Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Edição 170 – Janeiro
Fundação Vale capacita professores de Brumadinho
Iniciativa promoveu visitas de educadores de municípios do interior do estado ao Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte

Cerca de 25 professores de Brumadinho participaram do projeto "Um dia no Memorial: experiências com a diversidade" de maio a novembro deste ano. A ação consistiu em um dia de visita ao Memorial Minas Gerais Vale, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com discussões sobre questões étnico-raciais. 
Segundo a Assessoria de Comunicação da Vale, o objetivo do projeto é “estimular a reflexão e a valorização da cultura e da história africana e afro-brasileira.” A iniciativa busca assim contribuir para a inclusão de temáticas étnico-raciais nos currículos da Educação Básica, o que está em consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Além disso, as visitas facilitam o acesso dos educadores ao Memorial Vale.
A programação do projeto contou com a palestra "Educação para as relações étnico-raciais", do pedagogo Natalino Neves da Silva, e visita guiada ao percurso "Africanidades e Memória". O percurso "Africanidades e Memória" é composto por exposições interativas que propõem ações de fortalecimento das identidades, com explicações sobre a formação e tradições do povo mineiro.
Os professores participantes receberam materiais com indicações de textos, sites, filmes e documentários que abordam a temática da formação e dão sugestões de práticas pedagógicas de valorização da pluralidade cultural. Também foram disponibilizadas mais informações sobre as exposições visitadas.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Vale e Secretarias Municipais de Educação.

Como resultado indireto do projeto, vários professores se mobilizam junto às escolas e promovem visitas de seus estudantes ao Memorial Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário