Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 20 de março de 2016

Edição 183 – Fevereiro 2016
Poucas e Boas
               
Constitucionalizado o vale tudo!
Agora, na Constituição brasileira, está instituído o troca-troca partidário. Os que mudarem de 'camisa' nos próximos 30 dias nem precisarão se justificar.
A emenda constitucional, que não teve o voto do PSOL, cria a 'janela de transferências', como no futebol de mercado de hoje: durante um período, os clubes podem contratar os jogadores dos países que quiserem. Ganha quem oferecer mais grana.
Esta emenda constitucional é um atestado da degradação partidária no Brasil. As legendas são marcas de fantasia para reproduzir mandatos e, estes, meio de disputa de nacos do Orçamento Público. Princípios, doutrina, causas, visão de mundo, projeto de país, programas - tudo o que devia ser próprio do ente 'partido político' - fica em segundo plano.
Mudar de partido, lembre-se, já era permitido, quando sua cúpula se desviasse do seu programa, quando o filiado se sentisse perseguido, quando as divergências, públicas porque políticas, fossem insuperáveis, quando se quisesse fundar uma nova organização. Nesses próximos 30 dias não: muda quem quiser, para onde quiser, e ninguém tem nada com isso. Constitucionalizou-se o vale tudo!
Só que não: quem está na política partidária tem compromissos com a agremiação na qual, CONSCIENTEMENTE (é de se supor), se filiou. E isso, na medida em que partido é organização de ação social, coletiva, interessa a todos. Não é da esfera privada, do universo da vontade pessoal, particular.
A Constituição republicana brasileira foi emendada para negar a Política. É janela aberta para a politicagem.

Deputado Federal Chico Alencar, PSOL-RJ, sobre a tal “janela” que foi aberta para que os políticos com mandato possam mudar de partido sem perder o mandato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário