Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017


Edição 204 – Novembro 2017
Programa de segurança da PM, via celular, amplia atendimento


O Programa “Celular Seguro”, idealizado pela Polícia Militar, vai expandir o atendimento em caso de furto ou roubo. Usuários que se cadastrarem no sistema poderão ser localizados em caso de recuperação do bem. Segundo o comandante do 48º Batalhão, tenente coronel Hércules Freitas o site teve sua criação iniciada no final de 2015, sendo cuidadosamente preparado ao longo dos últimos meses, de forma que pudesse disponibilizar ferramentas e­ cientes para auxiliar o cidadão.
Em versão piloto, o projeto foi implementado em Ibirité e demais cidades atendidas pelo batalhão (Sarzedo, Mário Campos e Brumadinho). Partindo de uma demanda interna do 48º BPM, também observada nas demais unidades da PMMG, a proposta era "criar mecanismos de maior aproximação da sociedade com a Polícia Militar, atuando com medidas simples, mas e­ eficazes", aponta o comandante. Surgia, então, o site Celular Seguro, instrumento que combina inovações e tecnologia, como caracteriza o tenente coronel, para facilitar o acesso de todos e inibir as ações criminosas, os furtos e roubos de aparelhos de telefonia celular.
Efetivamente, o dispositivo foi aberto ao público para cadastros no ­ final do mês de julho deste ano, quando foi lançado informalmente, em algumas redes sociais, até mesmo para verificar a aceitabilidade e o retorno de um público menor. Ocorre que o resultado foi de tal forma positivo que o comando optou por ampliar o sistema e os cadastros imediatamente.

Como fazer o cadastro

O cidadão mineiro precisa cumprir pequenas etapas para o cadastro no site Celular Seguro. Além de informar seu e-mail e telefone principal, o internauta cadastra dados pessoais e informações do aparelho celular (marca, modelo e o código IMEI – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho). A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, o cidadão pode gerenciar seus telefones cadastrados e alertar o roubo/furto de celulares.
Uma das funções oferecidas no site Celular Seguro é de estimular as pessoas a conhecer e utilizar a ferramenta de rastreamento que já está disponível em cada aparelho (nos smartphones), pois é sabido que, mesmo sendo dispositivos pré-instalados em cada sistema operacional, muitos ainda não conhecem ou utilizam.
O comandante Hércules a­ afirma que os cadastros já podem – e devem – ser realizados por todas as pessoas no estado de Minas Gerais, e em qualquer região do país, de forma que, quando houver a ampliação em todos os níveis, já estejam com suas informações inseridas no sistema.
Outro detalhe que reforça essa importância de já cadastrar é que todos os furtos e roubos de celulares em nosso estado podem ser acessados e, em caso de localização, seus proprietários serão comunicados. Em caso de localização, será realizado o contato com todo cidadão, independentemente de onde ele esteja.
Vale destacar que o cadastro e alerta de furto/roubo no sistema não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve continuar a ser feito pela vítima junto à Polícia Militar de Minas Gerais.
Mais informações podem ser acessadas no link: www.policiamilitar.mg.gov.br/celularseguro

Com informações do DOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário