Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Edição 205 – Janeiro 2018
Servidores municipais se preparam para campanha salarial
Enquanto vereadores se deram 10% de aumento em 2017, servidores estão há dois anos sem reajuste, não receberam prêmios devidos e nem 1/3 de férias. Além disso, Prefeitura desconta dinheiro dos servidores mas o dinheiro não chega ao Sindicato


Servidores Públicos Municipais se reuniram no último dia 11 de janeiro em assembleia. O evento aconteceu na Câmara Municipal, no final de tarde. Em torno de 25 servidores estiveram presentes e discutiram sua situação na Prefeitura de Brumadinho.  Presente também Maria Celeste de Miranda, do Sind-UTE, subsede de Brumadinho e da Direção Estadual e três vereadores, Max Barrão (PP), Caio Cesar de Assis Braga (PTB) e Alessandra do Brumado (PPS). Mesmo vereadores que são servidores públicos, como Vanderlei Xodó (PRB) e Renata Marília (PPS) não compareceram. Presente ainda uma pessoa representando a FESEMPRE.
Os servidores estavam dando início à sua campanha salarial deste ano. Além de estarem há dois anos sem reajuste, os servidores passam por outros problemas, como a falta de pagamento de vários benefícios.
Entre os benefícios que a administração de Nenen da ASA (PV) não pagou estão o abono de R$ 100,00, pelo Dia do Servidor e o 1/3 de férias. Não foram pagos também o prêmio de 30% e as progressões na carreira . “Simplesmente estão rasgando o Estatuto”, disse Aendson Caio, o Teco, Presidente do SindBrum – Sindicato dos Servidores Públicos de Brumadinho.

Professores

Aendson Caio -
Presidente do SindBrum
Maria Celeste lembrou que o piso dos professores também está há dois anos sem rejuste e que nem cesta de natal receberam em 2017. “Nós precisamos realmente reagir em relação a isso”, disse a sindicalista, que também chamou a atenção para a luta contra a reforma da Previdência, falando da pouca participação dos trabalhadores de Brumadinho. “Vocês têm que ir para a rua, se organizar, unir forças”, convocou Celeste.
Já o Vereador Max Barrão (PP) reclamou da postura da maioria dos vereadores, dizendo que há horas em que “se envergonha” dos colegas que tentam impedir a fiscalização, e citou vários indícios de corrupção no governo de Nenen da ASA (PV).
Alessandra do Brumado (PPS), por sua vez, assumiu o compromisso de “chamar os sindicatos para conversar quando tiver algum Projeto de Lei sobre os servidores”.

Pior gestão da Prefeitura

“A pior gestão que eu já vi em todos esses tempos em Brumadinho é essa”, disse Marcelo Galdino da Silva, pintor, servidor da Secretaria de Obras. Quando falou sobre os vereadores, que se deram um aumento de 10% em 2017, criando um tíquete-alimentação, foi aplaudido pelos colegas servidores. O tíquete de R$ 735,00 (setecentos e trinta e cinco reais) foi criado por propostas da Presidente da Câmara, Alessandra do Brumado (PPS).
“Muitas coisas que estão fazendo não é certo, não é certo mesmo”, continuou Marcelo, referindo-se à Administração de Nenen da ASA (PV). “Precisamos colocar um ponto final nessa bagunça que está acontecendo em Brumadinho. Eu só quero justiça! Quando o prefeito precisou de mim, ele bateu na minha porta. Cadê ele?”, questionou.
Marcelo Galdino da Silva:
"Eu nem sei quem ele é",
referindo-se ao Secretário
de Obras, Cid Barcelos,
irmão do Prefeito, que,
segundo Marcelo, nunca
é visto no trabalho 

Segundo Galdino, o Secretário de Obras, Cid Barcelos (PSDB), só foi visto por ele uma vez na Secretaria. “Eu nem sei quem ele é. Tem que cortar o dia dele! Ele é melhor do que eu?”, questionou, quando foi aplaudido de pé. Cid Barcelos assumiu a Secretaria em agosto, depois que o então Secretário de Obras, Daniel Hilário de Lima Freitas, foi preso, acusado de ser “laranja” da empresa BK Transportes (Barcelos e Karam Transportes). Daniel de Freitas foi preso no dia 17 de julho e só foi exonerado no dia 29 de agosto, 44 dias depois. A Prefeitura não informou se o ex-secretário recebeu os salários de julho e agosto sem ter ido ao trabalho.
“É melhor morrer tentando do que se entregar”, disse Marcelo Galdino no final de seu discurso.
Outro servidor bastante indignado era Arthur Diego do Nascimento. Questionado por nossa reportagem sobre o que ele achava que deveria acontecer para que a campanha salarial dê certo, respondeu: “Uma greve, paralisação. Porque, sem isso, vão empurrar com a barriga. Só vai mudar quando os servidores reagirem a e mostrarem que estão dispostos a fazer mudanças.”
Já na opinião do Presidente da entidade, “ter diálogo com a prefeitura” é a saída. “Talvez recorrer à greve”, completou ele. Apesar dos servidores da Saúde, a segunda maior secretaria não terem participado, Caio disse que seriam procurados para se incorporarem à luta.
 
O servidor Arthur Diego do Nascimento: disposição
para ir à greve
“Apropriação indébita”

Se você, caro leitor, pegar o dinheiro que pertence a uma pessoa e ficar com esse dinheiro, de que será chamado? Essa palavra que você, leitor, provavelmente pensou, muitas vezes recebe um nome diferente: “Apropriação indébita”. É o que o prefeito de Brumadinho, Nenen da ASA (PV) está fazendo, segundo está registrado no site da FESEMPRE. Diz o site, acessado no dia 18 de janeiro deste ano (http://www.fesempre.org.br/00,INT-NOTICIA40341990,00.html):
Durante a visita dos assessores da Fesempre ao município de Brumadinho, houve ainda uma segunda reunião. Essa com a presença do procurador-geral do Município, João Batista e o secretário de Administração, Flávio Capteville. O debate girou em torno do repasse da Contribuição Sindical 2017. Segundo os dirigentes do SindBrum, a Contribuição foi descontada dos servidores, porém não foi repassada para o sindicato.
‘Conversamos com o procurador e o secretário e deixamos claro que o objetivo do sindicato não é trazer prejuízos ao Município, mas apenas, receber o valor que é de direito. A retenção desse recurso pode se caracterizar em apropriação indébita (...)’, disse o assessor sindical da Fesempre, Afonso Donizeti.”

Em resumo: o dinheiro saiu dos salários dos servidores e deveria chegar ao Sindicato. Mas não chegou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário