Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Edição 179 – Outubro 2015
Final de ano promete gerar 105 mil vagas temporárias no país
Pesquisa indica preenchimento de 32 mil vagas por jovens no primeiro emprego. Possibilidade de efetivação é de seis mil trabalhadores

A proximidade do final do ano representa oportunidade de emprego e renda para milhares de brasileiros, pois é quando a indústria e o comércio precisam reforçar o quadro de funcionários para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços, incentivado pelo pagamento do 13º salário aos trabalhadores. Até o final do ano, devem ser contratados 105 mil temporários em todo Brasil, de acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam). A expectativa é que 32 mil contratados sejam jovens em situação de primeiro emprego.
As contratações são pautadas por necessidades pontuais, ou seja, primeiro as empresas avaliam a real necessidade de expandir temporariamente a quantidade de funcionários para depois contratar. A maior parte dos contratos firmados nesta época do ano possivelmente deve durar entre 61 e 90 dias, segundo 48% das empresas pesquisadas. De todos os temporários selecionados, 70% serão treinados pelas contratantes.
No geral, os temporários neste período têm entre 22 e 35 anos (72%) por se tratar de uma época do ano com intensa movimentação, que exige mais esforço e dedicação. Em relação ao nível de escolaridade dos temporários, espera-se que 61% dos contratados tenham ensino médio completo; 18% com ensino técnico; 16% com nível universitário e 5% apenas com primeiro grau.

Efetivação


A expectativa é de que quase seis mil temporários sejam efetivados pelas contratantes após o término do contrato. Especialistas em recursos humanos recomendam que o trabalho temporário seja visto como uma oportunidade para mostrar ao empregador habilidades profissionais e qualidades pessoais. É a chance do temporário se destacar no ambiente de trabalho, demonstrando potencial para vir a se tornar um funcionário efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário