Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Edição 177 – Agosto 2015
COHAB receberá contrapartidas da COPASA

O bairro Conj. Habitacional Maria Ana de Souza – COHAB – receberá contrapartidas pela obra de captação de água do rio Paraopeba, realizada pela empresa Odebrecht Ambiental. O investimento de 128,4 milhões de reais feito pelo Estado de Minas Gerais, através da COPASA, possibilitará o não racionamento de água da região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo estimativas do site copasaparaopeba.com.br, 30% das etapas da obra já foram concluídas. A Odebrecht Ambiental já iniciou as intervenções na rua Belmiro da Silva Moreira, na COHAB, que irão de agosto até dezembro. Uma adutora de 1,5 m² passará pelo bairro, sendo necessário perfurações na rua. Duas reuniões com a comunidade foram feitas e, em uma delas, os moradores pediram contrapartidas. Quase todas elas foram atendidas, sendo: construção de um calçadão e ponto de ônibus na rua Belmiro Moreira; construção de um passeio no entorno do campo de futebol “Canelão”; reforma estrutural da Associação do bairro; reforma e construção do muro da Escola Maria Dutra; passeio na entrada do bairro; adaptação do passeio lateral da ponte; e pavimentação das vias com interferência da obra. Todas as contrapartidas estão com término previsto para a primeira semana de dezembro deste ano.

Odebrecht e COPASA atendem pedidos

As empresas atenderão 90% dos pedidos de contrapartidas solicitados pelos moradores da COHAB. “Como é de nossa cultura, procuramos logo nos aproximar da comunidade e ouvir o que ela tinha a dizer. Compreendemos que era muito importante pedir licença aos moradores de Brumadinho para chegarmos aqui. Pedimos licença quando vamos entrar na casa de alguém, não é mesmo? O respeito é igual. Desde então, o nosso trabalho foi procurar desenvolver um relacionamento próximo e acessível com a comunidade e ir respondendo, na medida da nossa possibilidade, às necessidades da mesma através de ações diárias” – disse Paula Neves, responsável pelo setor de relacionamento e responsabilidade social da Odebrecht em Brumadinho. Paula acredita que a empresa é parceira do município. Segunda nos informou, a Odebrecht movimenta a economia da cidade, emprega diversas pessoas e traz benefícios para as comunidades impactadas pelas obras que realiza.

Moradores satisfeitos

A população da COHAB está confiante nas promessas que COPASA e Odebrecht fizeram. Os documentos assinados e anexados ao alvará da obra deram um tom de legalidade e obrigatoriedade a mais. “Por ser um bairro tão esquecido pelo poder público, a população recebeu a notícia do cumprimento de mais de 90% das contrapartidas sugeridas com bastante entusiasmo, motivando a união e mobilizando os moradores a acompanharem as obras de melhorias para o bairro” – disse Elza França, ex-presidente da ASCOCOMAS e moradora da COHAB.

COPASA: Mudança de postura gera benefícios

Segundo o Diretor de Planejamento e Gestão de Empreendimentos da Copasa, Ronaldo Matias, não haverá racionamento de água em função da economia de 13,4% no consumo feita pela população, média atingida no período de janeiro a julho deste ano, fator decisivo para que a medida fosse evitada. “A população respondeu ao apelo da Copasa, no início do ano e reduziu o consumo” – disse Ronaldo. Sobre Brumadinho, a nova diretoria da Copasa vem mantendo o diálogo com o município e vem atendendo às reivindicações dos moradores, mesmo diante da situação econômica atual do Estado e da COPASA. Tanto assim que as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede e dos bairros de Brumadinho terão início em janeiro de 2016.
Nesta primeira etapa, os recursos são da ordem de R$ 10,4 milhões que serão aplicados na implantação de 8,5 quilômetros de redes coletoras e interceptoras de esgoto, construção de seis estações elevatórias de esgoto, entre outras. Estas obras já foram licitadas e serão realizadas em 14 meses. A COPASA tem seguido as diretrizes e a política do Governador Fernando Pimentel de “ouvir para governar”, e por isso, vem mantendo o diálogo e a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação das necessidades e políticas públicas regionalizadas. “Isto tem nos ajudado a identificar as prioridades das obras a serem executadas”, comentou Matias.
Em relação aos pedidos dos moradores em reuniões realizadas com a Associação Comunitária do Conjunto Dona Maria Ana de Souza – ASCOCOMAS -, na avaliação do diretor, são todos justos e na grande maioria serão atendidos. “A COPASA reconhece que temos muitos problemas em Brumadinho, mas a Companhia reafirma o seu compromisso e empenho em solucionar essas pendências sobre o saneamento na cidade, no menor tempo possível. Estamos com nossas dificuldades internas, mas estamos enfrentando tudo isso com o apoio do Governo do Estado, dos trabalhadores da empresa e da população. Neste momento, a união de todos é muito importante para obtermos bons resultados”, concluiu o diretor da Copasa, Ronaldo Matias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário