Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Edição 169 – Dezembro
Prefeitura entrega o Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável


Aconteceu, no sábado, 20 de dezembro, a entrega do Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável. O evento acorreu na Praça de Cultura, à noite, dentro das festividades de comemoração do 76º Aniversário de Emancipação Política de Brumadinho. 
Foram premiados 16 cidadãos e 3 entidades, num total de 19 premiações. Os troféus foram entregues pelo Secretário de Governo, Carlos Mendes, e o vereador Reinaldo Fernandes (PT), autor da iniciativa que resultou na Lei 2.054/2014, que criou o Prêmio. Cada premiado foi chamado individualmente ao palco onde recebeu os cumprimentos dos representantes da Prefeitura e Câmara Municipal, posou para foto e, quem quis, agradeceu. No rosto de cada um, muita alegria pelo reconhecimento do Município pelo que fazem por Brumadinho. Depois, todos foram reconduzidos ao stand armado no local onde foram fotografados com amigos e familiares, e ainda com Carlos Mendes e Reinaldo Fernandes.
“Muitos chegaram aqui em cima e agradeceram a gente pelo reconhecimento”, disse o vereador Reinaldo Fernandes em sua fala de encerramento. “Não, não são eles que devem agradecer! Nós que é agradecemos a cada um, agradecemos o exemplo que eles dão, o que fazem por Brumadinho. O mundo precisa, cada vez mais, de pessoas do bem. É isso que essas pessoas são: pessoas do bem! Pessoas boas! Temos que aprender com elas, seguir seu exemplo”, completou. “No ano que bem tem mais, espero que possamos fazer uma festa mais bonita ainda”, finalizou Fernandes.
O objetivo do Prêmio é “reconhecer e valorizar as pessoas e/ou entidades que, destacadamente, contribuem para transformar Brumadinho em uma cidade mais democrática, justa, saudável e solidária”.


Casa Branca leva a maior parte da premiação
 
ONG “Abrace a Serra da Moeda”, vencedora na Categoria
Meio Ambiente, recebendo o Prêmio das mãos do Secre-
tário de Governo Carlos Mendes e do Vereador Reinaldo
Fernandes, que teve a iniciativa que resultou na Lei
(foto: Hebrom Tebas)
Bem organizados e articulados, moradores de Casa Branca levou um terço da premiação. Dos 19 premiados, 7 são da região: Norberto Giovaninni Ribeiro, o cantor e compositor Renato Motha; a Escola Sathya Sai; os brigadistas Roberto Caldeira Barros e Maíz D’Assumpção; a funcionária dos Correios, Rosiany Oliveira Domingues; e a ONG ambientalista Abrace a Serra da Moeda.

Os premiados
 
O Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável homenageou 19 pessoas a partir da indicação popular feita através de e-mail. São 12 categorias e apenas uma delas não recebeu nenhuma indicação, a Esportes. “Três cidadãos ou entidades poderiam ser premiados em cada categoria mas nem todas elas receberam três indicações, apenas a categoria Inclusão Social recebeu mais candidatos”, explicou o vereador Reinaldo Fernandes, que acompanhou, a convite da Prefeitura, o trabalho da Comissão de Premiação. “Como primeira edição, o resultado é excelente”, avaliou o vereador. “Neste ano, categorias como “Educação”, não recebeu sequer uma indicação de professor e nós temos mais de 500 no Município, mas acredito que no ano que vem a população participará de forma muito mais efetiva”, completou Fernandes.

Os premiados deste ano, suas categorias e o que disseram as pessoas que os indicaram

Padre René, na Categoria “Simpatia e Boa Educação”: “Eu o escolhi por ser um cidadão democrático que reconhece que não têm apenas direitos, têm também muitos deveres. (...) Através da sua simplicidade e carisma leva a palavra para muitos segmentos da nossa sociedade. Com seu trabalho evangelizador está sempre resgatando jovens e adultos, procurando lhes devolver uma qualidade de vida melhor.”

Custódio Antônio dos Passos
de Araújo, o 
Tódi, vencedor na
categoria “
Solidariedade”
Custódio Antônio dos Passos de Araújo, o Tódi, morador do Santa Efigênia, na categoria “Solidariedade”:  “Conheço muita gente que tem o coração bom! Mas o Tódi (...) talvez seja o brumadinense que tenha o maior coração de todos! Tudo que a gente precisa, o Tódi está sempre pronto para ajudar, é muito solidário mesmo! (...) Seja problema de saúde, seja para ajudar num trabalho, seja para colaborar com bens materiais, Tódi está sempre pronto a ajudar a qualquer pessoa.”

  
“Deixa que eu chuto”, na categoria “Solidariedade”: "É uma equipe de pessoas para ajudar o próximo, onde eles promovem jogos para arrecadar, fraldas, alimentos, e ainda material de construção, onde os mesmos, reformam casas de pessoas em vulnerabilidade social, reformam igrejas, reformaram refeitório de escola pública,  e ajudam  pessoas que tem pressa de ajuda. (...) Foi premiado na convenção gerencial Vale, em 1º Lugar em Sustentabilidade.    
 
“Deixa que eu chuto”, vencedora na categoria
Solidariedade”





Maria da Conceição Mendes, a dona Zica, na categoria “Solidariedade”: moradora da COHAB, “uma senhora que vive solidariedade cotidianamente. Ajuda todos que batem a sua porta, seja comida, chá, roupas, verduras, etc. Briga com o marido para poder ajudar ONGs. Larga o prato na mesa para atender e ajudar os outros. Até os bêbados do bairro ajuda e dá conselhos.”

Norberto Giovaninni Ribeiro, na categoria “Democracia”: “Sempre foi uma referência em Casa Branca como membro do CONSEP-CB (Conselho de Segurança Pública). Já foi da diretoria da Associação Comunitária Regional de Casa Branca e continua participando ativamente de movimentos em prol de melhorias para a comunidade. Foi o organizador do projeto de asfaltamento da estrada que liga Casa Branca a Belo Horizonte, recolhendo doações, realizando ainda outras melhorias, como pintura, colocação de “olho de gato”, placas educativas, etc.”

Cássio Vilela Prado, na categoria “Inclusão Social”: “O Cássio sempre se mostrou educado, com um sorriso de paz estampado no rosto. Isto, por si, já indica bondade. (...) Sempre se destacou nos estudos, culminando com méritos alcançados durante a Faculdade. Competência, generosidade e simpatia o levaram a conviver tão bem em família e sociedade. Vem, incansavelmente, realizando importantes trabalhos sociais. Na E. M. Clarice Gomes Machado, ele desenvolve notáveis projetos e oferece psicoterapia. Está escrevendo um livro de altíssimo nível.”

Wesley Raimundo Ribeiro, na categoria “Inclusão Social”: “Jovem honesto, trabalhador, estudioso, dedica parte do seu tempo ao serviço das pessoas carentes e em riscos, tais como usuários de drogas, alcoólatras, e outras dependências. Suas ações e seus trabalhos são feitos principalmente como o auxílio da Sociedade São Vicente de Paulo, Igreja Católica e na área esportiva. Seu trabalho é voltado no sentido de instruir, mostrar caminhos seguros e indicar um horizonte novo para esses jovens. Divide seu tempo com seu emprego e com este lindo trabalho de amor, solidariedade e de inclusão social. Psicólogo recém formado usa seu talento e habilidades na realização de seus feitos.”

Geralda Vaz, a Dica, na categoria “Inclusão Social”: Presidente do Clube de Mães de José Henriques, é uma pessoa muito solidária, tem sempre sua atenção voltada para a toda a comunidade fazendo com que crianças, jovens, adultos e idosos tenham seu espaço em todos os eventos desenvolvidos por ela. (...) É um exemplo de vida, muito querida e respeitada por todos.” 

José Raimundo Pinto, na categoria “Limpeza”: conhecido por suas ações no cotidiano em defesa do meio ambiente, faz coleta seletiva em casa, e, se o caminhão da ASCAVAP demora passar, ele mesmo vai até a Associação levar seu material.   

Renato Motha, na categoria “Cultura”: “O cantor e compositor Renato Motha é atualmente considerado como um dos mais representativos artistas de Minas de sua geração. Seu mais recente disco, o 8º da carreira, é “Menino de barro”, inspirado na bucólica Casa Branca, onde mora. Além de um músico exemplar, Renato é engajado nas associações e movimentos que trabalham pelo bem comum e pela defesa do meio ambiente. Já realizou dois shows beneficentes em Brumadinho, sendo o último com a presença de Ivan Lins. Renato é um ser que emana luz e paz para todos ao seu redor.” 

Escola Sathya Sai, na categoria “Educação - corpo docente”: “Iniciou suas atividades em 2004, com crianças na faixa etária de três anos. Atualmente, atende alunos do 1º e 2º períodos. As crianças recebem educação formal juntamente com a Educação em Valores Humanos. O cerne do Programa é a construção do caráter a partir dos cinco valores universais inerentes a todos - Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência num ambiente de brincadeiras, silêncio, disciplina, gratidão e harmonia com a Natureza. Se sustenta principalmente através de doações voluntárias e apoio da Prefeitura de Brumadinho.”

Marcos Antônio Coelho, na categoria “Educação - corpo discente”: “De 72 anos de idade, está no 5º período de Direito da Faculdade ASA de Brumadinho. Impressiona a capacidade, esforço e dedicação de uma pessoa que há menos de 4 anos atrás não tinha sequer concluído o segundo grau.”

Edna Lúcia Teixeira de Lima Gomes, na categoria “Saúde”: “Trabalho feito com amor, educação, respeito e sensibilidade em relação a uma questão tão difícil para todos os cidadãos. Coordenadora na Secretaria de Saúde, sempre ajudou os mais necessitados, buscou melhorias e lutou pela igualdade de direitos.”

Thiago França, na categoria “Informação”: “Consegue registrar em cliques as tradições e culturas do município de forma fantástica e expressiva. É um excelente fotógrafo”.

Rosiany Oliveira Domingues, na categoria “Informação”: conhecida pela simpatia e dedicação com que faz seu trabalho na agência dos Correios de Casa Branca, Rose esteve à frente da campanha que os Correios desenvolvem de apadrinhamento de crianças que enviam cartas aos Correios pedindo presentes a “Papai Noel”.  

Valdir de Castro de Oliveira, na categoria “Informação”: O jornalista é “Doutor em Comunicação Social pela USP, construiu uma respeitável vida acadêmica na docência de cursos de comunicação em várias regiões do país. Em Brumadinho, foi presidente da ONG Asmap, editor dos jornais Circuito Notícias, Tribuna do Paraopeba e Tribuna da Asmap, nos quais sempre ressaltou (...) a importância de uma mudança de visão ambiental. Foi ainda radialista na antiga rádio Inter FM, onde realizou durante 10 anos o programa “De olho na notícia”.”

Abrace a Serra da Moeda, na categoria “Meio Ambiente”: “A ONG Abrace a Serra da Moeda se opõe ao projeto de exploração na Serrinha, na Serra da Moeda. Através de sua articulação, foi criado o "Monumento Natural da Mãe d'Água" como forma de proteger a montanha, mais de 30 nascentes e a biodiversidade local.”

Roberto Caldeira Barros, na categoria “Meio Ambiente”: Roberto é o cara! Muito admirado em Casa Branca, sua militância é intensa, dentro e fora de casa. “Aproveita 100% do esgoto com fossa biodigestora, lodo e efluente são utilizados na irrigação e adubação de frutíferas; capta e utiliza água da chuva com reservatório de 50 mil litros; utiliza sistema fotovoltáico gerando energia elétrica; emprega sistema solar de aquecimento de água; recupera voçorocas com taludes, leguminosas e gramíneas, e áreas degradadas com adubação verde; utiliza minhocas californianas transformando em adubo o resíduo orgânico, inclusive papel e papelão; preserva 80% da mata nativa mantendo o sub-bosque intacto; identifica árvores de sua propriedade; participa de grupos socioambientais e de identificação de espécies medicinais nativas, de mutirões de horta comunitária; ajuda implantar sistemas agroflorestais; promove e divulga informações, ações e petições a favor do meio ambiente; é voluntário de “Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, tendo recebido “Monção Honrosa da Câmara de Vereadores de Brumadinho” e “Medalha de Honra ao Mérito pela AMDA”. E ainda é moderador de um grupo de discussões na internet, reunindo pessoas de Casa Branca e outras, com centenas de membros.” Foi campeão de indicações ao Prêmio.

Maíz D’Assumpção, na categoria “Meio Ambiente”: “Moradora de Casa Branca, brigadista Voluntária da Brigada 1 que esteve nos combates a incêndios nas áreas de Moeda, Casa Branca, Rola Moça no período de agosto a outubro deste ano  e também ocupa a cadeira de conselheira do Parque Estadual Serra do Rola Moça.”
Bem organizados e articulados, moradores de Casa
Branca levaram um terço da premiação. Dos 19 premia-
ados, 7 são da região: Norberto Giovaninni Ribeiro; a
 funci-
onária dos Correios, 
Rosiany Oliveira Domingues; os briga-
distas Roberto Caldeira Barros e Maíz D'Assumpção, abra-
çando
o cantor e compositor Renato Motha; a Escola Sa-
thya Sai; e a ONG ambientalista Abrace a Serra da
Moeda. 
(foto: Hebrom Tebas) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário