Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 19 de julho de 2014

Edição 163 – Junho/2014
Estado pode construir nova ponte de acesso ao Inhotim
Evento é marcado por campanha eleitoral antecipada

O governador Alberto Pinto Coelho (PP) esteve em Brumadinho na última quarta-feira, 2 de julho, para assinar a autorização para a licitação das obras de construção de nova ponte do município. O evento aconteceu no Estacionamento na entrada do bairro São Conrado.
Para o Prefeito Brandão, a viabilização do projeto representa uma conquista histórica para o município.
De acordo com informação do Governo Estadual, a obra está orçada em R$ 41 milhões, e prevê a construção de uma ponte sobre o Rio Paraopeba, viadutos de acesso ao novo hospital e à Estação Conhecimento, além de um trevo de acesso às localidades no interior do município. A ponte passará sobre o Paraopeba e a estrada de ferro, saindo dentro do Almoxarifado da Prefeitura, na entrada para Inhotim. O novo complexo viário deve desafogar o trânsito no centro da cidade, uma vez que os turistas não terão mais que passar por ali.
A obra beneficia especialmente o Inhotim: quando o acesso ficar pronto, os visitantes nem precisarão mais passar por dentro de Brumadinho, indo direto ao Instituto. O próprio convite enviado pela Prefeitura denuncia isso. Diz o convite: “O Governador do Estado (...), O Secretário de Estado (...) de Obras (...) e o Prefeito convidam para a cerimônia de assinatura da autorização para licitação das obras da Nova Ponte e Viadutos de acesso da MG-040 ao Inhotim.” Como se vê no convite, as obras são “de acesso da MG-040 ao Inhotim”.

Pinheiros desrespeitam lei e fazem campanha eleitoral antes do prazo legal

A propaganda eleitoral só começa a partir de 6 de julho, nos termos da Lei nº 9.504/1997. Apesar da proibição de campanha antecipada, os Pinheiros invadiram Brumadinho, e o evento serviu basicamente de palanque para o deputado federal e candidato a reeleição Toninho Pinheiro (PP) e o candidato a vice pela chapa do PSDB, Dinis Pinheiro. Ainda no palanque o Antônio Pinheiro Neto, o Pinheirinho, prefeito de Ibirité, e ainda presente a candidata a deputada estadual, irmã dos Pinheiros deputados, Ione Pinheiro. A plateia repleta de servidores que exercem cargos de chefias na prefeitura, além de vereadores e populares.  
Para o palanque foram chamados o Prefeito Brandão e a primeira Dama, Juraci Brandão; os prefeitos de cidades vizinhas presentes, três Secretários de Estado; Antônio Grassi e Marcelo Teixeira, de Inhotim; e a presidente da Câmara, Renata Parreiras e o governador. Mas quem usou a palavra, além de Brandão e Alberto Pinto foram apenas os Pinheiros.
Toninho Pinheiro abusou da paciência, falando por mais de 15 minutos. Usou o tempo e a paciência dos brumadinenses para atacar Lula e Dilma, dizer que não cuidam da Saúde dos brasileiros, que eles “não têm coração”, embora não tenha sido aplaudido quando falava mal da Presidenta e do ex-presidente. Toninho Pinheiro é do PP, partido da base de apoio do Governo Dilma Rousseff (PT).    
Outra parte do tempo usou para falar da “competência do Governo de Minas”, elogiar Tancredo e Aécio Neves (do partido de Brandão, PSDB), candidato a Presidente; Anastasia (do partido de Brandão, PSDB), candidato ao Senado e seu próprio irmão, Dinis Pinheiro (ex-PSD; ex-PL, ex-PSDB de Brandão e, agora, PP), candidato a vice-governador (na chapa do PSDB, partido de Brandão). Toninho Pinheiro ainda teve tempo de seus quinze minutos para prometer novamente o asfaltamento da estrada Brumadinho-Bonfim (também, sem receber aplausos), para falar bem de si mesmo e para se referir a Henrique Alves (PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, como “o pilantra do Henrique Alves que não colocou para votar”, referindo-se a um projeto na área de Saúde.
Já Dinis Pinheiro, com sua bela voz empostada, falou de paz, Deus, simplicidade, mas não falou do que fez para Brumadinho nos 20 anos dos 5 mandatos. Não se tem notícia de algo significativo em prol do Município.

Governador também faz campanha

O Governador falou bem menos do que Toninho Pinheiro, mas o suficiente para prometer novamente o asfaltamento para Bonfim, quando cometeu a gafe de dizer que ouve falar do asfaltamento “de longa data”, completando: “isso soa como música aos meus ouvidos”. E para fazer campanha para a chapa de Dinis Pinheiro, que agora é de seu partido. Depois de elogiar o deputado, disse-lhe: “Você será o vice-governador”, disse abertamente, sem se preocupar com a proibição legal. 
Como prova de que a obra é mesmo para beneficiar mais a Inhotim, gastou boa parte do tempo elogiando o Instituto e seu proprietário, a quem se referiu como “o visionário Bernardo Paz”.

Quanto à assinatura da autorização para a construção da obra, durou menos de 5 segundos. E parece que ninguém percebeu o ato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário