Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 19 de julho de 2014

Edição 163 – Junho/2014
Editorial:
A injustiça nossa de cada dia

Talvez você ainda não tenha percebido, caro leitor, mas a política de quotas implementada no Brasil nos últimos anos vai causar uma revolução em nosso País.  Não demora muito, começaremos a conviver com uma realidade bem diferente daquela de agora, ou de 500 anos atrás. A política de cotas vai fazer com que os pobres e os negros, especialmente, comecem a ocupar lugares antes apenas ocupados pelos ricos, de classe média e os brancos.
Assim teremos médicos negros – brasileiros, e não cubanos – nos hospitais, no SUS e, inclusive, nas clínicas particulares, gente que não leu revista Veja a vida toda e que respeitará nosso horário de consulta quando estivermos pagando 100, 200, 400 reais por uma consulta de 15 minutos. E teremos professoras universitárias, gerentes, arquitetos e engenheiros, aviadores, desenhistas, web designers, advogados e juízes de direito – sim! Teremos juízes negros e de origem pobre nos tribunais! Aí, sim, creio que começaremos a ter Justiça neste País. Não que todos os pobres e negros sejam honestos e justos, não! Mas, com certeza, vindo de outra origem senão de onde eles vêm hoje – salvo raríssimas exceções – teremos nos Tribunais pessoas com outra visão, aqueles que durante anos e anos sentiram na própria pele e viram seus pais, avós, amigos, sentido as injustiças dos tribunais.
Porque, sejamos francos, cara leitora, se existe uma coisa que não existe hoje no Brasil é Justiça! Aqui, via de regra, Justiça é a para os pobres e negros, para os mais fracos, para os que estão nas ruas lutando, para os trabalhadores em greve, para os Sem Terra e os Sem Teto, para os que, atrevidamente, se filiam aos partidos de esquerda que se atrevem a mudar a vida no Brasil e a construir outro mundo possível.
Os ricos, os poderosos, a COPASA e CEMIG, os Bancos, as grandes empresas - especialmente as operadoras de telefonia celular -, continuam mandando e desmandando nessa Terra Brasilis sem que a Justiça aja... ou haja, como preferir o leitor. Aí, sim, ela é cega! Ceguinha da silva! Vide a ação contra a COPASA, proposta em 23 de abril de 2013 e parada lá no Fórum sem que a Justiça tome uma decisão, mesmo depois que os vereadores aprovaram Lei Municipal pondo fim à Taxa de Esgoto.
Reinaldo Fernandes
Editor
Mas não adianta! Ninguém, nenhum juiz, nenhum tribunal, impediu Luiza Erundina de defender suas ideias; ou impediu que Mandela, depois de 29 anos, saísse da prisão para mudar a África do Sul e acabasse com o Apartheid; ou impediu José Rainha de liderar ocupação de fazendas improdutivas; ou impediu Lula de tornar-se Presidente; ou calou a voz de José Dirceu ou Genuíno. 
Um dia, caro leitor, pode acreditar, ainda nos orgulharemos daquilo que hoje chamamos de Justiça, Tribunais, Fórum, essas coisas. Um dia, ainda teremos por cá uma instituição que poderemos chamar de “Justiça”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário