Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Edição 120-Janeiro/2011
Voluntários preparam candidatos para Concurso da Prefeitura

Foi uma bela iniciativa da vereadora Lilian Paraguai (PT). A vereadora defende o concurso público como a forma correta de se ingressar no serviço público. Mas foi além disso. Resolver organizar um curso preparatório com trabalho voluntário de professores. Para isso, a vereadora fez uma parceria com o Sind-UTE – Sindicato dos Trabalhadores em Ensino de Minas Gerais – subsede Brumadinho – presidido por Maria Celeste de Miranda. A Direção da Escola Municipal Padre Machado emprestou o espaço e Paraguai convidou vários professores para dedicarem um pouco de seu tempo de férias para ajudar os candidatos. Os professores foram Arlete dos Santos Balbino, Laís Braga Karam, Márcia Miranda, a advogada Claudiana e Reinaldo Fernandes.
“A iniciativa foi tomada com o objetivo de ajudar as pessoas de Brumadinho a estudar e ter um bom resultado no concurso da Prefeitura”, disse à reportagem do jornal de fato Gleison Martins, assessor da vereadora Lilian Paraguai (PT).

Participação empolgada

O curso atraiu dezenas de candidatos ao Padre Machado e foi organizado em grupos de acordo com as exigências do Edital. Só na sala dos candidatos para os quais era exigido Ensino Fundamental completo (Agente Administrativo I, com 30 vagas, e outros), – eram quase 40 pessoas. E quando a organização do curso foi à sala, na sexta feira, 14, consultar se a turma sobre o que gostaria de fazer no dia 20 de janeiro, feriado municipal (Festa do Padroeiro São Sebastião), não houve dúvida: a turma queria estudar ao invés de ficar em casa.

Material

Os participantes receberam cópias de parte do material, gratuitamente, e ajudou a custear outra parte. Parte dos candidatos comprou uma apostila que estava sendo vendida na cidade mas que tinha muitos erros, especialmente nos dados do Município, além de ter página em que o conteúdo era simplesmente propaganda da Administração Municipal. O material foi produzido por uma tal de “Apostila (sic!) Universo”, empresa da cidade de Rio Claro, SP.
A organização optou por usar outros materiais para o estudo dos “conhecimentos gerais” sobre Brumadinho, entre eles, edições do jornal de fato.
As aulas duraram de 18n às 20 horas, do dia 11 ao dia 21 de janeiro e ainda o dia 1/2. Não puderam ir além por causa do espaço – já que a escola voltaria às aulas – e por falta de professores voluntários – uma vez que eles também já não estariam mais de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário