo, respondeu à reportagem do jornal de fato quando o repórter perguntou a eles sobre a importância do XX Encontro de Folias de Reis e de Brumadinho, realizado no dia 18 de maio, na quadra de Esportes. “Porque é folclore, é religião, é princípio do mundo”, continuou Saturnino. “É coisa abençoada, é a animação do mundo, é de paz, não dá confusão, não precisa de Polícia. Mantém a tradição”, foi dizendo, cada vez mais empolgado.

Já o “folião” Evanildo José de Souza, da Folia São Vicente de Paula, de Contagem, disse à reportagem que o evento é “muito importante porque mantém a tradição que vem de muitos anos”. Souza ressaltou a importância da participação juvenil, porque isso faz manter a tradição. Apesar de terem em sua formação quase que apenas adultos, algumas Folias - como a de Mário Campos - contavam também com alguns jovens participando.      
O Encontro reuniu Folias de Brumadinho (a São Francisco de Assis, do bairro Presidente; de Ribeirão; a São Sebastião; a de Conceição do Itaguá) e ainda das cidades de Mário Campos, Moeda, Ibirité, Belo Vale, Itaúna, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Cosmópolis de Minas e Contagem. 
Antes da apresentações, foi celebrada uma missa pelo padre Iti. Cada Folia teve o tempo de 10 minutos para se apresentar no palco e recebeu um troféu pela participação. As apresentações foram gravadas em CD que seriam, segundo informou a Prefeitura, transformadas em um CD que seria entregue a cada uma das Folias participantes.


O encontro de Folias de Reis foi criado em 1994, a partir de uma lei do então vereador Custódio Antunes Pereira, o Custodinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário