Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Edição 192 – Novembro 2016 Brumadinho homenageia Rádio Inconfidência com o “Diploma de Honra ao Mérito”



Primeiro de dezembro foi da Câmara Municipal de Brumadinho prestar suas homenagens, o que é feito anualmente. Uma das homenageadas foi a Rádio Inconfidência. A rádio recebeu o “Diploma de Honra ao Mérito” do Município de Brumadinho. 
Rádio Inconfidência, 80 anos no ar - A Rádio Inconfidência deveria ser tornada Patrimônio da Humanidade, sem exageros. Toda sua qualidade chega, via internet, ao mundo inteiro. Ou, pelo menos, deveria ser tombada pelos Conselhos Municipal e Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais, como Patrimônio Histórico Imaterial do nosso estado.  
É verdade: só chega aos oitenta anos quem se renova a cada dia. E é o que faz a Brasileiríssima. Especialmente com a atual diretoria, a rádio leva ao ar programação diversificada, abrindo espaço para diversas manifestações de nossa música, desde a caipira, a “regional”, o rock in roll, o forró, a música instrumental, e, especialmente, a boa música popular brasileira, incluso aí o melhor do samba. Quer ouvir música de gente nova, música de qualidade e não comercial? Só há um lugar para isso: 100,9 FM. 
Mas a Brasileiríssima abre também espaço para o jornalismo, poderíamos dizer, o único da chamada “grande imprensa”, feito de um ponto de vista dos trabalhadores e do povo, no melhor dos significados da palavra “povo”: as classes baixas e médias-médias da população.  
Há espaço também para a Cultura e até para o futebol.
Não poderíamos deixar de ressaltar dois programas fantásticos da Rádio Inconfidência.
Um, comandado pelo sensacional Tutti Maravilha. Há mais de 29 anos no ar! Vocês sabem o que é isso? Sabem como manter, por 29 anos, um programa no ar? O Tutti sabe!
Outro, comandado pelo carismático Elias Santos, o Sunshine! O “Casa Aberta” merece um prêmio à parte! Seria eleito por mim como o Melhor Programa do Rádio Brasileiro nos últimos... digamos, 100 anos. Num tempo de Golpe de Estado jurista, parlamentar e especialmente, midiático, o programa produzido por Brisa Marques e, no momento, por Velise Maciel, é um sinal de esperança, uma luz no fim do túnel, um abrigo para os corações que sofrem com os tempos de MBL e de fascismo; tempos de aumento de intolerância, de ataques sistemáticos e frontais ao Estado Democrático de Direito, tempos de autoritarismo só visto no Regime Militar iniciado em 64.
O “Casa” é o espaço aberto para a boa música, para a boa cultura, para as crianças, para a boa educação. Para a cidadania. Para a participação diária e direta dos ouvintes. Não se vê, em nenhum outro veículo de comunicação brasileiro, um programa em que, nesses tempos de cólera, se discute os problemas que tanto afligem as pessoas de bem, os preocupados com os destinos deste País, os crescidos de coração! “
Assim, o vereador Reinaldo Fernandes (PT), autor da homenagem à Rádio Inconfidência justificou sua proposta. 

Danton, “um belo exemplo de brumadinense”, também recebeu homenagem
                                                                                                                                                                 
Além da Inconfidência, entre os homenageados estavam o Juiz de Direito da Comarca de Contagem Danton Soares Martins e a estudante Marianne Carla Lara de Oliveira.
Danton recebeu o título de “Cidadão Honorário” do Município de Brumadinho. Em sua justificativa, o autor da homenagem – Vereador Reinaldo Fernandes - lembrou que “os juízes brasileiros nem sempre são bem vistos por nossa população. Diz o ditado popular, em sério tom de brincadeira, que “juiz de primeira instância acha que é Deus. E o de segunda instância tem certeza disso.” É nesse “meio”, exercendo sua profissão de forma honrosa, que Danton mostra como merece essa simples homenagem que ora lhe prestamos: é conhecido e re-conhecido como um juiz que exerce seu ofício de modo competente, justo, imparcial, independente, pontual e dedicado.”
Aliás, honestidade, um profundo sentimento de humanidade, e simplicidade estão entre suas características mais importantes. Talvez, entre elas, a simplicidade e a simpatia sejam as principais. Quem não conhece Danton e o vê pela cidade, nunca o imaginaria juiz de direito, tal sua simplicidade no jeito de vestir, de conversar, de tratar as pessoas. E não há preconceito nesse seu jeito de conviver: Danton conversa com todos, desde os mais “renomados” aos mais simples, às pessoas do povo. E todos que passam o conhecem, cumprimentam, brincam, porque se sentem à vontade com este cidadão. Ninguém se sente menor diante deste juiz de Direito! Esse talvez seja seu grande mérito: não se deixar influenciar pelo cargo, pela vaidade, pela posição social, pelo lugar que ocupa nessa sociedade brasileira tão desigual. 
Danton é um belo exemplo de brumadinense. É um cidadão que honra nossa cidade. E que muito nos honra de tê-lo entre nós! Merece nossos aplausos, merece nossa homenagem. Merece nossa GRATIDÃO!”, dizia a justificativa da homenagem.  

Marianne Carla Lara de Oliveira
O Vereador Reinaldo Fernandes (PT) e sua 



























































































































































































































































































































































  homenageada, a estudante Marianne Lara

a estudante Marianne Carla Lara de Oliveira foi lembrada pelo seu esforço em estudar em Belo Horizonte, pela dedicação aos estudos e suas vitórias.
Ainda forma homenageadas outros cidadãos do Município como Dirlene Brasil, Antônio Gomes de Souza (o Sr. Tunico, da Feirinha), Ricardo Costa Pereira, Cláudio José de Matozinhos, Sônia Aparecida Jardim, Luiz do Sacramento Nepomuceno, Luiz Geraldo Amaral, Patrícia Amaral dos Anjos, João Cândido do Carmo Sales, Marcelo Eustáquio Gomes, Paschoal Moreira Filho, Marcélia Gomes de Deus, José Fernandes de Castro, Pedro Rosa Amorim, Edgar da Silva Pinheiro, Marcone Antônio Sales, Jéssica Barbosa Silva, Jocimar Gomes, Larissa Alcântara Silva Marques Solha, Lucas Garcia Rezende, Taíz Estefânia Sales Pinto, João Victor Ezequiel da Silva, Lucimar Rodrigues, Marly Alves Matozinhos, Wandrecley Eller, Adriana Regina Braga Silva, Álvaro Aparecido, Edna Lúcia Teixeira, Carla de Faria Rezende, Cerson Macahdo Filho, Haroldo Boson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário