Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Edição 118-Outubro/2010
Eleições 2010
Dinis é majoritário e prefeito sai enfraquecido

As eleições em Brumadinho não tiveram resultado muito distinto do resto do estado. Algumas situações se repetiram e algumas novidades se apresentaram. Na disputa para a Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro (PSDB), mais votado em Minas Gerais, com 163 mil votos foi o mais votado novamente em Brumadinho, alcançando 4072 votos. A disputa para deputado federal apresentou novidade. Em 2002, Maria do Carmo (PT) foi a mais votada e Nárcio Rodrigues (PSDB) ficou em segundo. Em 2006, essa relação se inverteu e Maria do Carmo ficou em 2º, Nárcio em 1º. Desta vez, com Maria do Carmo fora da disputa, Nárcio perdeu para um novato, Toninho Pinheiro (PP), ex-prefeito de Ibirité e irmão de Dinis Pinheiro. Toninho alcançou 3.811 votos e Nárcio apenas 2801, apesar de ter sido apoiado pelo prefeito e Inhotim.
Algumas lideranças brumadinenses saem desgastadas com o resultado alcançado para seus apoiados.
Brumadinho tinha dois candidatos, uma a deputada estadual e outro a federal. Mara Karam (PT) obteve 730 votos em Brumadinho e mais 638 no estado, totalizando 1.368. Wilson Gouveia (PHS) obteve 788 votos na cidade e mais 1.113 no estado, totalizando 1.901 votos.
Na disputa para cargos majoritários, para o senado, Aécio Neves (PSDB) obteve 13.263 votos, 43%; Itamar obteve 7985, 26% e Fernando Pimentel (PT) 7319, 24%. O segundo senador da chapa do PT, José Vieira Filho (PCdoB), o Zito, ficou com 1823, 6%.
Já para o cargo de Governador, Anastasia alcançou 10988 votos, equivalente a 68%, contra 4674 de Hélio Costa, 29% dos votos.
Os votos para Presidente também seguiu a tendência nacional. Dilma Rousseff emplacou o primeiro lugar, com 7.997 votos, 45,5%, contra 5245, 29,8% de Serra e Marina ficou com 4158, 23,6%.

Apoios

Entre os que saem enfraquecidos da disputa está o prefeito Nenem da ASA (PV). Seu candidato a deputado estadual, Agostinho Patrus (PV), alcançou apenas 1143 votos. O prefeito e sua família apoiaram também outro candidato, de outro partido, do PSDB, Nárcio Rodrigues, apoiado também por Inhotim. Apesar do crescimento do eleitorado em relação à ultima disputa para deputado, Nárcio obteve bem menos votos, 2801, contra 3120 em 2006.
Outro que saiu bastante enfraquecido foi Breno Carone, do PMDB. Apesar da campanha intensa, com comitê instalado, Kombi rodando pelo município, seu candidato, Saraiva Felipe (PMDB), só conseguiu 250 votos, ficando em 7º lugar em Brumadinho.
Outro que não conseguiu quase nada foi o ex-petista João Flávio. Abandonando o PT de Brumadinho quando tinha contra ele um processo de expulsão do Partido, o ex-candidato a prefeito por 3 vezes – e que apoiou Tunico Brandão (PMDB) na última eleição - nesta apoiou Gabriel Guimarães e Paulo Lamac, ambos do PT. Guimarães obteve apenas 123 votos, 19º lugar no município, e Lamac, 109, 22º.
Veja abaixo alguns dos mais votados em Brumadinho, a quantidade de votos e alguns apoiadores.

Deputado estadual       

Candidato                    Nº de votos                        Apoiadores

Dinis Pinheiro (PSDB) 4072                        Ze Paulo, Tunico Brandão, Ver. Itamar Franco, Leco do Gibiu, Neném do Brumado  
Agostinho Patrus (PV) 1143                                    Família do prefeito Neném da ASA
Mara Karam (PT) 730                                                    Ana Lúcia Gonçalves
Rogério Correia (PT) 389                                               Reinaldo Fernandes, Nara Paraguai, Custódio Passos, Marcos da Sapatinha, Aline, Álvaro Gaia  
Carlos Gomes (PT) 291                                                 Vera. Lilian Paraguai
Ivair Nogueira (PMDB) 262                                         Vera. Marta da Maroto
Vander Borges (PSB) 220                                              Juca Dornas
Paulo Lamac   109                                                          João Flávio


Deputado federal      

Candidato                                           Nº de votos                        Apoiadores

Toninho Pinheiro (PP)                   3811                      Ze Paulo, Tunico Brandão, Ver. Itamar Franco, Leco do Gibiu
Nárcio Rodrigues                            2801                      Família do prefeito Neném da ASA, Inhotim
Wilson Gouveia                               788                        Janaína Friche
Nilmário Miranda                           748                        Reinaldo Fernandes, Nara Paraguai, Custódio Passos, Marcos da Sapatinha, Aline Quintão, Israel Ferreira e Rita, Álvaro Batista, Lilian Paraguai  
Jaiminho Martins                            481                        Tunico da Bruma
Reginaldo Lopes                              272                        Ana Lúcia Gonçalves, Mara karam
Saraiva Felipe                                   250                        Breno Carone
Vitor Penido                                      185                        Emílio Jardim
Gabriel Guimarães                          123                        João Flávio

Edição 118-Outubro/2010
Dilma, primeira mulher Presidente do Brasil

Às vésperas do primeiro turno, a maioria dos institutos de pesquisa apontava vitória da petista Dilma Rousseff. Mas a vitória não se confirmou. Vítima de uma ampla campanha de difamação, orquestrada desde a internet, com grande importância de setores da Igreja Católica e passando por manipulação da grande mídia, a candidata petista teve que se recompor e enfrentar um duro segundo turno. Uma das campanhas mais baixas desde a redemocratização continuou, não apenas na internet, mas também em outros espaços como na diocese de Garulhos - SP, onde um bispo católico, dom Luiz Gonzaga Bergonzini - mandou confeccionar dois milhões de panfletos pedindo para os fiéis não votarem em Dilma. Até o Papa resolveu influenciar nas eleições brasileiras, recomendando que os católicos não votassem em candidatos que defendessem o aborto, numa acusação indireta à petista, mesmo depois de inúmeras declarações em que ela desmentiu a boataria.
A eleição nacional lembrou as eleições municipais de 2000 em Brumadinho. Há duas semanas do pleito, uma pesquisa apontava a vitória do então petista João Flávio com 4% de diferença. Após sofrer uma campanha espúria e difamatória através de cartas anônimas distribuídas fartamente no município, especialmente na área rural, o petista perdeu as eleições para Antônio do Carmo Neto, o Tunico da Bruma (PMDB), por 124 votos de diferença, 0,68% do total.      

Grande mídia a favor de Serra

No dia 24 de setembro, Luís Fernando Veríssimo, talvez o maior escritor vivo do Brasil, publicou no jornal O Estado de S. Paulo um texto a que chamou de “Corrida dos 10 dias”. “De hoje à data da eleição teremos dez dias de manchetes nos jornais e duas edições da Veja. Não sei até quando podem ser publicadas as pesquisas sobre intenção de voto, mas até a última publicação – aquela que, segundo os céticos, é a mais confiável, pois é a que garante a credibilidade e o futuro dos pesquisadores – veremos uma corrida emocionante: o noticiário perseguindo os índices da Dilma para tentar derrubá-los antes da chegada, no dia 3. O prêmio, se conseguirem, será um segundo turno. Se não conseguirem a única dúvida que restará será: se diz a presidente ou a presidenta?”, dizia Veríssimo. “Ainda faltam dez dias de manchetes e duas edições da Veja, quem sabe o que virá por aí?”, completava ele, lembrando que “desde UDN x Getúlio nenhum presidente brasileiro foi tão atacado e denunciado quanto Lula. Desde sempre, nenhum presidente brasileiro acabou seu mandato tão bem cotado.” E o escritor provocava o leitor ao final de seu texto: “Mas a corrida dos dez dias começa hoje e seu resultado ninguém pode prever com certeza. Virá alguma bomba de fragmentação de última hora ou tudo que poderia explodir já explodiu? O que prevalecerá no final, os índices inalterados da Dilma ou o noticiário? Faça a sua aposta.”
Veríssimo estava correto, e a disputa foi vencida pelo noticiário, pela boataria, pelas mentiras e manipulação. O episódio da “bolinha de papel” foi um dos exemplos de manipulação protagonizado pelo candidato tucano José Serra e reproduzido por ampla parcela da grande imprensa, especialmente a Rede Globo de Televisão, que lembrou a manipulação do debate entre Collor e Lula de 1989. A Globo chamou até o famoso perito Ricardo Molina, que investiga casos polêmicos há décadas, demitido da Unicamp em fevereiro de 2001 por supostas irregularidades administrativas as quais contesta. A versão global de que Serra teria sido atacado por militantes petistas foi desmascarada pelo SBT, que filmou o candidato sendo atingido por uma bolinha de papel e, 20 minutos depois, após receber um telefonema, Serra simulou estar se sentindo mal, passando a mão na cabeça, talvez por esquecimento, no lado contrário onde a bolinha o atingiu.

Grande imprensa não desiste

Apesar de todas as pesquisas – exceto as de Serra – dos 4 maiores institutos (Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus) apontarem vitória folgada de Dilma, ampla parcela da grande imprensa não desistiu de Serra (PSDB). No dia 25 de outubro, a seis dias do pleito, o Vox Populis dava uma diferença de 14% a favor de Dilma mas a Globo de William Bonner e Fátima Bernardes não tratou do assunto. No dia 27, a 4 dias da votação, o Sensus mostrava 17,2% a favor de Dilma, 58,6 contra 41,4, mas novamente o assunto não foi pauta da Rede Globo de Televisão. No dia 30, vésperas da eleição, pesquisa do Vox apontava Dilma com o mesmo índice do dia 25, 57 X 43, 14 pontos de diferença. O Sensus mostrava uma diferença de 14,4,57,2 X 42,8.mas a rede Globo e praticamente toda a grande imprensa não divulgou os dados. A Globo preferiu divulgar apenas os resultados de Datafolha e Ibope: em ambos, Dilma recuara 2 pontos, tendo 10 e 12% de vantagem, respectivamente.
Dentro da margem de erro das pesquisas, todos os institutos acertaram. Dilma foi eleita com folga, chegou a 55.752.529 (56,05%) de votos, contra 43.711.388 (43,95%) de Serra, vantagem de 12,1%. Apesar de toda campanha suja contra Dilma, prevaleceu o sentimento dos brasileiros de que o país melhorou muito com o governo do operário Luiz Inácio lula da Silva (PT).  Como disse Luís Fernando Veríssimo, “o que talvez precise ser revisado, depois dos oito anos do Lula e depois destas eleições, quando a poeira baixar, seja o conceito da imprensa como formadora de opiniões”.

Sociedade organizada reagiu a tempo

A campanha de Dilma só conseguiu mudar os rumos da história porque conseguiu reagir a tempo. Uma empresa foi contratada para cuidar, 24 horas por dia, de subsidiar os militantes e simpatizantes da candidata com informações corretas sobre os temas. Os internautas dilmistas ocuparam e-mails, o twitter, Orkut, para rebater as acusações e defender sua candidata. O episódio da “bolina de papel” virou chacota na internet,quando foi criado até um jogo em que uma animação mostrava Serra atrás da bancada do Jornal Nacional, da Rede Globo. Artistas e intelectuais, capitaneados por Chico Buarque, Eric Nepomuceno, Frei Betto, Leonardo Boff produziram manifesto de apoio. Dezenas de Bispos da Igreja Católica e evangélicas produziram documentos defendendo a vida e a candidata do PT. Centrais sindicais se posicionaram e o povo foi para a rua. Em Belo Horizonte, 21 anos depois da histórica disputa entre Lula e Collor, a Avenida do Contorno foi abraçada no dia 23 de outubro por milhares de petistas e dos partidos aliados e simpatizantes da campanha de Dilma. 
Em Brumadinho, os militantes petistas panfletaram no Centro da cidade, um carro de som rodou pelos bairros pedindo votos e uma carreata foi realizada no sábado, vésperas do pleito.     
Impedido de falar, escrever, e dar aulas*, enfim, silenciado pelo Papa Bento XVI quando ele ainda era o braço direto de João Paulo II, o teólogo Leonardo Boff lembrara que 2002, ”a esperança venceu o medo”, referindo-se à primeira eleição de Lula. E completou: “Desta vez, é a verdade que vai vencer a mentira!”. Dilma foi eleita Presidente, a primeira mulher Presidente do Brasil.    
     
Nota da redação: O alemão Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, em setembro de 1984, era cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – nome dado ao antigo Tribunal da Inquisição da Igreja Católica. Ratzinger conduziu o interrogatório que culminou com a condenação de Leonardo Boff a um ano de “silêncio obsequioso”, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro "Igreja: Carisma e Poder". 

Dilma vence também em Minas

Com 58,45% dos votos válidos, a candidata Dilma Roussef (PT) foi a vencedora do segundo turno presidencial em Minas Gerais, alcançando 6.220.125 votos. José Serra (PSDB) teve 4.422.294, representando 41,55 % dos votos válidos. O índice de abstenção ficou em 20,98%, dentro da média história para o segundo turno presidencial no Estado. Os votos em branco foram 297.028 (2,59%) e nulos 529.422 (4,62%).
Já em Belo Horizonte, a diferença foi de 0,68% a favor de Serra, que obteve 662.232 votos (50,39% dos válidos) contra 651.989 votos de Dilma Roussef, correspondendo a 49,61%.

Dilma vence fácil em Brumadinho

Em Brumadinho, a petista Dilma Rousseff teve um desempenho melhor do que em Minas e no Brasil. Das 82 seções do Município, o candidato tucano venceu em apenas 7, sendo duas localidades e uma urna no Centro. Nas 6 urnas da escola o Padre Machado, Dilma ficou com 62% dos votos, contra 38 de Serra. Conceição de Itaguá, o Brumado, um dos maiores colégios eleitorais de Brumadinho, mais uma vez mostrou que gosta muito de votar no PT. A candidata petista obteve 69% dos votos, contra 31 de Serra%. Em 2006, Lula obteve 83% dos votos no 2º turno.
Outra localidade que manteve a tradição de votar bem no PT foi Aranha. Dilma alcançou 70% dos 576 votos, contra 30 de Serra.      
Se no primeiro turno das eleições, Dilma Rousseff emplacou o primeiro lugar, com 7.997 votos, 45,5%, no segundo Brumadinho ampliou o apoio à candidata do PT. Dilma alcançou 10.491votos, o equivalente a 60,04% dos votos válidos, contra 6982 do Tucano, 39,95%, diferença de 20,09%, contra 12% no Brasil e 17% em Minas. 

Campeões de votos

Quem mais contribuiu em Brumadinho para a eleição de Dilma foi a localidade de Marinhos. Dilma faturou nada menos do que 78% dos votos contra apenas 22% do Tucano. Córrego de Almas veio em seguida, com 77% dos seus 93 votos para a petista. Melo Franco também contribuiu de forma importante, com 72% de votos pró Dilma. As urnas que recebem os votos de José Henriques e Soares mostraram a preferência para a candidata de Lula, com 70% dos votos a seu favor. Córrego do Feijão se igualou ao Brumado, contribuindo com 69%, mesmo percentual da localidade de Martins. Os eleitores da região da Escola Paulina Aluotto Ferreira – Progresso e Progresso II, COHAB, Residencial, Dom Bosco, Grajaú, Barroca - também votaram em peso na candidata do PT: foram 64% dos votos. 

Onde Dilma foi mais bem votada

LOCALIDADE  PERCENTUAL DE VOTOS DE DILMA  PERCENTUAL DE VOTOS DE SERRA


Marinhos                                                           78                                                          22
Córrego de Almas                                           77                                                          23
Melo Franco                                                      72                                                          28
José Henriques e Soares                                 70                                                          30
Conceição de Itaguá                                       69                                                          31
Córrego Feijão                                                   69                                                          31
Martins                                                               69                                                          31
Região da escola Paulina                              64                                                          36


Vitória acachapante de Serra
Dilma perde feio em Brumadinho

O tucano José Serra impingiu uma derrota terrível na petista Dilma Rousseff. Brumadinho possui 30 locais de votação. Desses, em um deles, Serra obteve uma vitória esmagadora sobre o PT. No condomínio fechado Retiro das Pedras, Serra obteve nada menos do que 83% dos votos, contra míseros 17% da petista Dilma.  Dos 683 votos válidos, Serra recebeu 401 e Dilma amargou apenas 85 votinhos. A sorte da petista foi que 157 moradores do condomínio não foram às urnas. Talvez tenham viajado, uma vez que havia um feriado na terça feira, e, provavelmente, gente como aquela não trabalharia na segunda. Se esses 157 moradores tivessem ido votar, a derrota de Dilma Rousseff poderia ser muito mais humilhante.
Os moradores do condomínio fechado Retiro das Pedras são considerados os mais ricos do município de Brumadinho.

Dilma perde também em Casa Branca

O segundo lugar em que a petista perdeu foi em Casa Branca. Lá também existem vários condomínios fechados. E mais: nos condomínios mora uma turma ligada ao Partido Verde. A diferença entre os condomínios de Casa Branca e o Retiro das Pedras é que em Casa Branca há também pessoas pobres e de classe média baixa e média. Colocando as duas realidades na balança, a votação ficou 55% a favor do PSDB de Serra contra 45% do PT de Dilma. 
Além de Casa Branca e Retiro das Pedras, Dilma perdeu em apenas uma seção do Município. Na seção do INSS, que recebe eleitores da área mais central da sede de Brumadinho, Serra obteve 124 votos contra 122 de Dilma, uma diferença de 0,8%.
   
Condomínios e Belo Horizonte

Os moradores dos condomínios de Brumadinho pouca ou nenhuma relação mantêm com o Município. Regra geral, seus moradores trabalham em Belo Horizonte e dormem em suas belas casas nos condomínios. Há mesmo os que só estão nos condomínios nos finais de semana. Curiosamente, a petista Dilma Rousseff perdeu também em Belo Horizonte.
   
Homenagens à Presidenta Dilma

DILMA

À noite uma estrela brilha
um novo dia amanhece
o BRASIL engrandece
com primeira  PRESIDENTA, 
DILMA ROUSSEFF
Quem é DILMA?
UMA CIDADÃ BELO HORIZONTINA
Começou sua carreira política ainda menina
Hoje os direitos são iguais
só DILMA sabe contar essa historia
muito mais DILMA 
BRASIL é modelo
onde  LULA reflete nesse espelho
sou  CATADOR de papel, um cidadão
Agradeço LULA, o único presidente
Que pegou em nossa mão
Parabéns,  DILMA,
a primeira presidenta BRASILEIRA
que toma a responsabilidade
de empunhar nossa bandeira
DILMA, vivo de materiais recicláveis,
num trabalho COLETIVADO
Tenho certeza  que você não vai deixar o LIXO
por grandes  EMPRESAS SER TERCEIRIZADO

CATADOR,  POETA DO LIXO,
Aguinaldo de Fátima


“DE UM POVO HEROICO UM BRADO RETUMBANTE: DILMA! DILMA! DILMA!  ILUMINANDO O SOL DO NOVO MUNDO” NOVO BRASIL!!!!!

MEU CORAÇÃO BATE FELIZ!!!!!!  Respeito o direito das pessoas voarem rumo aos seus sonhos em uma terra que O Grande Líder tem anseios de liberdade, luta pela igualdade e equidade; de matar a fome dos pobres; de dar oportunidade educacional; de adquirir bens; de brilhar e crescer, crescer e ser feliz. O Brasil dormiu hoje mais justo, mais livre, mais democrático, mais agradecido, pois deu a Lula o que é de Lula, o reconhecimento pelo grande presidente que é elegendo sua indicada Dilma Russeff., coisa que não acontecia há 80 oitenta anos. O presidente atual fazer seu indicado sucessor. E a Dilma o que é de Dilma:
Primeira Presidenta do Brasil!
DILMA competência superando barreiras, viabilizando conquistas entregues a delivery ao coração do POVO! Venceu toda discriminação e toda sorte de maracutaias, implantadas, imorais, regadas com a água da inveja, da cobiça e da certificação que são pequenos diante de quem é Povo em Primeiro Lugar.
VIVA DILMA! Viva Lula! Viva o Povo Brasileiro. E ouçam de um povo heróico um brado retumbante: DILMA! DILMA!
Margarida de Mello, na noite de 31 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário