Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Edição 164 – Julho/2014
Entrevista Vereadora Renata Parreiras

A Vereadora Renata Parreiras (PSB), exerce pela primeira vez um mandato de vereadora e vem demonstrando preocupação com a forma democrática de governar e com uma gestão legalista enquanto Presidente.
Com apenas um ano e meio, a Vereadora realizou diversas ações na administração da Câmara Municipal, cumprindo quase por completo as metas e propostas da Lei de Diretrizes Orçamentárias do Legislativo, estipuladas em 2013, para este ano de 2014.
Em entrevista, ela fala sobre seu mandato, a Presidência e sua leitura sobre o Município.

1.     Quais prerrogativas da LDO para 2014, você considera que foi essencial para o bom funcionamento do Legislativo?
Considero que cada uma das metas alcançadas tem sua essencialidade, porém, o Câmara Cidadã e a Escola do Legislativo são de suma importância, porque democratiza as ações do Legislativo, dá oportunidade maior à população de participar e faz também com que nós, vereadores, conheçamos melhor o Município, suas comunidades e os anseios de cada uma delas. A Câmara Cidadã está em funcionamento e a Escola do Legislativo será inaugurada em breve, e permitirá aos interessados um conhecimento maior sobre políticas públicas, responsabilidade social e participação popular no processo de construção da Brumadinho que queremos.


2.     Como Vereadora, quais metas você atingiu nesse primeiro semestre?

Fiz nesses primeiros meses de 2014, 13 indicações, entre elas a pavimentação do bairro Pinheiros, instalação de telas protetoras nas bocas de lobo, substituição de lâmpadas queimadas e colocação de braço duplo onde a iluminação é deficitária, entre outras.
Apresentei 5 moções, todas de aplausos e congratulações a cidadãos, que com relevantes serviços contribuem para o desenvolvimento social, intelectual e ético em nosso município.
Apresentei 10 requerimentos, aprovados em plenário, entre eles relação atual de todos os imóveis do município que estão cedidos a particulares, entrega de correspondências no bairro Salgado e Filhos, informações sobre a contratação de empresa para manutenção de praças e jardins e o respectivo valor do contrato.
Meu gabinete enviou 29 ofícios para as secretarias municipais, entre eles ampliação da coleta seletiva, limpeza e conservação de vias e relação dos caminhões locados pela prefeitura com as respectivas placas, números dos contratos, respectivos nomes dos proprietários entre outros.
Apresentei 20 Projetos de Lei, entre eles podemos destacar a obrigatoriedade da presença de monitor no transporte escolar, público e privado, do município; obrigação da fixação de cartazes informativos de todos os medicamentos oferecidos gratuitamente em todas as farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular; o projeto Adote uma Praça; obrigatoriedade da implantação de coletores de chorume nos caminhões de coleta de lixo; ensino de música nas escolas municipais. Estes são alguns dos projetos que fiz e apresentei, o restante pode ser acessado pelo meu face book, onde faço postagens constantes.
3.     O que pretende ainda realizar nestes seis meses que ainda lhe resta de presidência e nos dois anos de mandato?
Como presidente, pretendo concluir o processo do concurso público, com homologação. Ainda, ver a Escola do Legislativo em pleno funcionamento e a inauguração da Galeria de ex-vereadores. Agora, nos dois anos de mandato como vereadora, pretendo ampliar ainda mais a minha participação popular, fazendo com meu gabinete elabore projetos, constitucionais, que atendam realmente a demanda da população, além, é claro de fiscalizar o Executivo. Tarefa primordial ao vereador. Acreditar para transformar é o que move minhas ações na vida pública e em minha vida pessoal também.

4.     Em quê o Município precisa avançar?
Precisa avançar na construção de políticas públicas e na efetivação de algumas que já existem. Avançar no processo de construção democrática do Município. Maior participação popular e efetiva paridade dos Conselhos Municipais. Precisa avançar quanto à mobilidade urbana, em especial à questão do transporte coletivo intramunicipal, levando em consideração a lógica do usuário. Precisa verdadeiramente de equidade. Tratar os diferentes de forma diferenciada: os jovens, os idosos, as mulheres e deficientes. Pensar na segurança pública levando em conta não só o patrimônio, mas principalmente as pessoas.

5.     E sua avaliação do Executivo Municipal?
Mais ação e menos promoção.

6.     Qual a maior dificuldade encontrada na Presidência da Câmara?

A maior dificuldade é conciliar o mandato de vereadora com o de presidente da Mesa Diretora. A Câmara Municipal precisa ser gerida com um olhar empresarial e político ao mesmo tempo, com toda uma legislação diferenciada. Isso requer tempo, zelo maior e o cuidado de separar mandato e presidência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário