Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Edição 181 – Dezembro 2015
Editorial:

Precisamos de uma administração ágil!

Há quem acredite que as coisas no País estão como elas eram há duas, três décadas atrás. Vã ilusão, eu diria. Muita coisa mudou, as pessoas mudaram, têm mais noção de cidadania e de seus direitos. Até pouco tempo atrás, contenta-se apenas com os políticos que não roubassem. Não roubar não é mérito, é obrigação de qualquer pessoa, político ou não. Mas era assim.
O eleitor-cidadão tem mudado também suas perspectivas.  Não basta um governo que não roube. As pessoas querem agilidade da administração. Lentidão no atendimento ao público, projetos que não são colocados em prática, obras que não saem do papel ou que não terminam nunca, tudo isso tem incomodado o cidadão. Do que precisamos?
Reinaldo Fernandes

Editor
Precisamos de uma administração ágil. Precisamos de uma administração que inicie uma obra, a termine rapidamente e inicie a próxima, e que também a termine rapidamente. Precisamos de um prefeito que bata na mesa, e cobre resultados. Não precisamos de um prefeito autoritário, perseguidor e corrupto. Mas também não precisamos de um prefeito bonzinho, que deixe tudo nas mãos de secretários incompetentes que não mostram serviço. Ou que são lentos demais da conta! O que a cidade precisa é de agilidade.  Um prefeito que não seja violento e ladrão, mas também que não seja um prefeito incapaz de cobrar resultados de seus comandados. Se o secretariado não responde à altura, é preciso trocá-los por pessoas compromissadas com o Município, ágeis, capazes de dar as respostas que Brumadinho precisa com urgência.
Chega de morosidade, chega de lentidão. Os brumadinenses querem ver as coisas acontecendo. E rápido!       


Edição 181 – Dezembro 2015
Ceia de Natal no Lar dos Idosos
O grupo de voluntários Abraço Amigo realizou mais uma festa no Lar dos Idosos Padre Vicente Assunção (Asilo) no último dia 24 de dezembro. Mais uma vez o grupo formado por Paulo Lima, Cláudio Almeida, Viviane Rezende, BH, Itamar Mendes e Rodriguinho prepararam uma ceia de natal para os idosos. Confira abaixo alguns registros da festa.      


Edição 181 – Dezembro 2015
Governo Federal investe mais em Brumadinho
Dinheiro será usado para construção de nova escola no Município 

Mais uma obra com recursos do Governo Federal está sendo realizada em Brumadinho. O município foi contemplado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Recursos na ordem de R$ 3.532.350,70 (três milhões, quinhentos e trinta e dois mil, trezentos e cinquenta reais e setenta centavos) são para a construção de uma escola de Ensino Fundamental. A escola terá 12 salas e será construída na rua Anibal Coelho, no bairro São Bento, ali quase em frente ao Hotel Ville de Montagne.
“Os recursos já estão disponibilizados em conta bancária para o Município”, disse o prefeito em mensagem enviada aos vereadores em julho de 2014, quando protocolou o Projeto de Lei que tratou do assunto. A obra foi iniciada, depois paralisada, mas a Administração não informou as razões. Agora o canteiro de obras, a carga da empresa Mestra Engenharia, está novamente ativo.
Na Rua Anibal Coelho, o terreno já recebeu terraplanagem para que a obra seja executada. Ali será o prédio da Escola Padre Vicente Assunção, que atualmente funciona no prédio próximo ao Lar dos Idosos. Lá, a Prefeitura paga aluguel para a Fundação João Fernandes do Carmo.

Obra será entregue em julho de 2016

Na placa da construção, a Prefeitura informa à população de que os recursos são do Governo Federal e que a obra custará o valor de R$ 3.240.179,26 (três milhões, duzentos e quarenta mil, cento e setenta e nove reais e vinte e seis centavos). A Prefeitura ainda informa que a obra, iniciada em quinze de outubro de 2015 deve ser entregue à população no dia 15 de julho de 2016, nove meses depois de iniciada.     

   

Edição 181 – Dezembro 2015
Brumadinense lança Sob Suspeita, livro de crônicas
Mais de 210 pessoas participaram do
lançamento do Sob Suspeita
O Escritor, ladeado por amigos, todos professores
da escola onde trabalha, em BH

O professor, vereador, poeta e Editor do Jornal de fato, Reinaldo Fernandes, recebeu amigos, familiares, alunos e ex-alunos no dia 19 de dezembro no Espaço Casa Nova. Fernandes lançou o livro “Sob Suspeita”. Mais de cento e vinte pessoas participaram do evento, entre convidados de Brumadinho e outras cidades vizinhas. 
Aconteceu o lançamento propriamente dito, com falas dos editores, Rodrigo Ricardo e Fernanda Lúcia, e do autor; venda de livros e noite de autógrafos. Além disso, os presentes ainda foram contemplados com a boa música de Willas Fernandes e Felix, e quem mais quis subir no palco para dar “uma palinha”, como se diz na gíria artística. 
O escritor ladeado por suas sobrinhas, Elba Caroline
(à esquerda), Danúbia e Sandra Daniele

Crônicas

Desta vez escrevendo crônicas, Reinaldo Fernandes volta à cena literária depois do livro de poesias “Trilhas” (Editora por ora), lançado em 1996. “Sob Suspeita” (Belo Horizonte, 2015, 192 páginas) sai pela Editora Poesias Escolhidas.
“O professor brumadinhense Reinaldo Fernandes escreve crônicas magníficas sobre o cotidiano em Minas que vão provocar risos no mais irascível dos homens”, diz a página do livro na rede social facebook, preparada pela Editora (https://www.facebook.com/SobSuspeitaOLivro/?fref=ts). Porém, além de estórias engraçadas, o livro traz também crônicas sobre o cotidiano, a vida e a morte, alegrias e tristezas, uma coletânea de textos que levam à reflexão sobre a relação entre as pessoas, sobre tolerância, angústias diárias etc.
“Sob Suspeita” tem prefácios assinados pela Professora Alessandra Malaquias Quintão Souza e Solanger Aparecida França.  
Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o autor pelo telefone 99209-9899. Segundo o autor, ele mesmo poderá entregar o livro ou enviá-lo pelos Correios. O livro pode ser adquirido também na Banca de Revistas, no centro da cidade.

Autor é premiado em Concurso Nacional de Poesias
Resultado do Concurso com o nome dos premiados,
em ordem alfabética, no site da ALM

Ao mesmo tempo em que lançava seu segundo livro, o autor de “Sob Suspeita” era premiado no VII Concurso Literário “Cidade de Maringá” (PR). Fernandes foi um dos cinco vencedores do Concurso promovido pela Academia de Letras de Maringá (PR) e União Brasileira de Trovadores – Seção Maringá. Reinaldo Fernandes venceu na modalidade poema livre, com o tema “leitor”, e o poema "Sequestrador anônimo".


Edição 181 – Dezembro 2015
Vereador vence mais um processo, e cidadã terá de pagar indenização por danos morais, calúnia, difamação e injúria
O Vereador venceu todos os processos que moveu nos últimos dois anos
 
O vereador Reinaldo Fernandes (PT) venceu mais um processo na Justiça e M. M. S. terá que indenizar o parlamentar. M. M. S. foi condenada em sentença exarada pela Juíza Perla Saliba Brito, do Juizado Especial Cível/Crime de Brumadinho, no processo 0018683-21.2013.8.13.0090, distribuído em 25/6/13 e com sentença em 20 de agosto de 2015. As razões da condenação foram os crimes de danos morais chamados de “calúnia”, “injúria” e “difamação” que foram praticados por M. M. S. através da rede social facebook logo no início do mandato do petista.
Reinaldo Fernandes demonstrou em seu processo que, através do facebook, especialmente no grupo intitulado de “Agora É Transparência”, M. M. S. fez uma série de ataques a ele, reiteradas vezes, no mês de março, abril e maio de 2013. M. M. S. possuía 324 amigos registrados no seu “Perfil” do Facebook e o grupo o qual usou especialmente para atacar o Vereador possuía à época 664 membros. Por diversas vezes e por dias seguidos, M. M. S. publicou uma série de textos, frases, expressões que o Vereador entendeu serem violentas, falsas, injuriosas, caluniosas e difamatórias contra ele. M. M. S. atribuiu ao Requerente a conduta criminosa insculpida no art. 299 do Código Eleitoral, afirmando que ele comprara votos na campanha eleitoral de 2012.

As ofensas de M. M. S.
De acordo com os autos, além de mentir, garantindo aos seus leitores que o Reinaldo Fernandes tinha cometido crime de “compra de votos”, M. M. S. fez insinuações maldosas, atacou o jornal do qual o Fernandes é Editor Geral, chamando o jornal de fato de “folhetim fajuto”, “jornaleco de quinta” categoria. A Reinaldo Fernandes chamou de omisso, “invejoso, recalcado, maria vai com as outras”, “fiscal de merda”. M. M. S. Disse aos seus leitores que Fernandes cometia “nepotismo” e o atacou ao dizer que ele estava “com o rabo preso”. Ainda referiu-se a Reinaldo como “PT de araque.” “Enganador. É isso que eu penso”, dizia M. M. S. sobre o Vereador.
Segundo os autos do processo, M. M. S. referiu-se ao Vereador “de forma desrespeitosa, agressiva, ofensiva, chamando-o preguiçoso, avesso ao trabalho, louco!” “Diante do fato de o Requerente não ter aceitado as provocações da Requerida, ela continua seus ataques. Novamente volta a dizer para milhares de pessoas que o Requerente é “invejoso” e “recalcado”, um preguiçoso, um indolente, um portador de “graves distúrbios mentais”: “o problema dele é a inveja e o recalque”, continuam os autos.
“Quando se refere ao vereador, a Requerida, inclusive usando palavrões numa rede social acessada por milhões de pessoas, inclusive por crianças e adolescentes as quais ela não respeita, ofende a reputação do Requerente quando afirma que ele “como vereador infelizmente e fiscal de merda”, atribuindo-lhe uma qualidade de “fiscal de merda”. Observe-se o significado de “merda” registrado pelo Aurélio: “excremento”, “dejeto”, “porcaria”, “imundície”, “coisa insignificante”, “coisa repulsiva”, “pessoa insignificante, sem valor e sem préstimo”. É isso que a Requerida afirma para milhares de pessoas: que o requerente é uma merda! Exemplo suficiente, claro como sol de meio-dia, de que a Requerida comete os crimes de difamação e injúria. A Requerida diz para seus amigos da internet, assim como para todos que acessam o grupo “Agora é Transparência” e, por extensão e potencialmente, para milhares e milhões de pessoas que o Requerente é um merda! Um excremento! Um dejeto! Coisa repulsiva!”, dizem os autos.
Dizem ainda os autos que M. M. S. agiu “numa clara atitude de perseguição ao Requerente [Reinaldo Fernandes], de alguém que resolveu gastar bom tempo de sua vida para atacar gratuitamente o Requerente. Sempre, em toda oportunidade, de forma sistemática.”

Mais ofensas e ataques ao Vereador Reinaldo e ao seu partido: formação de quadrilha

Mas as ofensas de M. M. S. não pararam por aí. A requerida procura, também, atacar o partido do Vereador, “voltando novamente à ideia de que é preciso fazer uma guerra contra o Requerente, derrotando-o pela desmoralização, jogando no lixo sua honra, tentando levar as pessoas acreditarem que ele não merece ter credibilidade!”, defendeu-se no processo Fernandes.
“A intenção pura e simples de atacar – e não de fazer a crítica política - é tão clara que a Requerida não se contenta em postar seus ataques apenas nos grupos dos quais faz parte no site de relacionamento facebook ou de fazer seus comentários na postagem das outras pessoas. No “post” acima, ela “curte” a postagem de uma matéria de um jornal da cidade – veículo em que pessoas ligadas ao grupo “Agora é Transparência” escrevem - em que o Requerente é acusado de praticar nepotismo. Vale lembrar que boa parte das postagens feitas no grupo chamado “Agora é Transparência” é feita para atacar o Requerente, de forma organizada, orquestrada, cotidianamente, feita por um grupo de pessoas que cheira mesmo ao crime de formação de quadrilha: se eles não fazem a postagem, vão lá e comentam, atacando o Requerente; ou vão lá e “curtem”, ou seja, mandam a mensagem quase subliminar: “Eu gosto quando atacam o Reinaldo!”, também como forma de atacar o Requerente. Ou vão na página de um amigo do Requerente, para postarem sua mensagem contra ele, com o admite uma “amiga” da Requerida: “. desmascarei o Reinaldo ontem. NA SUA PÁGINA...”, grafando em letras garrafais. E a “amiga” ainda quer imputar à pessoa um “crime“ por ser amigo do Requerente: “O que vc tem para nos informar a respeito deste vereador, SEU AMIGO no face?”, como se o cidadão tivesse que responder pelos atos de outro cidadão”, continuam os autos.

Sentença como “efeito pedagógico-sancionador“

Em sua sentença, a Juíza registra que “o fato de ser o autor [Reinaldo] ocupante de cargo de vereança não dá aos cidadãos o direito de publicarem ofensas ao seu nome especialmente sem estarem embasados em provas contundentes”. E continua: “A Requerida [M. M. S.] também não trouxe aos autos qualquer comprovação de que o autor tenha sido condenado pelos crimes eleitorais, especialmente compra de votos, a fim de respaldar a acusação feita publicamente em rede social.”
A juíza defendeu ainda que a quantia que M. M. S. deverá pagar ao Vereador tem “efeito pedagógico-sancionador“, ou seja, deve servir para ensinar ao cidadão que ele não pode causar danos morais às pessoas de bem, não poderia ter caluniado, difamado e injuriado o cidadão Reinaldo Fernandes. “A indenização deve servir como alerta para o demandado [M. M. S.] proceder com maior cautela em casos semelhantes (feito pedagógico-sancionador)”, escreveu a Juíza. 
De acordo com a página 3 da sentença, a Juíza julgou “... PROCEDENTE O PEDIDO INICIAL para condenar a ré [M. M. S.] a pagar ao autor [Reinaldo da Silva Fernandes] a quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), a título de danos morais, que deverá ser corrigido monetariamente pelo índice estabelecido C. G. J. do Estado de Minas Gerais, e acrescido de juros de mora de 1%, todos a partir da publicação da sentença.” A sentença foi publicada no dia 208 de agosto de 2015. 
O Vereador Reinaldo Fernandes diz que, “por respeito a alguns membros da família”, que sempre o teriam “tratado com respeito”, aceitou fazer um acordo de parcelamento da dívida, além de “desistir de colocá-la na cadeia pela calúnia”. M. M. S. pagará parcelas mensais, a cada 10 do mês. O crime de calúnia prevê prisão de 6 meses a 2 anos, além de pagamento de multa.

Direito à crítica

“Todas as pessoas têm o direito de criticar minha vida política. Nós, políticos, temos que ter essa abertura, aceitar isso como algo próprio da democracia. Se a população nos elege, se paga nossos salários, tem o direito de criticar, é claro que tem! Mas não se pode confundir críticas com ataques pessoais, com tentativas de jogar o nome de pessoas honestas na lama, não se pode aceitar as mentiras, as maldades”, declarou o vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Os ataques feitos por essa cidadã foram todos gratuitos, até porque não me relaciono com ela há pelo menos vinte anos. Aliás, não consigo entender porque me atacou tão furiosamente, se foi de sua cabeça ou de algum grupo político, a mando de alguém”, continuou ele.
“Espero que a condenação sirva para que ela reflita sobre seus atos. E para que outros que decidem me atacar gratuitamente também entendam que a internet não é “terra de ninguém”, onde se pode, escondido atrás de um computador, ficar atacando as pessoas como se as pessoas não fossem tomar suas providências. Não guardo rancor de ninguém, nem de pessoas que fazem o que ela fez. Mas sei de meus direitos, e sempre os procurarei, sempre”, concluiu Fernandes.    
  
      
Para entender:

A CALÚNIA consiste em atribuir, falsamente, a alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime. A calúnia exige três requisitos: acusação de um fato a alguém; esse fato ser qualificado como crime; falsidade da acusação”. No caso, o Vereador foi acusado de ter cometido um crime (compra devotos) que não cometeu.
DIFAMAÇÃO consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo a sua reputação. Na difamação, diz-se que determinada pessoa teve determinada conduta que macule a sua honra perante a sociedade, sem que essa conduta seja definida como ilícito penal. No caso de difamação, não importa se a conduta imputada é ou não verdade, e o fato de a mera acusação já configura o delito em questão.
A INJÚRIA consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua dignidade ou decoro, que ataque sua honra subjetiva, que agrida sua dignidade.
Todas as pessoas têm o direito constitucional de livre expressão mas não podem extrapolar esse direito. O art. 5º da C. F. garante, em seu Inciso X, que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, assegurando o direito à “indenização por dano material, moral ou à imagem” (inc. V)


Edição 181 – Dezembro 2015
Prefeitura entrega Estação Ferroviária à população
Local foi reformado e será transformado em um espaço multicultural, diz Prefeitura
No dia 17 de dezembro, dia do aniversário de emancipação do Município, a Estação Ferroviária foi reinaugurada. O prédio da Estação, reformado pela MRS Logística, foi repassado ao Município através do Termo de Cessão de Uso n° 107/2015/DIF/DNIT– entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, do Governo Federal, a MRS Logística e a Prefeitura. O Termo estabelece prazo de 20 anos.
De acordo como termo, o espaço deverá ser usado pelo município para preservar e desenvolver a cultura e o turismo local.
Inaugurada em 20 de junho de 1917, e tombada enquanto Patrimônio Público Municipal em 2014, a Estação Ferroviária de Brumadinho representa o marco do desenvolvimento do município, já que o Distrito Sede foi formado a partir da construção da ferrovia.
A novidade no evento de inauguração foi a presença do prefeito municipal, Antônio Brandão (PSDB). Há muito tempo, nesse ano de 2015, o Prefeito não comparece nem aos eventos da Prefeitura, sendo sempre representado por algum secretário.  

Edição 181 – Dezembro 2015
Prefeitura entrega Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável 2015
Daurílio Mendes recebendo o prêmio na categoria Limpeza.
Com ele, o Secretário Carlos Mendes, o vereador
Reinaldo Fernandes (PT), autor da Lei que instituiu
o Prêmio Cidadão e o Secretário de Esportes, Reginaldo Missias;
Abaixo, a Professora Eva Aguiar, prêmio na categoria Educação 

(fotos: Gleidson Alves)


A Prefeitura de Brumadinho realizou a premiação do Cidadão Brumadinense Sustentável 2015. A entrega dos troféus aconteceu na noite do dia 17 de dezembro, em cerimônia realizada na Estação Ferroviária de Brumadinho, mesma data em que estava sendo reinaugurada. Dos 32 cidadãos/entidades que poderiam ser premiados, apenas 21 cidadãos e 3 entidades receberam o prêmio. Segundo informou a Prefeitura, outras indicações não contemplaram os critérios estabelecidos pela legislação do Prêmio. O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados. No palco, o Secretário Municipal de Governo, Carlos Mendes; o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Eventos, Reginaldo Damaso Missias, e o Vereador Reinaldo Fernandes, autor da Lei que instituiu o Prêmio Cidadão Sustentável, entregaram os troféus aos premiados.
O troféu entregue foi elaborado pelo artista Thiago França Duarte. O coração colorido na parte de cima do troféu, segundo ele, entrelaça as categorias do prêmio e nossa diversidade cultural.
O Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável  visa reconhecer e valorizar pessoas e entidades que contribuem para transformar Brumadinho em uma cidade mais democrática, justa, saudável e solidária.

População prestigiou o evento (fotos de Andreia Chunti)

Faltaram premiados

Apenas cinco categorias tiveram os três premiados. Foram as categorias “Inclusão social”, “Simpatia e boa educação”, “Cultura” e “Educação – corpo docente”. A categoria “Meio Ambiente” também recebeu três indicações mas uma foi aceita incorretamente pela Comissão Organizadora. Nessa categoria foi premiado o Projeto Lagoa Viva, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Lei não prevê premiação de projetos, e muito menos de projetos do Governo Municipal, já que é ele mesmo que faz a premiação. Além disso, quem foi chamado para receber o prêmio foi o Secretário Ernane Abdon, e não a Secretaria. O fato ficou cheirando à “politicagem” com o prêmio, já que o Secretário tem posado de pré-candidato a prefeito. É ele, inclusive, que faz a interlocução com a Câmara, o que seria papel do Secretário de Governo.
Das 24 premiados, apenas 14 compareceram. Alguns reclamaram de que não teriam sido avisados. No entanto, o Mestre de Cerimônias, Thales Costa, comunicou que o troféu poderia ser retirado na sede do Poder Executivo.

Preocupante

A premiação deste ano mostrou que a população começa a incorporar o Prêmio Cidadão Brumadinense Sustentável. A premiação contemplou maior diversidade. Até mesmo o palhaço Cherozinho, que não mora em Brumadinho apesar de ter aqui um sítio e te sido candidato a vereador no último pleito, foi contemplado na categoria Cultura. Mesmo assim, ainda há algumas questões a serem lamentadas. Na categoria “Estudante”, por exemplo, apenas uma pessoa foi indicada. Mais lamentável foi a categoria “Democracia”, que não recebeu nenhuma indicação. Isso pode querer dizer que o Município esteja precisando de práticas mais democráticas. Ou que as pessoas mais democráticas da cidade não estejam sendo vistas, o que também é mau sinal.    

Indicações do jornal de fato

A fim de contribuir para a escolha dos cidadãos que seriam premiados, o jornal de fato publicou algumas indicações de nomes de pessoas e entidades. Eram apenas sugestões de nomes que poderiam ser considerados pela população na hora de escolher. Dos 24 vencedores do Prêmio, sete figuraram nas sugestões do jornal. Foram elas: ONG Abrace a Serra da Moeda, Cássio Vilela Prado, Markin Pinta, Valecsandra Andria, ONG Deixa que eu chuto, Marcela Firmino e Cândida Viana.

Vencedores de 2015  

Categoria II: Solidariedade:
Marcela Firmino
Maria Cândida Vianna da Costa e Silva

Categoria III: Inclusão social:
Elba Caroline da Costa
Entidade “Deixa que eu chuto”
Marcone Antônio de Sales

Categoria IV: Simpatia e boa educação
Conceição Rodrigues Flores Soares
Walecxandra Andria Rocha Oliveira
Fued Ourives

Categoria V: Limpeza:
Daurílio Mendes

Categoria VI: Cultura:
Marcos Alberto da Silva Guidio
Jandira Izabel da Glória e Silva
Deley da Viola

Categoria VII: Educação – corpo docente:
Jucimar Guilherme Rezende Juquinha
Eva Aparecida Aguiar Prado
Ana Maria Campos Nogueira

Categoria VIII: Educação – corpo discente:
Gabriela Aparecida Tavares Pinto

Categoria IX: Saúde:
Cássio Vilela Prado

Categoria X: Informação:
Mardocheu de Souza Parreiras
Maria Carmem de Souza Silva

Categoria XI: Meio ambiente:
Ong "Abrace a Serra da Moeda"
Projeto Lagoa Viva
Marcos Antônio do Carmo, o Markin Pinta

Categoria XII: Esporte:
Antônio Adão Ferreira
Valdir Rodrigues de Castro, o Nenen de Castro.


Edição 181 – Dezembro 2015
SAIU NO DOM
R$ 120 mil de aluguel
Prefeitura de Brumadinho torna Público Ratificação: Dispensa nº42/2015 Processo: 151/2015, Locação de imóvel para abrigar as instalações da Secretaria de Ação Social pelo período de 12 meses. Locatário Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, no valor total de R$120.000,00 Antônio Brandão - Prefeito Municipal.
Quase R$ 1 milhão para Aterro Sanitário
PREFEITURA DE BRUMADINHO/MG torna público o contrato n°152/2015 cujo é execução de obras de implantação da 2 etapa do aterro sanitário de Brumadinho. Empresa: Greide construções e Pavimentação LTDA. Valor: R$ 923.289,67. Antônio Brandão/Prefeito Municipal.

Edição 181 – Dezembro 2015
COPASA, sete anos depois, começa cumprir contrato com Município

Sete anos depois de assinar Contrato com o Município de Brumadinho, a COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais – inicia obras de saneamento básico em Brumadinho. A empresa promete concluir as obras até 2019. Os trabalhos incluem coleta, interceptação e tratamento de esgoto. Para viabilizar o início do planejamento das obras, a Prefeitura de Brumadinho irá apresentar à Copasa, no prazo de 120 dias, o termo de cessão de área pública e viabilidade locacional de área para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O Termo de Compromisso, que irá viabilizar as obras, foi assinado neste mês de dezembro pela Presidente da Copasa, Sinara Meireles; pelo diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli; pelo procurador jurídico da Copasa, Pedro Eustáquio Scapola Tempore; pelo Procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Carlos André Mariani Bittencourt; pelo procurador-geral de Brumadinho, Marcelo Fonseca da Silva; pelos promotores de Justiça do MPMG Luciano Luz Badini Martins, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, Mauro da Fonseca Ellovitch; e pelo promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Brumadinho, Thiago Correia Afonso.
“Abrimos uma fase de diálogo, transparência, entendimento e responsabilidade para cumprir os compromissos assumidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais de levar o saneamento básico a todos os mineiros”, afirma Rômulo Perilli.
O acordo prevê encontros semestrais entre representantes da Copasa, da Prefeitura de Brumadinho e do Ministério Público de Minas Gerais para o acompanhamento da obra. “Nestes encontros vamos discutir também possíveis entraves ou dificuldades em relação ao empreendimento, esclarecendo as possíveis dúvidas em torno do processo”, explica Rômulo Perilli.

Edição 181 – Dezembro 2015
Só Rindo
Mulher não gasta, investe
A mulher passeava de carro e, ao parar no sinal, foi abordada pela mendiga, muito suja, de péssima aparência, que lhe pediu dinheiro para comida. 
Ela pegou R$ 50 e perguntou:
- Se lhe der este dinheiro, você vai sair com amigas e gastar tudo?
- Que é isso, dona, não tenho amigas, moro na rua...
- Não vai sair pelas lojas gastando?
- Nem entro em loja, porque não deixam. Só gasto só com comida!
- Não vai ao salão fazer cabelo e unhas? 
- A senhora tá maluca? Nem sei o que é salão... 
- Bom, vou te dar dinheiro, mas entre no carro que você vai jantar comigo e meu marido.
A mendiga retruca:
- Mas teu marido vai ficar furioso! Não tomo banho há tempo, estou imunda e fedorenta...
- Não faz mal, quero que ele veja como fica a mulher quando não sai com amigas, não faz compras, nem vai ao salão!!!

Mais uma de mineirin
Um paulista, um carioca, um goiano e um mineiro. Conversa vai, cerveja vem, pra variar, os três começam a encarnar no mineiro, com aquelas piadinhas sobre Minas:
- Pão de queijo, comprador de bonde, tradicional família, Berlândia...
E o mineirinho na dele, com cara de 'não é comigo', de olho só pro copo. Até que o carioca ainda rindo, pergunta:
- O que houve, mineiro? Perdeu o senso de humor?
- Não, não... é que tenho um problema sério...
- E o que é?
- Óia só procês vê: minha mulher me meteu um chapéu de boi e ainda embarrigou.
Risadas dos três, um gole de cerva do mineirinho, e a nova pergunta:
- E você, cara, o que fez?
- Fiz o certo, sô! Levei a mulher pro Rio, o mineirin deixei em São Paulo e vim cá pra Goiais.
Nesse ponto, uma risadinha do mineirinho.
Os três ficam imaginando o que aquilo queria dizer. Resolvem perguntar:
- E por que você fez isso mineirinho?
- Uai, sô!... eu fiz o óbvio, uai! Levei a mulher pro Rio, que lá é que é lugar de puta; o mineirin pra São Paulo, que é lugar de filho da puta; e vim aqui pra Goiais, que é lugar de corno, uai!


Edição 181 – Dezembro 2015
Social
8- André Luiz Gomes
9- Ilka Karla, Diva Oliveira
10- Marcela Lima, foto abaixo.
11- Wilton Cavalcanti, Hebert Santos, Sara Gonçalves
13- Rosiane Ribeiro
14- Marianne Lara 
17- Patrícia Teixeira Marques, Flávia Fonseca (foto abaixo)
20- Raquel Pereira, Vicência Pereira, Télio Dias, Terezinha Fernandes do Carmo
24- Sergiana Pereira Torres  (foto abaixo)
25- Mateus Amorim  (foto abaixo)
27- Nanny Costa  (foto abaixo)
31- Gláucia Sabrine  (foto abaixo)

FEVEREIRO
2- Silvia Damasceno
3- Itamar Mendes  (foto abaixo)
4- Lindalva Martins Ribeiro Nogueira
5- Roberta Brandão  (foto abaixo)

Edição 181 – Dezembro 2015
Construção da Nova Ponte e Asfaltamento da estrada para Casa Branca
Coordenador dos Fóruns Regionais visita Brumadinho. Secretário de Governo envia carta

No dia esta terça-feira, 22/12, Brumadinho recebeu a visita de Ronaldo Manassés, Coordenador Executivo dos Fóruns Regionais do Governo de Minas Gerais. Manassés veio conhecer pessoalmente o Vereador Reinaldo Fernandes (PT), discutir questões da posse no Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais e como será o trabalho do órgão. A posse dos eleitos para o Colegiado Executivo está prevista para acontecer este mês de janeiro.
É o Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais que cuidará da gestão e da organização dos Fóruns Regionais. O Colegiado tem caráter diretivo e executivo, é a estrutura de coordenação do processo de formulação, monitoramento, avaliação de programas e políticas públicas e no aprimoramento e democratização da gestão pública do Governo de Minas. É o Colegiado Executivo que acompanhará a efetivação das prioridades do Governo de Minas para os próximos anos. Entre as prioridades do Governo Fernando Pimentel (PT) estão o asfaltamento da estrada para Casa Branca e construção da nova ponte em Brumadinho.   
Ronaldo Manassés, Coordenador Dos Fóruns
Regionais do Governo de Minas e o Vereador
Reinaldo Fernandes 



Secretário de Governo, Odair Cunha, envia carta

Já o Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), enviou correspondência ao Vereador Reinaldo Fernandes, felicitando-o pela eleição para representante do Colegiado Executivo do Microterritório Betim. “Contamos com sua experiência, transparência e diálogo para contribuir com as discussões relativas ao planejamento territorial”, diz o Secretário de Estado em sua mensagem ao Vereador de Brumadinho.
Fernandes foi eleito no dia 5/10, em reunião convocada pelo Secretario Odair Cunha, para representar as 13 cidades do Microterritório no Governo de Fernando Pimentel (PT).  O vereador petista foi escolhido para representar as 13 cidades no Colegiado. O microterritório Betim é formado pelas cidades de Brumadinho, Betim, Esmeraldas, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Florestal, Mário Campos, Bonfim, Rio Manso, Crucilândia e Piedade dos Gerais.
“Nossa função no Colegiado Executivo será a de defender os interesses do Microterritório, como o transporte sobre trilhos, incluindo a volta do trem de passageiros. Mas defenderemos com muita garra também as duas propostas de Brumadinho aprovadas nos Fóruns e no PPAG”, declarou Reinaldo Fernandes (PT). As duas propostas de Brumadinho são o asfaltamento da estrada Casa Branca à Sede da cidade e construção da Nova Ponte sobre o Rio Paraopeba.

Histórico da luta pelo asfaltamento e nova ponte

3 de setembro: Acompanhado de seus assessores, o Vereador Reinaldo Fernandes (PT) participou da abertura do Fórum Regional do Território Metropolitano do Governo de Minas Gerais, em Contagem, com a presença do Governador Fernando Pimentel (PT), Secretários de Estado, deputados estaduais como Rogério Correia (PT) e Marília Campos (PT), e dezenas de lideranças de Movimentos Sociais. Os Fóruns Regionais foram criados pelo Governador para entender melhor quais são as prioridades em todo o Estado, um tipo de Orçamento Participativo. Reinaldo do PT esteve também com o deputado Rogério Correia (PT), com quem acordou uma reunião com o titular da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas - SETOP -, Murilo Valadares, para discutir as obras importantes para Brumadinho.  

17 de setembro: os Vereadores Reinaldo Fernandes (PT) e Lucas Machado (PV) esteveram na Cidade Administrativa, onde se reuniram com o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares. Acompanhados do Deputado Estadual Rogério Correia (PT), os vereadores foram levar as duas demandes de Brumadinho. Sobre a ponte, o Secretário comprometeu-se a analisar a obra, ver se já existia projeto do governo anterior. O Secretário sugeriu que o Município se mobilizasse no Fórum Regional Metropolitano do Fernando Pimentel (PT), para fazer constar as duas propostas.

26 de setembro: Brumadinho participa do Fórum Metropolitano e consegue colocar a obra de asfaltamento da estrada Casa Branca/Sede de Brumadinho como uma das 10 prioridades do Governo de Minas para os próximos anos no quesito “Infraestrutura”. A proposta emplacou o 8º lugar entre aproximadamente 80 propostas apresentadas por diversas cidades na 2ª Etapa do Fórum Metropolitano, realizada na ALMG no dia 26 de setembro. A construção de uma nova ponte sobre o Rio Paraopeba emplacou o 12º lugar. Faltou um voto para que a proposta ficasse entre as 10 primeiras. As duas propostas, construídas pelo Vereador  Reinaldo Fernandes (PT), foram endossadas por 657 assinaturas de brumadinenses, trabalho também articulado por Reinaldo. As assinaturas foram colhidas pelo gabinete de Reinaldo do PT, pelo gabinete do Vereador Lucas Machado em Casa Branca, pelo Secretário de Governo, Carlos Mendes, assim como outras pessoas. De Brumadinho estavam presentes 12,da Sede e de Casa Branca. Brumadinho ainda aliou-se a outras cidades que defendiam propostas interessantes e elegeu pessoas de cidades vizinhas à nossa o Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais que vai continuar acompanhando todo o processo para defender as propostas de Brumadinho no Governo de Pimentel.

5 de outubro: O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) participou de mais uma reunião sobre os Fóruns Regionais do Governo de Minas na Cidade Administrativa, do Microterritório Betim (formado pelas cidades de Brumadinho, Betim, Esmeraldas, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Florestal, Mário Campos, Bonfim, Rio Manso, Crucilândia e Piedade dos Gerais), um dos que fazem parte do Território Metropolitano. A reunião, com prefeitos e vereadores, elegeu um prefeito e um vereador para representar as 13 cidades no Governo de Fernando Pimentel (PT), formando o Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais, de caráter diretivo e executivo, com participação de representantes governamentais e não governamentais. Esse Colegiado discutirá e acompanhará a construção do PPA – Plano Plurianual – e o PMDI – Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Em outras palavras, o Colegiado acompanhará a efetivação das prioridades do Governo de Minas, como o asfaltamento da estrada para Casa Branca e construção da nova ponte em Brumadinho.  Reinaldo do PT foi escolhido para ser o vereador que representara as 13 cidades no Colegiado. Rogerio Mendes da Costa, prefeito de Piedade dos Gerais, representará as prefeituras. 

4 de novembro: O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) recebe correspondência do Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT), felicitando-o pela eleição para representante do Colegiado Executivo do Microterritório Betim.

22 de dezembro - Ronaldo Manassés, Coordenador dos Fóruns Regionais do Governo de Minas, visita Brumadinho, quando reúne-se com Reinaldo Fernandes para discutir questões do Colegiado Executivo.  

Edição 181 – Dezembro 2015
Escolas Estaduais são contempladas com quase R$ 70.000 do Governo Pimentel

As escolas estaduais de Brumadinho foram contempladas com R$ 67.958,02 do Governo Fernando Pimentel (PT). A liberação do dinheiro foi feita no dia 22 de dezembro pelo Secretário de Estado de Governo, Odair Cunha (PT).  Em carta enviada ao vereador Reinaldo Fernandes (PT), o deputado estadual Rogério Correia (PT) comunicou que a Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira receberá R$ 37.070,37; a Paulo Neto receberá R$ 24.034,30 e a escola de Melo Franco R$ 6.853,35.
As novas diretoras e diretores das escolas estaduais, escolhidas em eleição direta em dezembro, já tiveram o termo de sua eleição publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. A posse está prevista para acontecer ainda no mês de janeiro. “Vai ser bom para as novas diretoras e diretores começar a gestão recebendo esse dinheiro”, avalia o Vereador Reinaldo Fernandes (PT). “Minas vive um novo tempo na Educação, e isso é uma grande esperança para todos os mineiros”, conclui o vereador petista.
Carta do Secretário ao Deputado Estadual Rogério Correia



Edição 181 – Dezembro 2015
APAE recebe R$ 30.000 do Governo de Minas
Dinheiro já foi depositado na conta da entidade

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – de Brumadinho terminou o ano de 2015 recebendo uma ótima notícia. A entidade foi contemplada com R$ 30.000 (trinta mil reais) pelo Governo de Minas Gerais. O dinheiro já foi depositado na conta da entidade no dia 28 de dezembro. A informação é do próprio Presidente da APAE de Brumadinho, Ney José da Silva, o Ney Bife. O repasse dos R$ 30 mil foi possível porque a entidade foi indicada pelo Vereador Reinaldo Fernandes (PT), que também se colocou à disposição da entidade para ajudar na organização da documentação necessária para assinar o convênio.
O Vereador Reinaldo Fernandes indicou a APAE de Brumadinho ao gabinete do deputado Rogério Correia, com quem mantém parceria bastante próxima.
“Mantemos uma parceria importante com o deputado Rogério Correia, de tal forma que o deputado tenha sempre olhos atentos para ajudar Brumadinho e não se torne um daqueles deputados que só aparecem em Brumadinho de quatro em quatro anos para levar nossos votos, sem nenhum retorno para o Município”, disse Fernandes. “É bom fechar o ano com essa boa notícia para a APAE. A entidade passou por muitos problemas, mas conseguiu se reorganizar, e é de importância muito grande para Brumadinho e região. Fico feliz em poder ajudar, e espero poder continuar ajudando”, concluiu Reinaldo Fernandes.
Nei Bife, Presidente da APAE, assinando o Convênio


Edição 181 – Dezembro 2015
Curtas
Prefeitura quer aumentar passagens de ônibus em Brumadinho

A Prefeitura de Brumadinho quer aumentar o valor das passagens de ônibus no Município. No DOM  Nº 483, DE 4/1/16, publicado em 5 de janeiro, a Prefeitura fez a convocação do Conselho de Trânsito para defender o aumento. A reunião ordinária será realizará no dia 11 de janeiro, próxima segunda-feira, às 9h30min, na sala de reunião da Prefeitura, na Rua Victor de Freitas, 28, 3º andar. Na própria convocação, o Presidente “Interino” do Conselho, Marcos Luís de Aguiar, explicita a posição da Prefeitura a favor de aumentar as passagens. Diz a pauta: “2. Apreciação e aprovação do percentual de aumento das tarifas do transporte coletivo municipal, válido para o ano 2016.”


Edição 181 – Dezembro 2015

Guerra total ao mosquito!

Não bastasse o mosquito da dengue causar a dengue, agora ele ainda causa a chikungunya e a Zika. Se ele já era perigoso, imagina agora!  É claro que a Prefeitura tem que agir e cuidar da cidade. Mas outra coisa também é certa: se você não ajudar, não tem jeito! Taí uma doença que depende, especialmente, da população. Ou todo mundo ajuda, ou estamos todos lascados! Dia menos dia, ele vai picar alguém da nossa família!
Retire dez minutos por semana para cuidar de sua casa: dentro, fora, no telhado. São só dez minutos de uma semana que tem 10.080 minutos! Olhe cuidadosamente tudo que possa ser foco do mosquito. Converse também com seu vizinho, peça para ele fazer o mesmo. Assim, você vai ajudar a acabar com o mosquito da dengue, da chikungunya e da Zika. Depois, seja feliz!
É isso!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário