Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Edição 177 – Agosto 2015

Assaltos aumentam em Brumadinho
O mês de agosto em Brumadinho foi marcado pelo aumento da violência. Roubos e assaltos aumentaram e estão “pipocando” por todo lado. A agência dos Correios, no período de um mês aproximadamente, foi assaltada por três vezes, sem que a empresa tomasse as providências necessárias e eficazes para proteger seus funcionários e a população.  
Houve assalto recentemente na porta da Câmara Municipal, no bairro “Rela”, próximo ao Lavrado, na Mercearia Pires, no bairro Santa Efigênia e roubo no supermercado Super Bruma, para ficar em alguns casos. Na noite do dia 29, um moleque de uns vinte anos, com uma “arma” aparentemente de brinquedo tentou assaltar num estabelecimento comercial no bairro do Jota e foi posto para correr pelo cliente.
Já no dia 1 de setembro, dois meninos teriam tentado assaltar uma pessoa na Rua Aristides Passos, em plena luz do dia.
Enquanto isso, foram colocados dois tambores estacionados no Centro da cidade. E a Guarda Municipal não sai do papel. Sobre ela, em nota, a Administração do Prefeito Brandão (PSDB) garante que “o Concurso Público da Guarda Municipal de Brumadinho não está paralisado” e “que o edital está sendo cumprido na íntegra e dentro do prazo previsto”.

Guarda Municipal longe de iniciar trabalhos
No início de seu governo, o Prefeito Brandão (PSDB) vetou a proposição de lei que criava a Guarda Municipal. Procurado por dois vereadores, Reinaldo Fernandes (PT) e Hideraldo Santana (PSC), foi convencido de que era melhor que os vereadores derrubassem seu veto, para que não se perdesse tempo na implantação da Guarda Municipal. O veto fora feito corretamente, uma vez que a Guarda não poderia ter sido instituída a partir de um projeto de lei da Câmara. Diante da emergência de se instalar a Guarda, a inconstitucionalidade foi substituída pelo bom-senso.
Apesar do esforço de Legislativo e Executivo no início do mandato, a Guarda Municipal, ao que parece, “não sai” tão cedo.
Em Nota Oficial de quatorze de agosto, “a Prefeitura de Brumadinho esclarece, que o Concurso Público da Guarda Municipal de Brumadinho não está paralisado.” No entanto, a prefeitura admite a lentidão do processo, alegando suspensão para cumprimento de decisão judicial”. A Prefeitura alega também que o atraso se dá “em razão da posse dos mais de 350 convocados pelo último concurso público e pelos outros mais de 350 contratados demitidos, que obrigatoriamente terão que passar pelos exames admissionais e demissionais, respectivamente.”
Em sua nota, a Prefeitura garante que “a validação [do concurso] ocorrerá a partir do mês de setembro”.

       

Um comentário:

  1. Já estamos na metade de março de 2016 e em nota a prefeitura de Brumadinho suspende o concurso. Lamentável a situação após anos de espera depois da publicação da lei aprovada em relação a implantação da Guarda Municipal de Brumadinho.

    ResponderExcluir