Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de setembro de 2017

Edição 201 – Agosto 2017
de fato recomenda:
A história de Hannibal, o canibal
Larissa Fernandes*
 
foto: divulgação
Um dos maiores vilões da história do cinema é o médico Hannibal Lecter, o canibal interpretado por Anthony Hopkins no clássico suspense dos anos 90 "O Silêncio dos Inocentes" (The Silence of the Lambs). Mesmo encarcerado em uma cela na maior parte do filme, seu olhar penetrante e sua inteligência calculista assustam o espectador antes das cenas violentas de sua fuga. Porém, poucos sabem que o livro de Thomas Harris que deu origem ao filme é o segundo de uma série de romances policiais, que contam mais da história do assassino que jantava suas vítimas.
"Dragão Vermelho" (1981) foi o primeiro da série. O livro narra a condenação do psicopata e a história de Will Graham, agente do FBI que o desmascarou. Assim como a protagonista de "O Silêncio dos Inocentes", Graham tenta usar dos serviços intelectuais do prisioneiro para prender um serial killer procurado pelo FBI e acaba envolto em seus estratagemas. "Hannibal" (1999) conta o que acontece depois da fuga mirabolante do canibal. "Hannibal, A Origem do Mal" (2006) é o último da série e narra a vingança do jovem Hannibal Lecter, que teve toda a família assassinada durante a Segunda Guerra.
Os livros, assim como o clássico que deu fama ao vilão, também foram adaptados para o cinema. Enquanto "O Silêncio dos Inocentes", vencedor de 5 prêmios Oscar, é uma adaptação fiel recheada de personagens mulheres fortes, inclusive a própria protagonista Clarice Starling, que se vê obrigada a provar, o tempo todo, a própria competência como agente, "Hannibal (2001)" se apoia no sucesso de "O Silêncio dos Inocentes" e conta o que acontece depois da fuga mirabolante de Hannibal: Clarice, com a carreira já consolidada como agente do FBI, é dessa vez interpretada por Julianne Moore (Para Sempre Alice, Boogie Nights). O longa-metragem conta com outros nomes de peso como Gary Oldman (O Profissional, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) e Ray Liotta (Os Bons Companheiros).
"Dragão Vermelho" também foi para as telas do cinema em 2002, trazendo Edward Norton (Clube da Luta) como o empático ex-agente Will Graham e Ralph Fiennes (o Voldemort de Harry Potter) interpretando o serial killer procurado por Graham. "Hannibal, A Origem do Mal" (2007) foi a última aparição do personagem nos cinemas, dessa vez sem a interpretação de Anthony Hopkins, já que se tratava da infância e juventude de Lecter.

Vale checar também a adaptação para a TV de 2015, "Hannibal", série de 3 temporadas que teve recepção altamente positiva por parte da crítica especializada, e a primeira aparição do personagem nas telas do cinema em uma adaptação de 1986 de "Dragão Vermelho".

*Larissa Fernandes, 19 anos, é graduanda em Jornalismo pela UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário