Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de setembro de 2017

Edição 201 – Agosto 2017
Partidos mudam de nome para tentar enganar eleitor

As coisas não andam nada fáceis para os políticos de modo geral e seus partidos. Temerosos de perder votos no ano que vem, e perder a eleição e reeleição, vários partidos tentam agora outra cartada: mudar de nome para ficar parecendo que são gente nova na política. Assim uma onda está tomando conta do país, levando as legendas a mudarem seu nome, sua sigla e, inclusive, tirando o “P” de “Partido”.  
Recentemente mudaram de nome o PSL, agora chamado de “Livres”, e o PTN, que cedeu lugar ao Podemos, cópia barata do “Podemos” espanhol.
O PT do B está pronto para virar Avante – não se sabe bem para onde.
Anunciaram também que mudarão de nome o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido Progressista (PP). O primeiro só perderá o “P”. Voltará a se chamar Movimento Democrático Brasileiro (MDB), nome que teve quando fazia oposição à ditadura militar de 64. O PP se chamará apenas “Progressistas”.
Em breve, o Democratas (DEM), ex-Partido da Frente Liberal (PFL), que nasceu de uma costela da ARENA (Aliança Renovadora Nacional)  que apoiava a ditadura, mudará de nome.

Lá fora

Como diria Noblat: “Organizações partidárias como En Marche!, na França, e Podemos, na Espanha, livraram-se da palavra "partido" em momentos de profundo desgaste da classe política tradicional. Deram-se bem. A moda, finalmente, chegou por aqui. Com uma diferença abissal, porém: lá fora, os novos partidos e aqueles que apenas trocaram de nome renovaram seus quadros e ideias.
Nada sugere que isso ocorrerá aqui tão cedo. Ou alguém acredita que o PMDB, ou MDB, está disposto a mudar de comportamento? E o DEM, ainda à procura de outro nome?

Muda-se para que tudo permaneça mais ou menos igual. E para enganar os bobos. Não sejam bobos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário