Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de setembro de 2017

Edição 201 – Agosto 2017
COPASA faz novas promessas ao Município

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – mais uma vez esteve participando de reunião em Brumadinho para discutir a falta de água e de saneamento básico em boa parte do Município. E mais uma vez o Diretor de Operações Metropolitanas da COPASA, Rômulo Perilli, fez promessas de solucionar os problemas.
Em Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal no dia 23 de agosto, a empresa se comprometeu a atender todo o Município de Brumadinho até 2019. Isso já deveria ter acontecido até 2012. Nem o Prefeito, nem o Secretário de Meio Ambiente e nem o de Saúde participaram da Audiência. Não estiveram presentes também os vereadores Vanderlei Xodó (PRB), Renata Mariliam (PPS), Ninho (PP) e Bruno Fernandes (PSB). A Audiência foi requerida pelo Vereador Max Barrão (PP).
O Diretor de Operações Metropolitanas da COPASA, senhor Rômulo Perilli, comprometeu-se a abastecer todos os distritos e localidades (previstos no Contrato entre a concessionária e o Município de Brumadinho) com água tratada e também prestar o serviço de tratamento do esgoto até o ano de 2019.

COPASA promete melhorias

Na Audiência, várias pessoas se manifestaram sobre a falta d’água em suas residências, o desligamento de água sem aviso prévio, o atendimento não igualitário pelos caminhões pipa e a falta de tratamento do esgoto.
O Diretor de Operações Metropolitanas comprometeu-se com a população em diversos aspectos, como se vê abaixo:

“A COPASA resolverá os problemas de todas as comunidades de Brumadinho elencadas no contrato em relação ao abastecimento de água, mas não será em poucos meses”.
“Ainda no mês de setembro deste ano haverá muita melhora no atendimento (qualidade e quantidade) nas comunidades de Parque da Cachoeira e Parque do Lago: ‘Já estamos adquirindo hidrômetros, tubulação, preparando para instalar bomba nos poços artesianos existentes que precisam ser equipados.’”
“Até o fim do ano todas as comunidades previstas no contrato estarão operadas pela Copasa”.
“A COPASA assinou, no final de 2015, um Termo de Compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais para dotar a cidade de Brumadinho de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) até janeiro de 2019. Dia 11 de setembro de 2017 a Concessionária irá reiniciar as obras de implantação das estações elevatórias. A área para implantação da ETE já está escolhida e de posse da concessionária que já irá licitar, ainda este ano, a implantação desta ETE para que, ao longo de 2018, se construa a estação e o Município de Brumadinho passe a ter seu esgoto tratado.”

Pagamento de dívida até 2018

“O Diretor da COPASA se comprometeu a apresentar ao Prefeito Municipal, no próximo mês de setembro, um cronograma detalhado das futuras obras em todo o Município de Brumadinho.”
“O Senhor Rômulo Perilli disse que ‘a COPASA vai pagar a dívida que tem com o Município de Brumadinho e vai atender a todas as localidades que estão no contrato de concessão até o final de 2018”.
As informações são da Câmara Municipal.

Casa Branca

Entre os participantes da Audiência estavam vários moradores de Casa Branca. Desde o início de agosto, um grupo de moradores está discutindo e buscando ações para o maior problema da localidade: a má distribuição da água. Muitas famílias ficam sem água até mesmo para cozinhar e os moradores estão revoltados com o poder público. Apesar de Nenen da ASA (PV) ter recebido a maior quantidade votos dos eleitores da localidade e muita gente que apoiou o prefeito ocupar cargo de confiança na Administração, praticamente nada tem sido feito para resolver o problema.
Entre outras ações, o grupo preparou uma manifestação durante a festa Brumadinho Gourmet, realizada no último final de semana prolongado.
O problema foi que, apesar de o grupo no WhatsApp contar com quase 150 membros que discutem acaloradamente a questão, apenas um deles foi para a Praça distribuir os panfletos aos visitantes do evento e levantar sua faixa.

Rodrigo é um dos mais animados lutadores. Foi ele quem foi à Prefeitura entregar um abaixo-assinado ao prefeito, reivindincando água. Esteve também na Audiência Pública na Câmara. E, mesmo sozinho, esteve na Praça nos dias do Gourmet, com seus filhos, sua esposa e seu protesto.
Rodrigo e sua família no protesto em Casa Branca



Nenhum comentário:

Postar um comentário