Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Edição 102 – Julho/2009
Vacas e cavalos tomam as ruas
A Índia é aqui?

Parece a Índia da novela das 8 da Rede Globo. Mas não é: é Brumadinho mesmo. A diferença é que, aqui, a vaca só é sagrada no sentido de ser um alimento, importante para nossa alimentação, enquanto que na Índia, a vaca é como uma deusa. E tem os cavalos. Os cachorros. Esses, não são sagrados nem lá.
Eles deveriam estar em currais ou em pastos, e apenas nas áreas rurais do Município. De acordo com a lei do Código de Posturas de Brumadinho é proibido criar animais como cavalos, vacas, porcos nas áreas urbanas. Os cães devem estar presos em casa e não soltos pelas ruas. Mas a lei não está sendo respeitada e a Administração não cumpre seu papel de fiscalizadora e aplicadora da lei. Enquanto isso, animais impedem a passagem de veículos, assusta as crianças, defecam nas vias públicas.
“O pior são os cavalos no São Conrado”, disse um dos carteiros à nossa reportagem, no momento em que estávamos tentando escapar de umas vacas no bairro de Lourdes.
No dia 4 de junho, por volta das 15 horas, nossa reportagem viu a “carrocinha” da Secretaria de Saúde perseguindo um cachorro no bairro de Lourdes, uma das ruas em que flagramos as vacas. No dia 6 de junho, nossas câmeras fotografaram mais vacas, em dois bairros da cidade. E assim foi durante os meses de junho, julho, agosto. Resta saber se, além dos cães, os cavalos e vacas também serão recolhidos.

Canil municipal

Enquanto as vacas e cavalos passeiam pela ”Índia mineira”, uma leitora diz à nossa reportagem que a Administração Municipal deixou de alugar o local que servia como canil. E que os cães recolhidos estão sendo mal-tratados e sacrificados. Já a Vigilância Sanitária informou que o canil continua em atividade. Segundo a Vigilância, o que não está acontecendo são as capturas. Quanto ao sacrifício de animais, a Vigilância informou que acontece quando os cães estão com leishmaniose ou quando é ultrapassado o prazo para adoção e os animais não são adotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário