Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Edição 179 – Outubro 2015
Final do Orçamento Participativo acontece no dia 17
Depois de serem realizadas cinco reuniões, uma em cada distrito do Município, moradores decidirão, no voto, quais as obras prioritárias da Prefeitura

Durante os meses de outubro e novembro aconteceram as plenárias distritais do Orçamento Participativo da Prefeitura de Brumadinho. A última aconteceu em São José do Paraopeba, no dia 03 de novembro. Durante as plenárias, a população levantou uma série de propostas de pequenas obras como construção de um banheiro no Estacionamento Público, na entrada do bairro São Conrado; instalação de uma Academia de Ginástica ao ar livre no Bairro do Carmo; construção de uma praça no bairro Santa Efigênia; construção de 150 metros de Rede de Esgoto para moradias da parte de baixo da Rua Lízio Pacífico Homem de Andrade, próximo às ruas José da Silva Fernandes e José Nem de Figueiredo Neto, no bairro de Lourdes; recuperação da Av. Rio Paranaíba, com afastamento do muro da escola e do posto do PSF e construção de calçadão, no bairro do Jota; construção de uma nova ponte na estrada principal de Soares; instalação de vinte e cinco postes de iluminação pública abastecidos por energia solar, no bairro COHAB.

“Finalíssima” acontece dia 17 de novembro

A “grande final” do Orçamento Participativo acontece no próximo dia 17 de novembro. A plenária final acontece na Câmara Municipal, a partir das 19 horas. É nesta data que as obras, no valor máximo de R$ 3,5 milhões, serão decididas. Neste dia, valerá a força de quem conseguir se mobilizar mais. As propostas devem ser decididas no voto, o que vai requerer organização das comunidades.  Nesta data, a Prefeitura vai levar o orçamento de cada uma das dezenas de obras propostas nas cinco reuniões anteriores. As propostas que receberem mais votos serão as eleitas, até o valor de R$ 3,5 milhões.     

O que é o Orçamento Participativo


Criado pelas primeiras administrações do Partido do Trabalhadores – PT – no Brasil, nos anos 90, o OP, como ficou conhecido, consistiu em abrir espaço para que a população pudesse decidir sobre obras de investimento no município. Na capital de Minas Gerais, o OP começou na Administração do então Prefeito Patrus Ananias (PT), agora Ministro da Reforma Agrária. Separava-se parte do dinheiro de investimento anual para que a população pudesse indicar obras que considerasse prioritária. Em Brumadinho, são em torno de 2% do orçamento para 2016. Em plenárias abertas, a população decidia no voto, sendo escolhidas as obras que mais recebem votos.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário