Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Edição 179 – Outubro 2015
Instituto Inhotim e BID lançam projeto “Inhotim: Mudança Global”
Cooperação técnica visa promover mitigação de mudanças climáticas, desenvolvimento regional e sustentabilidade


O Instituto Inhotim e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID - iniciam uma parceria para fortalecer estratégias de desenvolvimento regional, adaptação à mudança do clima e da biodiversidade na área do Instituto, assim como a elaboração de estratégias para viabilizar sua sustentabilidade econômica. É o que informou o Instituto no dia 29 de outubro, quando foi lançado o projeto batizado de “Inhotim: Mudança Global”. Por meio de um acordo de cooperação técnica, a parceria busca reforçar o conceito inovador do Inhotim como um modelo que alia a proteção de uma área com forte valor bioclimático ao desenvolvimento sustentável, envolvendo os setores público e privado.
Participaram do evento a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, e o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Inhotim, Bernardo Paz.

Edição 179 – Outubro 2015
Jovens do Laboratório Inhotim viajam a Porto Alegre  
Atividade faz parte do calendário do projeto educativo mais antigo do Instituto e visa contato com outros acervos de arte

Em outubro, nove adolescentes, integrantes do projeto Laboratório Inhotim (Lab), foram a Porto Alegre para conhecer a 10ª Bienal do Mercosul. A viagem, ocorrida do dia 23 a 25, incluiu, além da visita à exposição, passagens por outros espaços culturais da capital gaúcha, como a Fundação Iberê Camargo.
Segundo a supervisora de arte e educação do Inhotim, Lília Dantas, a atividade proporcionaria a experiência com outro acervo artístico e estimularia a percepção dos jovens. “Notamos nos participantes do projeto o aumento do interesse pela leitura, a melhora na escrita e o interesse por fazer um curso superior. Proporcionamos outro olhar para eles, a fim de que tenham mais oportunidades de crescimento”, explica.

Laboratório Inhotim

O Laboratório Inhotim é um programa de formação por meio da arte voltado para alunos de 12 a 16 anos da rede pública de Brumadinho. O objetivo é que, ao realizar pesquisas e experimentações, os adolescentes desenvolvam um olhar crítico não apenas para o universo artístico, mas para o contexto em que estão inseridos, tornando-se agentes ativos em suas comunidades.
Mais de 200 jovens já passaram pelo Lab desde seu início, em 2005, sendo o projeto educativo mais antigo do Inhotim. Além de Porto Alegre e São Paulo, o programa já viajou para Londres, Buenos Aires e Nova York. O Lab acontece ao longo de dois anos. Os participantes que fizeram a viagem a Porto Alegre estão no segundo ano do Lab. Desde 2014, a visita a uma Bienal foi adotada como etapa uma das ações do projeto.

Lab na 10ª Bienal do Mercosul

A 10ª Bienal do Mercosul exporia cerca de 650 obras e tinha como tema Mensagens de uma Nova América. Preparando-se para a viagem, cada aluno do Lab estudou um artista latino-americano, a exemplo dos que possuem obras expostas no Inhotim, como Carlos Garaicoa, Jorge Macchi, Luiz Zerbini e Tunga, além da fotógrafa Claudia Andujar, que vai ganhar uma galeria permanente no Instituto Inhotim em novembro deste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário