Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Edição 120-Janeiro/2011



AMOSEC realiza 1ª Feira da Paz

A Associação de Moradores dos bairros Santa Efigênia e Carmo – AMOSEC –, com o objetivo de integrar a comunidade nas atividades artístico culturais da entidade, realizou, no último dia 30 de janeiro, sua I FEIRA DA PAZ. O evento aconteceu no bairro Santa Efigênia, perto da Igreja de São Cristóvão, em espaços das ruas José Gabriel da Costa, Piedade do Paraopeba e instalações do Centro da Juventude José Maria Bibiano.
A Direção da AMOSEC previu um evento ecumênico e diversificado, embora tenha tido dificuldades para implementá-lo em sua totalidade. Mesmo assim, muitas atividades aconteceram, especialmente no final da tarde do domingo.

Atividades

As atividades tiveram início às 7 da manhã, quando os organizadores aproveitaram celebração religiosa que acontece todos os domingos na Capela de São Cristóvão e realizaram a Missa da Paz. Aconteceu ainda uma palestra do atual presidente da AMOSEC, Antônio Marcos Gomes Cordeiro, o Toninho,que falou sobre a importância da associação de moradores; apresentação da Corporação Musical Santa Efigênia; bingo, com participação do locutor do Superluna, Jadir Laureão e apresentação musical de artistas locais, com intervenções do Grupo Teatral Gema, em performances teatrais.
Durante todo o dia aconteceu uma exposição histórica da AMOSEC, bazar, penteado afro e corte de cabelo a preço baixo. Não faltou ainda o tradicional tropeiro da Vilma do Zé Maria (Sr. José Maria Bibiano, patrono da cultura popular do Santa Efigênia e cujo Centro da Juventude leva o nome). Através de uma parceria com um dos coordenador do projeto Adote Uma Árvore, o vereador Nino Resende (PC do B), de São Joaquim de Bicas, foram distribuídas mudas de árvores, inclusive frutíferas durante todo o dia.
Ainda de manhã teve início a votação de associados que elegeram a 13ª diretoria da AMOSEC. Lilian Silva foi eleita presidente. Conversando com a reportagem do de fato, Lilian disse que sua expectativa é que aconteçam melhorias para os bairros. “Espero que consigamos fazer com que a comunidade cresça, estabelecendo parcerias com outras entidades dos Movimentos Populares”, declarou.
Para a vice-presidência foi eleito Antônio Marcos Gomes Cordeiro, o Toninho. Toninho considerou a iniciativa de fazer a I Feira da Paz ótima. “A gente tem que pregar a paz e a união, como pregam todas as religiões”, disse ao de fato o líder comunitário. Segundo ele, é necessário conscientizar os moradores dos dois bairros da importância que é uma associação de moradores, principalmente na relação com o Poder Público. “Unidos podemos conseguir melhorias para nosso bairro”, disse Antônio Marcos, que agradeceu aos que colaboraram com ele enquanto esteve à frente da Associação. Agradeceu também a Prefeitura, que emprestou palco e som.

Como nasceu e quem é a AMOSEC


A Associação de Moradores dos bairros Santa Efigênia e Carmo - AMOSEC, em Brumadinho/MG, entidade social sem fins lucrativos, surgiu em 1988.
Em meados de 1987, um grupo de pessoas se organizou a fim de discutir a falta de creche e pré-escola para as várias crianças dos bairros, que não dispunham de transporte escolar público para chegarem às poucas escolas daquela época. O que era um gesto emergencial revelou-se um grande sucesso, com demanda crescente. Criou-se então a AMOSEC, que a partir daí seria a instituição responsável pelo Pré-Escolar, que passou a funcionar no térreo da Mercearia Pires, mais conhecido como Bar do Vicente, no bairro Santa Efigênia.


Nos próximos anos, a AMOSEC encontrou dificuldades diversas, desde a doação de um terreno para funcionamento definitivo do Pré-escolar, até a falta de incentivo mínimo do poder público, e então, o pré-escolar foi extinto, após dois anos de funcionamento. Porém, a AMOSEC se orgulha por ter, de certa forma, colaborado para que a administração municipal da época criasse os Cemac´s, uma vez que o executivo municipal se viu pressionado a suprir a demanda que havia.


A AMOSEC, em seus 22 anos de existência, pautou-se em atividades de interesse da população, promovendo palestras com temas voltados para o direito do cidadão e alimentação alternativa, promovendo debates entre candidatos em eleições municipais, realizando o Natal em Família e gincana no mês das crianças, posicionando-se contra a expansão de antenas de telefonia celular no alto do bairro do Carmo – que tão mal faz à saúde dos moradores ao entorno, etc.
Atualmente, em reuniões constantes, a diretoria planeja reativar a vida comunitária da Associação e para isso, precisa sanar algumas dívidas da entidade perante a Receita Federal, fato que se pretende resolver através do evento intitulado I FEIRA DA PAZ da AMOSEC.
As informações são de Lílian Silva, sócia efetiva da AMOSEC desde 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário