Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 11 de abril de 2015

Edição 172 – Março 2015
Terminal de Sarzedo: a luta continua!

Um dos principais acontecimentos de 2014, envolvendo os usuários de transporte coletivo de Brumadinho, foi a luta contra os desmandos do DER-MG e da empresa SARITUR relativos ao recém-inaugurado Terminal de Passageiros de Sarzedo. Depois de duas semanas de muita reclamação por parte dos usuários do transporte coletivo das cidades de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, o recém-inaugurado Terminal foi desativado no dia 20 de julho. Agora, diante do anúncio de recomeço do Terminal, os usuários têm nova luta pela frente.


Desinformação e confusão

A principal reclamação dos usuários é a falta de informações. Dessa vez, apesar das informações que se têm, elas estão vindo de forma bastante confusa. A princípio, os ônibus de Brumadinho voltariam a passar pelo Terminal no dia 4 de abril. Depois 5. Agora, 12 de abril. Mas não se tem informações mais concretas. A prefeitura caba de publicar matéria intitulada “Após intervenção da Prefeitura, operação do Terminal de Sarzedo é adiada”. A matéria dá conta de o Secretário Municipal de Governo, Carlos Mendes de Lima, se reuniu com membros da SETOP - Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, além de representantes das cidades de Mario Campos e Sarzedo para discutir a volta das operações do Terminal. E que ficou acertado que o sistema de integração voltará somente a partir do dia 12 de abril, mas não traz as informações mais importantes para os usuários.
Ainda segundo a matéria, ficou acertado “que após 15 dias de operação, será feita uma reunião para fazer uma avaliação do sistema. Somente depois desta avaliação é que as autoridades definirão os novos rumos do sistema de transporte metropolitano envolvendo as cidades de Mario Campos, Sarzedo e Brumadinho.”

Audiência Pública deve acontecer no dia 22 de abril

A Câmara de Vereadores devem votar requerimento em sua próxima reunião (9 de abril), solicitando Audiência Pública para que as autoridades discutam com a população as questões relativas ao Terminal. A SETOP já se dispôs a participar e agendou a data de 22 de abril.   

Problemas

Além da falta de informações, várias outras dúvidas afligem a população. Uma delas é o valor da passagem, já que o pouco de informação dá contas de que o valor será de R$ 4,50 até o terminal e mais R$ 6,50 para BH.
Outro problema era a falta de organização do Terminal, ausência de fiscais, que deixava os usuários à mercê deles mesmos, tendo que “brigar” para entrar nos ônibus e arrumar um lugar para se sentarem. Além disso, a estação não possuía nenhum banheiro gratuito e sim pago, além de não contar com serviço de lanchonete, ou qualquer outro.
A falta de horários de para partidas de Brumadinho é outro problema, já que o site do DER só informa os horários de saída do Terminal para Brumadinho. Assim, o usuário terá que ficar “calculando” tempo de viagem, o que se torna cada vez mais difícil por causa do louco trânsito na MG 040 e nas áreas urbanas das cidades.
Mas os problemas não param aí. Se houver ”baldeação”, o que ainda não está claro, aumenta também o tempo de viagem. Na primeira tentativa de implantação do Terminal, nos horários de pico, o passageiro gastava de 20 a 60 minutos para embarcar, uma vez que as filas cresciam rapidamente à medida que os ônibus das linhas alimentadoras iam descarregando passageiros com destino a Belo Horizonte, como informaram usuários e quem esteve lá observando a bagunça.
Como se não bastasse, o itinerário do ônibus no centro de Belo Horizonte também foi mudado, extinguindo pontos e dando imensa volta, passando pela Tereza Cristina.
Outro problema que pode ser verificado no site do DER é a falta de horários suficientes para atender a população. A linha 3787, CONCEIÇÃO ITAGUÁ/BELO HORIZONTE, possui 16 horários, de 03h50min às 22h30min; a 3788, TERMINAL SARZEDO/BRUMADINHO, 15 horários de 05h15min às 22h15min (cálculo aproximado). No entanto, no horário em que a população mais necessita dos ônibus, no início do dia, há grande deficiência. Depois das 05h05min, apenas às 06h45min há novo horário na linha 3787; depois desse horário às 07h30min e, depois, só às 09h30min, duas horas mais tarde. Já na linha 3788, depois de 05h15min, apenas às 06h15min, depois por volta das 06h30min e 07h10min; depois disso, só por volta das 09h10min.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário