Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Edição 164 – Julho/2014
Rê Rocha, letrista, compositor e cantor


Renam Rocha, Rê Rocha o nome artístico, letrista, compositor, cantor, morador de nossa vizinha Sarzedo. Recentemente se apresentou em Brumadinho, no Brutiquim.  Sua música fala sempre de amor. A declaração explícita pode ser ouvida na faixa, “Você”: “A tarde já vai escurecer e a lua, como um farol, deixando claro quanto eu gosto de você.” As letras são simples, embaladas em baladas, forró, reggae. O tema amor, mais precisamente o lamento da ausência do amor, aparece também na faixa “Disco Diva”, cuja pegada lembra o grupo gospel Rosa de Sharon. “O seu lugar é aqui. (...) Esta canção vai trazer você de volta pra mim”, diz a letra.
A faixa 2 vem em ritmo de forró, com “Menina”, em que a pessoa amada é exaltada: “Impossível saber o que fiz pra te merecer assim”.  
“Coração”, faixa 3, vem com aquela batida do reggae e o lamento pelo amor que se foi, a saudade que pede a volta do ser amado: “Não sei viver sem você”, grita a letra.
A baladinha “Benzinho” também vem com um quê de reggae e invoca o sonho: “Era fim de novembro quando te conheci. Parecia sonho!”. “O dom de me fazer sorrir, de me fazer feliz”, diz a letra, mais uma de Rê Rocha. “Pode juntar a gardênia, o sol, a lua, as estrelas e o girassol que eu prefiro você”, declara. É novamente a exaltação da pessoa amada que leva o letrista romântico a declarar: “Foi Deus que juntou nossas vidas assim para nunca mais ter fim”.
Todas as letras e músicas das cinco faixas são de Rê Rocha.
O jornal de fato, de olho nos novos talentos, conversou com Rê Rocha, e tem o prazer de apresentar aos nossos leitores o trabalho desse moço. Falando de suas músicas, Rê Rocha nos lembrou que “a música está por aí, no ar, o trabalho de um compositor é somente saber enxergá-las.” O trabalho deste jovem artista _ Rê Rocha acaba de completar 26 anos, nessa última sexta feira, 8 de agosto - você pode ver e ouvir em http://www.youtube.com/user/REROCHATV
Acompanhe a entrevista.     


de fato: Pra começar: por que “Rê” Rocha, e não Renam Rocha?
Rê Rocha: O projeto é um autorretrato de mim mesmo. Desde as letras até o modo como canto as melodias de cada música, tem absolutamente tudo de mim, nada é fictício ou forçado. A abreviatura RÊ nada mais é que meu apelido desde a infância. Na escola, em casa, por primos, tios, enfim, por todos que conviviam comigo. Então a ideia foi manter as essências de minhas raízes.

de fato: Letrista, compositor, cantor: como tudo começou?

Rê Rocha: Desde meus nove anos, depois de escutar alguns LP’s de bandas antigas que meus irmãos tinham, fitas e discos, comecei a me interessar por música. Vendo vídeo clipes, shows e apresentações de bandas, comecei a me introduzir nesse mundo que, até então, era muito novo pra mim. Ainda muito novo me interessei por violão, tocando músicas de artistas da época e me interessando cada vez mais. A minha primeira música saiu aos treze anos. Depois da primeira eu não consegui parar, sempre escrevi desde então.

de fato: Este é seu 1º trabalho?
Rê Rocha: Sim, meu primeiro CD gravado em estúdio. Tenho algumas coisas guardadas para serem produzidas, mas até então o CD “Verão” é o meu primeiro trabalho.

de fato: Como está a apresentação deste trabalho para o público?
Rê Rocha: Estou com a turnê dele em dois tipos de apresentação. Uma é com a banda inteira, como se pode ouvir no disco. A outra forma, que é a que mais tem acontecido, é a apresentação Voz, violão e gaita, que rola uma aproximação maior com o público, uma sintonia e um contraste do silencio do ambiente com as melodias.

de fato: Como foi o processo de construção deste trabalho, quanto tempo levou?
Rê Rocha: Algumas músicas já existiam, outras foram compostas antes de gravar o disco. O processo de produção das músicas foi bem natural, sozinho e sereno. Música por música, detalhe por detalhe, até chegar num resultado satisfatório. Usei bastante opinião de pessoas que convivem comigo até chegar na música pronta. O disco foi gravado entre outubro e dezembro de 2013.

de fato: Um panorama deste trabalho: você tem conseguido espaços para mostrar seu trabalho? Tocando onde; Quantos cd´s produzidos? A quem foi distribuído?
Rê Rocha: A cena musical no Brasil não anda muito por cima, na minha opinião. Isso afeta muito os artistas independentes, assim como eu. É cada vez mais difícil de arrumar um lugar pra mostrar seu trabalho, mas também não é extinto, rola um intercambio de bandas, entre estados e até países. Hoje a cena é isso, “FAÇA VOCÊ MESMO ou não faça”. O Disco foi lançado, primeiramente, na internet, numa forma virtual. Hoje em dia o CD não vende mais como antes, então, como forma de divulgação, os artistas tem a única opção de levar seu cd para a internet e por lá mesmo criar o vinculo com seu publico.

de fato: Neste seu trabalho não há parcerias. O que você acha de quem faz parcerias? Você pensa em fazer alguma nos próximos trabalhos?
Rê Rocha: É um detalhe que deve acontecer, também, naturalmente, acredito eu. Eu, particularmente, gosto muito de misturar gêneros, acredito que deixa a música muito mais rica. Eu tenho alguns planos, sim. Talvez no próximo disco que está vindo por aí.

de fato: Quais são suas influências?
Rê Rocha: Hoje em dia eu não consigo manter somente um gênero musical no meu mp3, por exemplo. Eu escuto muitas coisas, desde o Rap até o Rock in Roll. Claro que existem bandas e músicas que são mais a minha praia e que fazem toda diferença na hora que compor. Artistas como Bob Marley, Peter Tosh, John Mayer, B.B King, e muitos outros caras que marcaram e marcam minha vida musical.

de fato: Como você define sua música, qual é o gênero? Um só ou mais de um?
Rê Rocha: Eu não gosto muito de rótulos, acredito que limita demais a música. Mas minhas composições passam muito pelo Reggae, o Pop, o Forregae e o velho e bom Rock in Roll.

de fato: Quando você compõe, como é seu processo?
Rê Rocha: Geralmente a música vem a mim, dificilmente eu sento e digo: “vou compor”. Sempre acontece de eu estar numa atividade do dia-a-dia e a melodia vir na cabeça. A partir de uma melodia que eu pensei, depois de passada para algum instrumento, eu escrevo a letra conforme a melodia. A melodia pede uma letra e a letra pede uma melodia, daí pra frente quem faz é o coração junto da alma. Eu sempre digo que a música está por aí, no ar, o trabalho de um compositor é somente saber enxergá-las.

de fato: Sua música fala de amor, exalta muito a pessoa amada, fala de saudade. De onde vem isso?
Rê Rocha: Sim, fala demais de amor. E eu não tenho medo de falar sobre esse tema pelo fato de fazer minhas musicas com a alma e coração, com coisas que realmente aconteceram na minha vida. Quando se faz com amor e vem de dentro, realmente, a pessoa que escuta sente a real mensagem que tentei passar pra quem escutasse.

de fato: O que temos pela frente? Quais são seus projetos?

Rê Rocha: Dominar o mundo (risos). Planos é o que não falta e não vai faltar, o projeto é novo e tem muita estrada pra percorrer. Segundo semestre, agora, tem dois videoclipes pra sair, tem um single de uma música do próximo cd, que não tem data definitiva pra começar a ser gravado. A ideia é divulgar meu trabalho e passar com a turnê “Verão” pelo maior número de cidades pelo Brasil.

Capa do 1º trabalho de Rê Rocha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário