Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Edição 202 – Setembro 2017
Revista LiteraLivre publica conto de brumadinense


A Revista LiteraLivre, publicação brasileira de periodicidade bimestral, publicou um conto de um brumadinense em sua edição de nº 5, setembro de 2017. Trata-se do conto “Promessa”. O autor é o Professor Reinaldo Fernandes, que é também editor do Jornal de fato. Segundo informou a Revista, foram centenas de trabalhos inscritos, de 552 escritores, de várias partes do Brasil e do mundo, como da Romênia, de Angola e da França. Fernandes é autor de dois livros, Trilhas (1996, Ed. Por Ora), de poesias; e Sob Suspeita (2015, Editora Poesias Reunidas), este de contos e crônicas.

A Revista LiteraLivre tem distribuição eletrônica em PDF. Conforme diz a LiteraLivre, sua missão principal “é dar espaço aos escritores e artistas de todos os lugares, amadores ou profissionais, publicados ou não, que desejam divulgar seus escritos e mostrar seu talento de forma independente e livre”.

Autor recebe homenagem da Câmara Municipal de Leopoldina – MG

A Câmara Municipal de Leopoldina – MG, cidade localizada a sudeste da capital do estado, na Zona da Mata Mineira, prestou homenagem ao autor Reinaldo Fernandes, que é também Editor do Jornal de fato. Na sessão do Plenário do dia 18 de setembro, foram aprovadas duas Moções de Congratulações em homenagem a Fernandes. As duas Moções de Congratulações foram propostas pelo vereador Elvécio de Souza Barbosa e subscritas por mais sete vereadores: Hélio Batista Braga de Castro, Rogério Campos Machado, Dr. José Ferraz Rodrigues, José Augusto Cabral Gonçalves, Valdilúcio Malaquias, Ivan Martins Nogueira e Waldair Barbosa Costa.
O comunicado foi feito a Reinaldo Fernandes pelo Pr. Darci José Portella, Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina. Através dos Ofícios nºs 964 e 971/2017, datado de 26 de setembro, Portella parabeniza Fernandes pela premiação alcançada. 


Reinaldo Fernandes venceu o IV Concurso Literário da ALLA - Academia Leopoldinense de Letras e Artes, em duas categorias. O Editor teve seus trabalhos classificados em todas as categorias a que concorreram. Quatro trabalhos de sua autoria disputaram a Finalíssima do Concurso.
Na Modalidade ENSINO SUPERIOR E PÚBLICO, na Categoria CONTO (5 finalistas), foi classificado o trabalho intitulado “O último ponto”; na Categoria POESIA (10 finalistas), o poema “Sede e Fome”; e, na Categoria CRÔNICA (5 finalistas), foram para a Finalíssima os trabalhos “Maldito Passarinho” e “Interrogatório”.
Dos quatro trabalhos que disputaram a final, dois deles venceram o 2º lugar.  Na Categoria Conto, “O Último Ponto” saiu vencedor; na Categoria Crônica, o vencedor foi “Interrogatório”.
A Cerimônia de Premiação aconteceu no dia 25 de agosto e foi realizada no Auditório do CEFET Campus III, em Leopoldina.
  
A cidade

Leopoldina é um município brasileiro do Estado de Minas Gerais. Pertence à Zona da Mata Mineira, localiza-se a sudeste da capital do estado, distando desta 322 quilômetros[. Sua população estimada em julho de 2015 era de 53 145 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ocupa uma área de 943 km².
Leopoldina conta com atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, como a Catedral de São Sebastião, o Museu Espaço dos Anjos, o Museu da Eletricidade, o reservatório da Usina Maurício, o Morro do Cruzeiro. Alguns dos principais eventos que acontecem no município são a Exposição Agropecuária e Industrial, a Feira da Paz e o tradicional Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba.

Conto “Último Ponto” ganha livro


O conto “Último Ponto”, que venceu o 2º lugar do IV Concurso Literário da ALLA - Academia Leopoldinense de Letras e Artes, acaba de ganhar um livro. Este prêmio foi recebido da Editora Costelas Felinas.
Trata-se do Prêmio Miau de Literatura, Ano 1 / 2017. A Costelas Felinas se propôs a editar 1 exemplar gratuito para todo poeta/escritor que enviasse sua obra para o concurso.
Ao todo foram 328 títulos entre poesia e prosa.

Autores de todo o Brasil, além de Moçambique, Angola, Itália, México e Portugal enviaram seus títulos para  o Prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário