Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Edição 186 – Maio 2016
NACIONAL
Temer elimina os ministérios mais importantes para combater a desigualdade no País
No primeiro dia depois de tomar posse interina no Governo Federal, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) mostrou o caráter reacionário e de direita de seu governo.  Temer, com o discurso da economia, acabou com vários ministérios muito importantes para os trabalhadores e a parcela mais pobre e discriminada da sociedade brasileira. 
O presidente interino acabou com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Cultura, das Comunicações, Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Controladoria-Geral da União; Secretaria de Portos da Presidência da República; Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República; Controladoria-Geral da União; Casa Militar da Presidência República. Além disso, seu ministério foi formado apenas por homens, brancos, sem nenhuma mulher, negro ou jovem, o que gerou críticas no mundo inteiro.

Ministério da Cultura e das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos
 
Entre as medidas mais polêmicas estão o fim do Ministério da Cultura, que se uniu ao de Educação, comandado pelo deputado federal pernambucano Mendonça Filho (DEM). Foi a primeira vez, desde o governo de Geisel – na Ditadura Militar - que o Brasil fica sem uma pasta exclusiva para a Cultura. Depois de muita luta da sociedade artística, ocupações em vários estados brasileiros, o interino se viu obrigado a mudar de ideia e a voltar atrás em sua decisão.
Pasta criada para dar visibilidade e garantir o direito de minorias, o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos foi extinto. Os temas referentes à antiga pasta serão, agora, supostamente discutidos no âmbito do Ministério da Justiça e Cidadania. E quem fica a frente de todas essas questões é Alexandre de Moraes. Ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre é acusado de ter ligações com a facção criminosa PCC para fazer lavagem de dinheiro. Apesar de estar listado como um dos 123 advogados do caso, Alexandre negou participação no processo.
Ele também já foi advogado de defesa do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. O novo ministro também é acusado de aumentar a violência policial durante o tempo que foi responsável pela segurança de São Paulo, em 2015.

Controladoria-Geral da União é extinta

A presidenta Dilma Rousseff (PT) foi afastada acusada de corrupção que não cometeu. Apesar disso, Temer extinguiu o principal órgão responsável dentro do governo federal pelo combate à corrupção, a Controladoria-Geral da União. Foi ela, inclusive, que fiscalizou Brumadinho e provou que o ex-prefeito Nenem da ASA (PV) executou obras no valor de R$ 20 milhões r exigiu a devolução de mais de R$ 5 milhões pelo ex-prefeito.
Com a extinção da Controladoria-Geral da União o País fica mais vulnerável à corrupção.
Apesar do discurso de economia, Temer também autorizou a criação de dois novos cargos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário