Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Edição 177 – Agosto 2015
Prefeitura inicia trabalhos do Prêmio “Cidadão Brumadinense Sustentável” 2016


O Prefeito Municipal de Brumadinho, Antônio Brandão (PSDB), em cumprimento à Lei 2.054, de 14 de maio de 2014, publicou convocação para dar início aos trabalhos do Prêmio “Cidadão Brumadinense Sustentável”, versão 2016. A publicação, feita no Diário Oficial do Município - DOM –, “convoca os representantes das Entidades, Associações, ONG’s e OSCIP’s do município de Brumadinho para participarem da REUNIÃO de Formação de Comissão de Premiação”.
A lei prevê que, para a escolha dos cidadãos, é necessário formar uma comissão. A Comissão escolherá os cidadãos que serão homenageados após indicação a ser feita pela população. A Comissão deve ser formada pelos presidentes das três Comissões Permanentes da Câmara, um membro da Prefeitura e cinco representantes de entidades da própria população.
Ainda de acordo com a Lei Municipal nº 2.054, os representantes da população “serão escolhidos em reunião especialmente convocada para este fim”. A reunião será realizada às 15hrs do dia 16/09/2015, no auditório da Secretaria de Educação de Brumadinho (Rua Presidente Kennedy, nº 20, bairro São Sebastião). As entidades interessadas em participar da reunião devem apresentar documentação comprobatória de sua situação legal, podendo ser apenas Ata de Posse da Diretoria e algum documento legal do(s) representante(s).

O Prêmio

O “Prêmio” visa “reconhecer e valorizar as pessoas e/ou entidades que destacadamente contribuem para transformar Brumadinho em uma cidade mais democrática, justa, saudável e solidária”.
De acordo com o art. 6º da Lei “A Comissão de Premiação deverá dar publicidade ao prêmio até o mês de agosto, e ainda nos meses de setembro e outubro de cada ano, explicitando a forma de participação popular.” Conforme diz a Lei, “a publicidade referida no caput deverá ser feita através dos jornais do Município, e ainda no DOM – Diário Oficial do Município -, nos painéis dos órgãos do Poder Público Municipal, e nas redes sociais”.
O Prêmio prevê que serão escolhidos os três mais votados nas categorias “mais solidários”, “mais democráticos”, “mais simpáticos e educados”, “que mais desenvolvem ações de inclusão social”, “que se destacam na limpeza da cidade e de seus prédios”, “que mais colaboram com a cultura”, “que mais se destacam nas escolas” - corpo docente e discente -, “que mais se destacam na Saúde”, “que mais se destacam na Comunicação”, “que mais se destacam em ações sobre meio ambiente”, e “que mais se destacam nos esportes”. Serão 36 cidadãos, já que serão selecionados 3 pessoas ou entidades para cada uma das 12 categorias.

As 12 Categorias do Prêmio

São 12 as categorias. Cada pessoa poderá indicar apenas um (a) candidato (a) ou entidade/grupo para concorrer a uma das 12 categorias. São elas:
I) “Democracia” (pessoa ou entidade/grupo que se destaca por ser muito democrático no seu dia-a-dia, onde trabalha, estuda, enfim, onde vive);
II) “Solidariedade” (pessoa ou entidade/grupo que ajude o próximo de alguma forma, que gosta de ajudar, que dedica seu tempo a ajudar gratuitamente, voluntariamente; é aquela pessoa boa, de coração bom, que vive ajudando os outros); 
III) Inclusão Social (pessoa ou entidade/grupo que se preocupa com a inclusão das pessoas diferentes, que toma atitudes para incluir essas pessoas, para ajudar essas pessoas a terem uma vida normal, a serem respeitadas); IV) Simpatia e Boa Educação (é aquela pessoa muito educada, simpática, sorridente, que está sempre de bem com avida, que trata a todos com educação e carinho, com elegância, atenção; aquela pessoa “leve”, que todo mundo adora encontrar nas ruas, no trabalho etc);
V) Limpeza (é o agente de serviços, gari ou empregada doméstica, aquela pessoa que, ao cuidar da limpeza dos lugares, faz isso com esmero, com cuidado, com dedicação, deixando tudo limpinho, cheirando, embelezando os lugares); 
VI) Cultura (pessoa - artista, produtor, poeta, escritor, agitador cultural, musicista, maestro, instrumentista, pintor, desenhista, chargista, letrista etc – ou entidade, que seja bastante dedicado, tenha conduta exemplar, que se destaca na área cultural); 
VII) Educação (pessoa - professora, professor, pedagogo, diretor, diretora – ou entidade/grupo/escola que se destaca, que brilha, que tem uma postura diferenciada positivamente, que age com profissionalismo etc); VIII) Educação (aluno ou aluna que seja destaque, aquela pessoa que é elogiada pelos professores, que cumpre suas tarefas de estudante, é pontual, faz os deveres de casa, estuda para as provas, está sempre frequente na escola, é solidário, ajuda os colegas, cuida do espaço escolar, colabora com a escola, é educado na escola, é esforçado etc);
IX) Saúde (pessoa - auxiliar de enfermagem, enfermeira (o), auxiliar de dentista, dentista, médico (a), atendente, motorista de ambulância ou outro veículo, agente comunitário de saúde, agente de combate de epidemias etc – que seja destaque naquilo que faz, que faz seu trabalho com amor e dedicação, com profissionalismo etc);
X) Informação (pessoa - locutor, jornalista, redator, editor, colunista, articulista, apresentador, fotógrafo, repórter etc – ou entidade/grupo que se destaca, que faz seu trabalho com amor e dedicação, com profissionalismo etc); 
XI) Meio Ambiente (pessoa ou entidade que se destaca na proteção, conservação, cuidado, sustentabilidade do/com o meio ambiente; aquela pessoa que faz a diferença, que serve de exemplo, que faz muito mais do que apenas um discurso de ambientalista);
XII) Esportes (pessoa envolvida ou praticante de qualquer esporte - roupeiro, cortador de grama, colocador de rede, ajudante, massagista, treinador, dirigente etc – que seja destaque, que faça bem feito, aquela pessoa muito elogiada naquilo que faz). 

Comissão receberá indicações

A Lei Municipal nº 2.054/2014 determina, em seu art. 4º, que “a indicação das pessoas e/ou entidades que concorrerão à premiação de cada uma das categorias será feita nos meses de setembro e outubro de cada ano, por consulta popular, pelo voto direto, através de endereço eletrônico (e-mail).” A votação deve começar, portanto, ainda neste mês de setembro. 
Para fazer a indicação, basta que a pessoa envie uma mensagem para um e-mail que será criado pela Comissão Organizadora do Prêmio, e divulgado pela Prefeitura. 
Na mensagem, a pessoa deve se identificar, com seu nome completo. Além disso, deve fornecer seu endereço e o número do seu CPF. Quanto à pessoa ou entidade/grupo que o cidadão quiser indicar, deve colocar o nome do indicado, para qual categoria o está indicando e justificar a escolha com um texto de, no máximo, 150 palavras.
De acordo com o § 1º do art. 5º da Lei, “A seleção deverá ser feita no mês de novembro, tendo como critério principal o número de indicações recebidas pelo candidato (a) – cidadão ou entidade” e os textos de justificativas que acompanham as indicações. São 12 categorias, mas cada pessoa só pode indicar apenas um cidadão ou entidade/grupo para concorrer. Assim quem for indicar deve pensar bem, já que poderá fazer apenas uma indicação.
Serão 36 cidadãos/entidades escolhidos, já que serão selecionadas 3 pessoas para cada uma das 12 categorias. Os três escolhidos de cada categoria não serão classificados em 1º, 2º ou 3º lugar, apenas em “os três premiados da categoria”.
Ainda de acordo com a Lei, a premiação dos 36 cidadãos ou entidades/grupos escolhidos será entregue em cerimônia a ser realizada no dia do aniversário de emancipação política do Município, 17 de dezembro.


Categorias do Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável

       Indique uma pessoa ou entidade/grupo que (seja):

I
Mais democrática
II
Mais solidária
III
Mais desenvolve ações de inclusão social
IV
Mais simpática e educada
V
Mais se destaque na limpeza da cidade e de seus prédios
VI
Mais se destaca na cultura
VII
Mais se destaca na escola como aluno
VIII
Mais se destaca na escola como professor, diretor, pedagogo etc
IX
Mais se destaca na Saúde
X
Mais se destaca na Informação
XI
Mais se destaca em ações de defesa/proteção do meio ambiente
XII
Mais se destaca nos esportes


Sugestões do Jornal de fato

A fim de contribuir para a escolha dos cidadãos que serão premiados, o jornal de fato traz algumas indicações de nomes de pessoas e entidades. Mas são apenas sugestões de nomes que podem ser considerados pela população na hora de escolher seu único candidato ou candidata. Com muita certeza, existem dezenas de outros nomes que não constam desta relação e que serão lembrados pelos nossos leitores. Repetimos que trata-se, apenas, de sugestão de alguns nomes que consideramos que também merecem ser lembrados na hora deste Prêmio tão importante para nosso município.
Vamos aos nomes:
  

1
DEMOCRACIA
Norberto Giovannini (Casa Branca)
2
SOLIDARIEDADE
Rita Nicácio


Joyce Nicácio


Cândida Viana


Paulo Lima


Itamar Mendes


Marcelo Brandão


Guilherme Rodrigues


Geraldo D’Aleluia Batista (Geraldo Mandrake)


Marcela Firmino


Ilza Maia


José Tibúrcio


Sirlene Aparecida da Consolação (Fia)


Maria Zita da Silva


Geralda


João “Gualberto”


Giovane Murta


Clarice Murta


Casa de Acolhimento Luz da Eternidade


Lar dos Idosos Pe. Vicente Assunção (Asilo)


Deixa que eu chuto


Roberto Caldeira Barros (Casa Branca)
3
INCLUSÃO SOCIAL
Rita Nicácio


Joyce Nicácio


Guilherme Rodrigues


Valéria Silva Carneiro (Assentamento Pastorinhas)


APAE


Casa de Acolhimento Luz da Eternidade
4
SIMPATIA E BOA EDUCAÇÃO
Alenice Moraes


Valecsandra


Magno Dias


Padre Renê
5
LIMPEZA
Maria do Rosário (Casa Branca)


Aguinaldo Martins


Valdete de Oliveira Martins


ASCAVAP
6
CULTURA
Sanrah


Antônio Xavier (Toninho do Gema)


Milton Roque


Leci Flauta


Leci Strada


Willas Fernandes


Marcio Nagô


Angela Manjela


Sandro Marx


Rei Batuque


Patrícia Lobato (Casa Branca)


Renato Motha (Casa Branca)


Dudu (Aldo)


Efigênia Cristian da Silva (Figininha)


Markin Pinta


Ivone Paiva


Lucia Alves (do Banco do Brasil)


Marley de Deus


Paulinho Marinho


Agnaldo Gonçalves (Agnaldo Pintor)


Maestro Francisco Alves Filho (Xikim)


Maestro Anderson Cordeiro


Renata Vilaça


Armando Sérgio de Souza (Prof. Serginho)


Júlio Santos


Denilson Silva


Amantes do Samba


André Luís Gomes de Oliveira


Arnaldo Gonçalves


Alekxandra Rinco (Dorinha)


Humberto Rodrigues Leite (Beto)


João Mendes


Jorge Fonseca


Maria da Conceição Flores (Lia Flores)


Juliana Brasil


Tiago Costa


Maurício Jardim
7
PROFESSORES ETC
Professora Cristiane (Aranha)


Professora Ivanir Ferreira


Professora Romilda Nogueira


Professora Lilian Paraguai


Professora Alexandra Malaquias Quintão Souza


Professora Sandra Cristina da Fonseca


Professora Márcia Renata


Professora Mônica Cristina


Professora Gislaine Teófilo


Diretora Soraia Fernandes
8
ALUNOS
Marina de Oliveira


Marianne Lara


Leo (4º ano do CEMMA)
9
SAÚDE
Cássio Vilela Prado


Dr. Antônio Olavo da Silva
10
INFORMAÇÃO
Valdir de Castro Oliveira
11
MEIO AMBIENTE
ASCAVAP


Abrace a Serra da Moeda


Maria do Rosário (Casa Branca)


Aguinaldo Martins


Valdete de Oliveira Martins
12
ESPORTES
Roberto César de Oliveira Azevedo (Beto da Quadra)


Everton Brandão


José Eustáquio Pereira (Erlon Chaves)


Sebastião do Carmo Gomes (Tião Melo Franco)


Jesú da Silva (Jésu do Zé da Inês)





Nenhum comentário:

Postar um comentário