Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 19 de julho de 2014


Edição 163 – Junho/2014
Faltam remédios na Farmácia Especial de Brumadinho

Brumadinho continua arrecadando mais e mais milhões e sendo uma das 40 cidades mais ricas de Minas Gerais. No entanto, isso não tem impedido que a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho deixe usuários do SUS sem remédios de uso continuado. Como são de uso continuado, ou seja, os doentes precisam desses medicamentos todos os meses, e a Secretaria já sabe disso, não deveriam faltar. Alguns são para doentes em recuperação de processo de tratamento de câncer, pessoas já bastante debilitadas. Outros, como o cloridrato de sertralina é usado por pacientes que fazem tratamento da depressão.  
“Não são somente esses medicamentos que se encontram em falta. A administração fica comprometida com esta administração pífia da Secretaria de Saúde. Há uma questão de pregão, licitação e mais um monte de trâmites burocráticos, até entendo! Porém, diga isso às bactérias, vírus, fungos etc. Quem está doente tem pressa de sarar. No meu caso e do meu pai especificamente, tivemos o vencimento das receitas de medicamento psiquiátrico, o Cloridratp de Sertralina. Ao invés de tratar a metade da população completamente, opta-se por tratar toda a população pela metade. Depois de tanta reclamação, tanta briga, a Secretaria de Saúde me supriu com a METADE do montante receitado pelo médico”, disse pela rede social facebook Flávio Coelho, morador do bairro São Sebastião.
Procurados por vários cidadãos que não conseguiam resolver o problema junto à Secretaria de Saúde, pelo menos dois vereadores, Reinaldo Fernandes (PT) e Alessandra Oliveira (PPS), acionaram o Secretário de Saúde, José Paulo Silveira de Athaíde (PSDB), sugerindo que o SUS fizesse a compra de emergência para resolver o problema, já que a alegação era de burocracia nos processos licitatórios.

“Acionei o Secretário no dia 26 de junho. Infelizmente, até o dia 2 de julho ele não tinha dado retorno algum sobre o problema, talvez por achar que não é uma questão importante”, informou o vereador Reinaldo Fernandes. “Falta de dinheiro não é: a previsão de arrecadação no Orçamento deste ano é de 185 milhões e a Câmara já aprovou mais quase 39 milhões em créditos adicionais, só da última vez, quase R$ 4 milhões para a Secretaria de Saúde”, completou o vereador do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário