Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Edição 188 – Julho 2016 Partidos políticos agendam convenções

Os partidos em Brumadinho já emitiram edital para convocar filiados e simpatizantes à participarem de suas convenções partidárias. Estas convenções estão previstas em Lei e cada partido deve realizá-las, individual ou coletivamente, antes das eleições. É uma reunião para definir as candidaturas a prefeito (a) e vereadores (as), assim como os valores que serão gastos na campanha eleitoral e coligações partidárias. Os partidos precisam remeter uma ata para o cartório eleitoral da cidade em até 24 horas após a realização da convenção, para legalizar todo o processo para o pleito em 2 de outubro.

Reinaldo Fernandes sai na frente

A indefinição quando a candidatura de Nenen da ASA (PV), que pode ter sua inelegibilidade decretada a qualquer momento, obrigou os partidos a realizarem suas convenções no último dia destinado a elas, 5 de agosto. É que, se Nenen da ASA ficar mesmo inelegível, ainda há tempo de se fazer acordos e alianças de última hora. 
O Partido dos Trabalhadores (PT) foi um dos primeiros a publicar o edital para a convenção, marcada para o dia 5 de agosto no Centro da Juventude, bairro Santa Efigênia, Rua José Maria Bibiano, nº 381, a partir das 18h.
O PT em Brumadinho conta com mais de 150 filiados atualmente. O pré-candidato definido para disputar a Prefeitura neste ano é o vereador Reinaldo da Silva Fernandes – o Reinaldo do PT.
Já o PHS, que deve lançar a candidatura de Edgar do Carmo para Prefeito, e agendou sua convenção a partir das 19h, na Rua Rio Piracicaba, nº 284.
O PSC e a Rede, que provavelmente formarão uma coligação para lançar candidato próprio à Prefeitura, realizarão a convenção a partir das 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Brumadinho. PRB, PDT, PMDB, PSB, PP e PTB realizarão a convenção também no dia 5 de agosto, a partir das 09h, no Espaço Casa Nova – a expectativa é que seja mais uma coligação que encaminhe um candidato à Prefeitura.

Cinco ou seis candidatos a prefeito

Já a coligação do PV realizará uma convenção coletiva a partir das 19h, na Avenida Vigilato Braga, nº 378, que também pode lançar candidato à Prefeitura. A expectativa é de que teremos 5 ou seis candidatos à Prefeitura, o que nunca ocorreu em Brumadinho. Até hoje, o número máximo foi de 4 candidatos, o que aconteceu pela última vez em 2004, quando saíram a candidatos Tunico da Bruma – PMDB (falecido), João Flávio Rezende - PT, Emílio Jardim - DEM (que ficou inelegível por oito anos) e Nery Braga - PV (que também estava inelegível). Em 2000 a cidade também vivenciou essa experiência, numa disputa acirradíssima entre Tunico da Bruma (PMDB) e João Flávio (PT à época), que superaram Carlinhos do Brumado (PSB à época, hoje PDT) e José Ernesto (PFL) em centenas de votos. Pelo histórico, teremos uma eleição muito disputada neste ano.

Poucas e boas
Aqueles que sabidamente enriquecem quando assumem um cargo público devem ser vistos pela população com desconfiança e não com admiração puramente material.

Beatriz Vignolo, advogada, dissidente da REDE Sustentabilidade  

Nenhum comentário:

Postar um comentário