Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Edição 205 – Janeiro 2018
Homem morto disputa eleições em Brumadinho, tem 126 votos e agora é taxista
O morto disputou pelo PTC, que elegeu Valcir “Rambinho”, atual Secretário de Ação Social, coligado com o PSDB de Cid Barcelos, apoiando Nenen da ASA (PV)
Documento da Receita Federal do Brasil com a informação de que
Derli Augusto teria falecido em 2002
O homem foi morto em 2002, segundo informações da Receita Federal do Brasil. No entanto, o “morto” disputou eleições em 2016, e, mesmo “morto”, obteve 126 votos. Agora ganhou, do Prefeito Nenen da ASA (PV), a quem apoiou nas eleições, autorização para usar a placa de táxi. O “morto” disputou pelo PTC - Partido Trabalhista Cristão -, partido cujo Presidente é o Secretário de Ação Social, Valcir “Rambinho”, que foi eleito vereador com a ajuda desses 126 votos. O “morto” fez parte da coligação PTC / PSDB. O PSDB é presidido por Cid Barcelos, irmão de Nenen da ASA (PV) e atual Secretário de Obras da Prefeitura. 

Surpresas e mais surpresas

Os atuais taxistas de Brumadinho foram surpreendidos com a presença de mais um veículo de táxi no ponto, um VW/Gol, 2010-2011, prata, placa HOG 0612. Conforme a Constituição Federal, desde 1988, para um cidadão poder trabalhar com um táxi, ele deve disputar um processo licitatório preparado pela Prefeitura. Não foi o que aconteceu. Assim, a autorização que liberou a placa, dada pelo Prefeito Nenen da ASA (PV), configura-se como ilegal, conforme a CF.

Taxista aos 7 anos de idade

Mas as surpresas não pararam aí. Segundo um dos taxistas, na praça há mais de 10 anos, quando foram verificar a origem da placa de táxi, descobriram que ela pertencia a Nilberto de Souza Rodrigues, CPF 013.983.366-88, nascido em 2.5.1981, que a recebeu quando era ainda criança, aos sete anos de idade. A placa foi doada pelo então prefeito José Ernesto Teixeira, em 23 de julho de 1988, pleno período eleitoral. A placa de táxi ficara todos esses anos sem ser usada.
 
O documento de transferência da placa
Mais surpresas

Taxistas ficaram mais surpresos ainda quando consultaram o CPF do novo taxista. Ao consultar a Receita Federal do Brasil, o órgão informou, no dia 19 de dezembro de 2017, que o então taxista estaria morto desde o ano de 2002, há 15 anos atrás, quando teria 36 anos de idade, já que nasceu em 18/07/1966.
Derli Augusto das Chagas, o Derli Gambá, brasileiro, portador de curso superior, divorciado, morador do bairro Planalto II, em Brumadinho, CPF 572737076-00, seria o morto.
A reportagem do Jornal de fato teve acesso ao documento de transferência da placa. Os CPF’s realmente coincidem, são da mesma pessoa, Derli Augusto das Chagas, o Derli Gambá.   

Documentos de Nilberto de Souza Rodrigues, nascido em 2.5.1981,
que recebeu a placa de táxi quando era ainda criança, aos sete
anos de idade 

Outro lado

No dia 15 de janeiro (assim como no dia 31) a reportagem do Jornal de fato verificou na Receita Federal a situação cadastral do CPF 572.737.076-00 e era a mesma: o órgão continuava informando que o Sr. Derli Augusto das Chagas, o Derli Gambá, estaria morto. Na mesma data a reportagem entrou em contato com o Sr. Derli, perguntando sobre o CPF, a placa de táxi e a autorização para atuar como taxista. Mas não obteve respostas.
Depois de vários dias, o Sr. Derli respondeu via whatsapp: “Assim que tirar cópia te mando”, referindo-se apenas à copia da autorização, sem tratar dos outros questionamentos feitos pelo Jornal. O jornal respondeu, no último dia 29/1: “Continuamos aguardando. A edição está fechando.”  
Até o fechamento da edição, não tivemos mais retorno do Sr. Derli. Assim, o jornal não pôde fazer outras perguntas que esclarecessem a questão.

Documento da Receita Federal do Brasil com a informação de que
Derli Augusto teria falecido em 2002
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário