Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de setembro de 2017

Edição 201 – Agosto 2017
Direto do facebook

“O descaso do asfalto de Alberto Flores

Estou acompanhando desde o início das obras de “melhoria” a situação do asfalto de Alberto Flores, e com a publicação do Vereador Caio, compartilho também as informações já colhidas.
Mesmo após ter publicado em minha página os primeiros fatos sobre a realidade da estrada, e encaminhado ao Executivo um Requerimento cobrando explicações, continuamos fiscalizando a execução das obras.
Em 27 de Junho, por volta das 12h, em diligência até o local, pude constatar que nenhum reparo havia sido feito. Dois dias depois, procurado pela redação do Jornal De Fato, esclarecemos a situação de momento informando que infelizmente nada havia sido reparado.
Com a resposta ao Requerimento nº 14, recebido em 05 de Julho, ao meu ponto de vista ineficaz do então Secretário de Obras, retornei ontem à estrada, por volta das 15h, para apurar o reparo divulgado pela Prefeitura na página no Facebook, datada em 04 de Agosto, que anunciava o reparo das rachaduras encontradas no asfalto.
Entretanto, embora o Executivo tenha anunciado o reparo, não encontrei nos trechos mais perigosos nenhum resquício de correção. O reparo, inclusive publicado na edição nº 966 do Diário Oficial do Município, aponta que apenas um pequeno trecho havia sido “reparado”, eis que na prática nem mesmo este fora concluído. Frise-se tratar de uma obra com inicio em janeiro, com reparos anunciados dia 04 e que um pequeno trecho, de aproximadamente 3 metros, “com quatro dias de obras”, não foi concluído.
Atente-se também ao risco diário de acidente, dada profundidade do estrago, pelo que constatei, em todos os dias de diligência, que veículos de pequeno e de grande porte precisam, afim de “proteger” seus veículos das imensas crateras, desviarem para a contramão da via, inclusive nas curvas, aumentando imensamente o risco de acidentes em uma estrada bastante acintosa.
A Empresa contratada para a execução da obra se chama São Pedro Construções e Empreendimentos LTDA-ME, com sede no Município de Esmeraldas.
A placa que informava o valor da obra, bem como o prazo de execução caiu, segundo o Secretário (meu gabinete a encontrou na lata de lixo, em 25 de Maio, por volta das 10h, conforme foto anexa), e o valor é de R$ 3.462.515,14 (três milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil, quinhentos e quinze reais e quatorze centavos). E ao invés de colocar nova placa com as mesmas informações, informou o Secretário de Obras haver apenas erro na confecção, mas que os valores eram corretos.
O Secretário de Obras justificou a urgência pelo excesso de trânsito minerário e turístico, bem como pelo excesso de serviços de conservação e reparação.
Outro ponto extremamente importante que precisa ser mencionado, é que foi encaminhado em 29 de Junho ao Prefeito Municipal um Requerimento de minha autoria, sob o número 17/2017, aprovado pela Câmara, cobrando esclarecimentos quanto ao material utilizado; sobre qual seria a posição da Referência Técnica da Secretaria de Obras, responsável pela fiscalização da obra; e quais medidas seriam adotadas para reparar as fissuras, no qual ainda aguardo resposta do Executivo.
Além disso, temos que nos atentar para quem está realizando os reparos desta obra. Se foi a empresa vencedora da Licitação - São Pedro Construções e Empreendimentos - ou se é a própria Prefeitura.
Abaixo algumas fotos que comprovam os fatos narrados.
Continuo fiscalizando, exercendo meu papel de vereador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário