Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Edição 179 – Outubro 2015
Escola Paulina é roubada, de novo


Na manhã dessa segunda-feira, 19/10, a reportagem do jornal de fato foi acionada por uma professora da Escola Estadual Paulina Aloto Ferreira. A Escola tinha sido roubada novamente, na madrugada anterior.
No local, a reportagem encontrou o rastro deixado pelos ladrões e os professores indignados. Segundo a Diretora da Escola, Ruth de Oliveira, os ladrões “arrebentaram dois portões que dão acesso à área interna da escola, desligaram o relógio de energia, arrebentaram o portão da secretaria e pegaram o quadro de chaves que dão acesso as salas de aula”. “Nos corredores da escola, os bandidos arrancaram todas as câmeras. Foram roubados da escola 5 tablets, 3 datas- show, tanquinho de lavar roupas, micro-ondas, 2 câmeras digitais e 1 data show portátil”, informou Ruth. Oliveira lembrou que, “no primeiro roubo, que ocorreu no dia 24 de agosto de 2015, foram levados 2 TVs de 42 polegadas, 2 projetores de multimídia e 1 computador completo”.
Logo que soube do roubo, pelo menos dois vereadores, Hideraldo Santana (PSC) e Reinaldo Fernandes (PT) entraram em contato com a Prefeitura, solicitando à Prefeitura, ao Secretário de Governo e ao Prefeito que tomassem atitudes rápidas e urgentes para que a escola não continue sofrendo esse tipo de ataque. Os vereadores solicitaram que a Prefeitura retorne com o serviço público de “ronda” nas escolas estaduais sediadas em nosso município, em especial na Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira. A escola possuía vigia até o mês de junho de 2015. “Roubos resultam em prejuízo para o Estado e principalmente para seus alunos, professores e funcionários”, lembrou ao Prefeito o Vereador Reinaldo Fernandes. “A escola, que tanto batalha pelos instrumentos que colaboram para a qualidade de ensino de centenas de alunos, não pode continuar sendo alvo fácil de infratores da lei. Solicitamos, em caráter de urgência, que essa Secretaria [de Governo] tome as devidas providências para reduzir os furtos na escola citada e nas demais, aumentando a segurança com o serviço de ronda, instalando alarmes e câmeras de segurança”, defendia o documento do Vereador do PT.
A Paulina, como lembrou a Diretora Ruth de Oliveira, “era a mais bem montada de Brumadinho, com sala ambiente etc”. “Pedimos sensibilização da comunidade e principalmente dos governantes para que sejam evitados esses acontecimentos e para que a escola possa ser equipada novamente”, completou.
“Fiz o que estava o meu alcance, que é cobrar atitude de quem pode agir diretamente”, disse por sua vez o Vereador Reinaldo Fernandes. “Espero que o Prefeito se sensibilize e volte a colocar ronda nesta escola e nas outras para evitar que o trabalho árduo de professores e Direção da Escola vá por água abaixo”, finalizou.
Ladrões levaram inúmeros objetos

fotos: gleidson Alves 

Prefeitura

Em resposta aos vereadores, recebida em 6 de novembro, a Secretária Municipal de Administração, Márcia Nogueira (PSDB), respondeu que “o Município por muitos anos disponibilizou um servidor “ronda” para zelar pela segurança da E. E. P. A. F., no entanto não é possível disponibilizar servidor público municipal para atender às necessidades de um órgão estadual, seja por ausência de instrumento jurídico autorizativo (exemplo: Termo de cessão de servidor ou convênio), seja em razão da atual redução de quadro de servidores”. E concluiu afirmando que a Prefeitura não disponibiliza “de recursos para atender à solicitação do vereador Sr. Reinaldo Fernandes”. E recomendou que a reivindicação fosse encaminhada à Secretaria de Estado de Educação e “às polícias locais”, que “possuem competência e responsabilidade legal para atendê-las”.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário