Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 9 de agosto de 2022

 Edição 256 – Julho 2022

População está com altos níveis de metais pesados no organismo

Estudo da Fiocruz e da UFRJ mostrou que população de Brumadinho sofre com níveis de metais no organismo acima do tolerável. Há, ainda, excesso de doenças respiratórias e mentais. No total, foram examinadas 3.297 pessoas (217 crianças, 275 adolescentes e 2.805 adultos). O estudo encontrou uma concentração elevada de metais, acima dos limites de referência em todas as faixas etárias, em todas as regiões estudadas. Em janeiro de 2019, a mineradora VALE assassinou, com o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, 273 pessoas (sendo 3 bebês nos ventres maternos). O estudo ajuda a detalhar os impactos de longo prazo dos crimes da mineração. 

 

Edição 256 – Julho 2022

Crônica triste em homenagem ao menino Ravel


 

Edição 256 – Julho 2022

Datafolha: Lula tem 52% e vence no 1º turno


Conforme última pesquisa do Datafolha, a PEC da compra de votos não ajudou o bozo.
O ex-presidente Lula (PT) tem 52% das intenções de votos válidos na corrida à Presidência. O índice confirma que o petista vence a eleição ainda no primeiro turno. O capitão aparece com 32% dos votos válidos na pesquisa.

Edição 256 – Julho 2022

Brasileiros estão ganhando menos

Dados divulgados pelo IBGE confirmam o retrocesso socioeconômico que o Brasil vive no governo bolsonaro, com a população mais pobre e a desigualdade maior. O rendimento médio mensal domiciliar por pessoa em 2021 caiu 6,9% na comparação com o ano anterior.

Edição 256 – Julho 2022

Programa de Lula-Alckmin tem participação recorde

plataforma participativa “Juntos pelo Brasil” recebeu a maior participação popular da história da democracia brasileira: mais de 13.000 propostas, mais de 277.000 acessos, e mais de 14.000 downloads.

Edição 256 – Julho 2022

Doe para a “Campanha Contra a Fome”

Você já imaginou o que é não ter o que comer? Não ter o que dar para os filhos famintos? Quase 60% da população brasileira está passando fome. São mais de 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões sem ter o que comer.

Edição 256 – Julho 2022

VI Concurso Internacional do de fato


O VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas, que homenageia Valdir de Castro Oliveira, já recebeu, até o fechamento desta edição, mais de 130 trabalhos. De diversos estados do Brasil e do mundo. O tema é livre e as inscrições vão até às 23H59 do dia 25/9/22. E você, já se inscreveu?

Edição 256 – Julho 2022

Editorial

Precisamos falar sobre feminicídio!

Dizem que agosto é o mês das desgraças no Brasil. Se isso é verdade para o Brasil, para Brumadinho o mês das desgraças deve ser o mês de julho: quatro mulheres assassinadas “por amor” e a descoberta de que milhares de pessoas no Município, incluídas crianças, estão contaminadas com metais pesados depois dos crimes da VALE.

A era bolsonaro fez emergir para o País o que o havia de pior em termos de violência, intolerância, preconceitos, misoginia, discriminação, reacionarismos, negação do conhecimento. Os ratos deram sua cara! Tudo isso, embalado pelo discurso de que a população precisa se armar. O resultado da junção violência X intolerância é esse: o povo se matando. É, é claro, no fim das contas os que mais morrem são as mulheres, os negros, os indígenas, os favelados, os sempre à margem da sociedade.    

O que se espera da sociedade é que ela avance na construção de suas relações. No entanto, o que vemos é o contrário: a PM, agora com a ajuda da PRF, promove chacinas uma atrás da outra; o Brasil continua sendo o País que mais mata população LGBTQIA+, e o feminicídio aumenta a cada dia.  

Mais do que nunca, precisamos de trabalhar na construção de uma cultura de paz. Armas não resolvem e nunca resolverão problema de violência, vide os EUA, e o que acontece uma vez por mês por lá, quando um garoto qualquer, com acesso às armas, mata dezenas de pessoas.  

Os homens precisam, antes de mais nada, sem armas na mão, aprender a respeitar as mulheres. Dizer que matou “por amor” é o cúmulo da contradição: quem ama respeita a decisão da mulher de se separar.

Reinaldo Fernandes
Editor
E como mudar essa situação? Nas eleições daqui a dois meses, votar em candidatos que defendem a vida e não as armas. Mas isso é só um começo.

A questão passa mesmo é pela Educação! Precisamos falar sobre feminicídio! Na Escola, nas Igrejas, no trabalho, no buteco, no campo de futebol, no ônibus, na família. Todas as pessoas de boa vontade, todos os que concordam que as mulheres têm o direito de viver, precisam propor e promover esse debate. ‘Bora fazer isso?   

 

Edição 256 – Julho 2022

Alô Mãe, Pai, Moradores de Piedade do Paraopeba e Região

Moradores de Piedade do Paraopeba, com medo de terem seus filhos mortos pela lama da mineradora Vallourec , continuam na luta em defesa da vida. Veja abaixo convocatória para manifestação em frente ao Fórum de Brumadinho para pressionar a Justiça.

Você que mora numa das muitas comunidades do distrito de Piedade do Paraopeba, desde Suzana, Samambaia, Carneiros, Braga, Candeias, Campinas, Palhano, Quintiliano, Córrego Ferreira até o Centro Histórico, você que mora em Córrego de Almas, Marques, Aranha, Melo Franco e região, você morador da sede de Brumadinho certamente acompanha o que acontece com a Escola Municipal Padre Xisto. 

Você sabe que a escola está  na rota da lama em caso de rompimento da barragem Santa Bárbara/Vallourec.

Desde que percebemos que o risco existe, acabou a paz com os filhos na escola  dia a dia, toda semana, o ano todo.  Também vemos que está difícil pra meninada ir à escola e estudar sabendo que terão que fugir dali pra se salvarem, numa situação extrema.

A prefeitura e seus órgãos, assim como o Ministério Público e Conselhos  defendem que a barragem tem laudo de estabilidade no momento. Mas laudo é bom pra mineradora que lucra e pra quem se interessa pelos impostos que ela paga e, aliás, que pouca diferença tem feito em nossas vidas. Aqui ficam os problemas sociais e ambientais.

Queremos proteção em forma de escola segura para todos.

Vivemos enfiados no meio do medo da lama.

E queremos agilidade da Justiça  para que nossos filhos voltem logo às aulas, estudem em paz e com alegria, fora de área de risco. Isso é justo, é direito e é saudável.

Nada adianta oferecer solidariedade e manter tudo como está. Esperamos uma Justiça que defenda a proteção da vida em forma de escola segura  para toda a comunidade escolar. É a vida dos nossos filhos,  não podemos aceitar que estudem debaixo de uma barragem.

Proteja sua filha, seu filho, ajude para que ele estude numa escola segura, fora de risco de barragem.

No dia 11 de julho, moradores reuniram-se em frente do Fórum de Brumadinho para pressionarem a Justiça. O juiz da 1ª Vara despachou julgando-se incompetente sem analisar as liminares. A APAS - ASSOCIAÇÃO DE PIEDADE ARTES E SABORES – entrou com um Agravo de Instrumento no TJMG.   

 

Edição 256 – Julho 2022

CRIMES DA MINERADORA VALE

Moradores de Brumadinho apresentam altos níveis de metais pesados no organismo

Estudo da Fiocruz mostrou que 50,6% das crianças entre 0 a 6 anos apresentam pelo menos um metal em excesso no corpo

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que população do município de Brumadinho, em Minas Gerais, sofre com os níveis de metais no organismo acima do tolerável. Há, ainda, excesso de doenças respiratórias e mentais.  

No total, foram observadas amostras de sangue e urina de 3.297 pessoas, sendo 217 crianças, 275 adolescentes entre 12 e 17 anos e 2.805 adultos com mais de 18 anos. O estudo encontrou uma concentração elevada de metais, acima dos limites de referência em todas as faixas etárias, nas quatro regiões estudadas, Parque da Cachoeira, Córrego do Feijão, Tejuco e Aranha. 

Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, da mineradora Vale, matou 270 pessoas [Nota da redação: na verdade, embora a imprensa fale sempre de 270 pessoas, a AVABRUM cite 272 - considerando duas trabalhadoras grávidas -, são 273 pessoas, porque havia mais uma mulher grávida, que foi morta na Pousada em Córrego do Feijão]. O estudo ajuda a detalhar os impactos de longo prazo do desastre. 

Crianças são mais afetadas 

O estudo mostrou que 50,6% das crianças de 0 a 6 anos apresentaram amostras urinárias com pelo menos um metal acima do valor de referência. Arsênio foi encontrado acima do limite em 41,9% das amostras analisadas e o chumbo em 13% delas. 

Segundo a pesquisadora Carmen Froés, coordenadora do projeto Bruminha, voltado para crianças, "existe uma exposição generalizada nessas quatro localidades a alguns metais estudados, o principal sendo o arsênio. Essa exposição não significa intoxicação ou doença, mas indica que a criança, de alguma forma, está entrando em contato com esse metal, que pode ter uma ação tóxica. Nesse sentido, é fundamental que os responsáveis levem as crianças para uma avaliação de saúde."

Na parte do estudo que analisou o desenvolvimento neurológico das crianças, foi observado em algumas delas a "não aquisição das habilidades esperadas para a idade", afirma Fróes. A pesquisadora, no entanto, destaca que o processo pandêmico pode ter contribuído para esse cenário, ou seja, esse dado não é conclusivo. "As crianças ficaram dois anos fora da escola", lembra. 

Na população adulta e em adolescentes 

Entre os adolescentes, 28% tinham mais arsênio na urina do que o limite tolerado. Além disso, o teste de amostras de sangue mostrou que 52,3% dos indivíduos dessa faixa etária apresentaram excesso de manganês no corpo, enquanto 12,2% tem chumbo acima do limite.

Entre os adultos o cenário se repetiu: 33,7% deles com mais arsênio na urina do que o tolerável e 37% com manganês além do limite.   

Sérgio Peixoto, o pesquisador da Fiocruz Minas e coordenador-geral da pesquisa, afirma que "os resultados sobre o diagnóstico médico de doenças crônicas, bem como sobre sinais e sintomas, demonstram uma elevada carga dessas condições para a população de Brumadinho, podendo refletir na procura por serviços de saúde."

Doenças respiratórias e saúde mental 

O estudo também analisou a presença de doenças crônicas entre os moradores do município. Asma e bronquite asmática foram as doenças mais citadas entre os adolescentes. Entre os adultos, as doenças mais citadas foram hipertensão (30,1%), colesterol alto (23,1%) e problema crônico de coluna (21,1%). Já entre as crianças, aproximadamente metade dos responsáveis relataram alterações de saúde após o rompimento da barragem, como mudanças no sistema respiratório e na pele.  

"Sobretudo nas áreas em que próximas à lama, a população relata muitos sinais e sintomas relacionados a doenças respiratórias, e também tem uma alta proporção de diagnóstico de asma", afirma Sérgio Peixoto. 

Já os dados referentes à saúde mental dos entrevistados mostram que, entre os adultos, 22,5% foram diagnosticados com depressão, índice superior aos 10,2% registrados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2019. Já o diagnóstico de ansiedade ou problemas do sono foi relatado por 33,4% dos entrevistados com mais de 18 anos de idade. Entre os adolescentes, 10,4% relataram diagnóstico médico de depressão e 20,1% de ansiedade. 

Matéria assinada por Caroline Oliveira, do jornal Brasil de Fato (São Paulo - SP), em 11 de Julho de 2022. Título original: “Crianças de Brumadinho apresentam altos níveis de metais no organismo, mostra estudo da Fiocruz”

O que diz a VALE

Cinismo talvez seja a principal característica da mineradora VALE. A empresa aposta tanto na informação que gasta em torno de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) em 30 segundos de propaganda no horário nobre da rede Globo de televisão para dizer que está fazendo reparação em Brumadinho. Mas, quando diz respeito à saúde da população que ela massacra dia e noite, se faz de desinformada.  

"A Vale desconhece o estudo que está sendo realizado pela Fiocruz Minas e irá analisar os resultados assim que tiver acesso ao documento. A empresa reforça que não há registros nas comunidades locais de casos de intoxicação por metais pesados em decorrência do rompimento da barragem B1, em 2019”, disse a empresa.

Paraopeba Participa aponta descaso da Secretaria de Saúde de Brumadinho

Segundo o coletivo “Paraopeba Participa”, “durante o Seminário de apresentação e audiência pública que ocorreram nesta quinta-feira (07) [de julho], a secretaria de saúde de Brumadinho alegou não ter protocolo de atendimento para casos como de exposição por metais pesados. Porém, a Secretaria Estadual de Saúde - SES - publicou ainda em 2019 o PROTOCOLO E ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ABORDAGEM AOS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DA MINA  CÓRREGO DO FEIJÃO, EM BRUMADINHO - MINAS GERAIS/BRASIL, que, deveria ter contabilizado os atendimentos realizados segundo orientações contidas no documento, bem como a geração de dados para ação mais efetiva do SUS.”

Ainda segundo o coletivo, “as pessoas atingidas de Brumadinho e dos 27 municípios da bacia do Paraopeba até o Lago de Três Marias, através dos resultados desta pesquisa, exigem do Estado de Minas Gerais através do Acordo firmado com a empresa ré VALE S.A, que sejam implementados políticas públicas voltadas ao atendimento das demandas das pessoas atingidas afetadas pelo Desastre-Crime da Vale S.A.”

“A saúde de  toda a população exposta aos danos à saúde decorrentes da contaminação ambiental pelo Desastre-Crime da VALE, especialmente o chumbo, manganês, arsênio dentre outros, sobretudo  aquelas que estiveram ou estão presentes em áreas  contaminadas, deve ser uma prioridade para a atuação do SUS no campo da Assistência e da Vigilância em Saúde”.

Outras informações sobre a pesquisa podem ser lidas no site: www.cpqrr.fiocruz.br


Edição 256 – Julho 2022

Rendimento médio do brasileiro cai e é o menor da série histórica

Dados divulgados, no dia 10 de junho, pelo IBGE confirmam o retrocesso socioeconômico que o Brasil vive no governo bolsonaro, com a população mais pobre e a desigualdade maior. Segundo a pesquisa PNAD contínua, o rendimento médio mensal domiciliar por pessoa em 2021 caiu 6,9% na comparação com o ano anterior, chegando a R$ 1.353, menor valor desde 2012, quando o instituto iniciou a série histórica focada em trabalho e renda. Em 2012 foi o início do governo Lula (PT).

No mesmo período, a massa de rendimento – soma dos recursos recebidos pela população – caiu 6,2%, passando de R$ 306,9 bilhões para R$ 287,7 bilhões. Já a massa do rendimento mensal real de todos os trabalhos caiu 3,1%, de R$ 223,6 bilhões para R$ 216,7 bi, apesar do aumento da população ocupada, o que quer dizer que o trabalhador está ganhando menos.

A pesquisa focou em rendimentos de todas as fontes. Além dos ganhos com o trabalho e programas sociais, foram contabilizadas também receitas oriundas de aposentadorias, pensões e aluguéis.

Famílias pobres ficaram mais pobres ainda

Como acontece sempre que as políticas públicas de inclusão social são ignoradas e/ou desmontadas, como é o caso atual, as famílias mais pobres sofrem mais. Os 5% com menor renda viram o rendimento domiciliar por pessoa cair 33,9% entre 2020 e 2021, de R$ 59 para R$ 39. Houve perdas em todas as classes sociais, mas elas foram mais intensas entre os mais pobres.

Regionalmente, as regiões Norte e Nordeste também são mais afetadas pelas perdas. Os maiores rendimentos estão nas regiões Sul e Sudeste.

Ainda de acordo com o IBGE, em 2021, o rendimento médio do 1% da população que ganha mais era 38,4 vezes maior que o rendimento médio dos 50% que ganham menos. No ano passado, o rendimento médio mensal das pessoas do grupo de 1% com melhor rendimento correspondia a 34,8 vezes o rendimento dos 50% com os menores rendimentos.

A informação divulgada pelo IBGE fecha uma semana de péssimas notícias. Outra pesquisa divulgada no dia 8/6 mostrou que o Brasil andou para trás e voltou a ter mais de 33 milhões de pessoas com fome e mais da metade da população com algum grau de insegurança alimentar, como resultado direto da gestão desastrosa de jair bolsonaro, que ignora as parcelas mais pobres da população.

Edição 256 – Julho 2022

Espaço Poético

Crônica triste em homenagem ao menino Ravel


 
- Ravel, Reinaldo!  O Ravel morreu!, vem minha companheira me avisar, chorando, desesperada!

- O Ravel! Ele dançou comigo, Reinaldo, no dia do seu aniversário, e hoje é seu aniversário e ele morreu!

Ela se referia ao dia 24 de julho de 2019, quando fizemos uma bela festa, com a presença dos companheiros do MAB, do MAM, dois hermanos da TeleSUR da Venezuela, e nos divertimos muito, bebemos, conversamos, berramos mil vezes “Lula Livre” e cantamos até de madrugada.

- Quem falou que ele morreu? Como assim?, perguntei, também sem querer acreditar.

- Foi o Paulo Flores!

Conheci Ravel no dia 27 de janeiro de 2019, dois dias depois de a mineradora VALE ter assassinado 273 pessoas em Brumadinho. Apareceram em minha casa (“Reinaldo do PT”), avisando que vieram para ajudar os atingidos do crime da mineração. Um baiano, menino ainda, todo sorridente, simpático, parece ter gostado logo de mim.  Mais dois militantes do MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração - o acompanhavam.

Chegaram assim, com seus corpos jovens, a certeza da necessidade de lutar contra a mineração assassina e um amor imenso no coração, só compreendido por quem divide os mesmos sonhos de um (a) militante: o amor pelo outro, mesmo quando nunca se viu o outro nesta vida. O amor pelo injustiçado, em qualquer lugar do mundo em que este injustiçado esteja.  E mais nada! Não tinham mais nada! Feito Jesus Cristo, apenas com suas roupas rotas e sua única sandália!  

Precisavam de uma casa onde ficar, de colchões (não faziam questão de cama), de panelas, o mínimo para sobreviverem aqui e ajudar aos atingidos.

A Rosângela, irmã do Paulo Flores, emprestou a casa, lá em Córrego do Barro (como não tinham carro, viviam de carona de uma lado para o outro). As companheiras Lilian Paraguai, Jane Paraguai e Ilza Márcia arrumaram colchões. Sãozinha Flores, panelas. E fomos ajeitando aqui e ali.

Para nós, do PT de Brumadinho, tão sozinhos no enfrentamento de toda desgraça desta cidade, foi uma alegria receber os militantes do MAM. Eles e os do MAB nos deixavam fortalecidos, já não éramos os únicos!

Naquela mesma tarde fui com eles ao supermercado BH para ele fazerem a compra de alimentos para a semana. Se não me falha a memória, era quatro pessoas e fizeram uma compra, para sobreviverem uma semana, de setenta reais! Eu, acostumado a comer e a beber bem, admirado com aquilo, fiz logo as contas: 70 dividido por 4, igual a 17,50 dividido por sete igual a 2,5. Sim, iam viver com R$ 2,50 por dia! Extrema pobreza: segundo o Banco Mundial  o que caracteriza a estrema pobreza é alguém viver com menos de U$1,90 por dia (hoje, em torno de R$ 10,45).    

Descobri naquele momento que tipo de militante era Ravel. Ele não era como nós, os pobres que ascenderam à classe média e fomos tocados pela pobreza, a classe média que tem carro, casa, roupas, viaja nas férias, come carne todo dia e assina Netflix. Ravel – e seus companheiros do MAM – eram pessoas pobres, militantes do meio do povo pobre, acostumados às agruras da pobreza. Enquanto escrevo, as lágrimas não param de cair de meu rosto (acho que nos últimos anos nunca chorei tanto a morte de alguém!). Me lembro dele, sempre tão alegre, tão sorridente, tão cheio de vida, em nossas várias manifestações contra a assassina VALE; no acampamento Pátria Livre do MST; em nossas reuniões do Coletivo Somos Todos Atingidos; caminhando pela estrada à cata de uma carona depois de deixar o Acampamento Zequinha, também do MST, vindo de uma manifestação em Belo Horizonte, que nem me lembro mais qual o motivo, pois eram tantas lutas, tantas PEC’s da morte, tanto genocida no poder.

Essa carona, aliás, nos revelou um desses mistérios da vida: coincidência ou providência divina, o veículo era o mesmo que lhes dera carona de Córrego do Barro para o Centro de Brumadinho onde encontraríamos com o ônibus do MST para irmos para BH. O motorista, morador da vizinha localidade de Tejuco, era um atingido, sobrevivente dos crimes da VALE, que escapara da morte por um triz. Dada a carona pela segunda vez no dia, o motorista disse que teria que passar em algum lugar. Ravel, sua mãe Ione e os seus também tinham que passar num lugar, um supermercado, “para comprar uma mistura”, me disseram eles. Passaram. Quando saiam da loja, novamente o motorista apareceu (ou talvez fosse melhor eu dizer: novamente Deus mandou o motorista a eles) e lhes deu a terceira carona do dia, deixando-os à porta da casa de Rosângela Flores.          

Ione, a mãe-militante-companheira de Ravel no mesmo MAM, doce Ione, deve estar arrasada hoje. Deve ser lindo ser militante e ter como militante, ombreando, o filho, a mãe! Com certeza, foi um tempo lindo de convivência militante entre eles! De sonhar juntos Outro Mundo Possível! O que tenho hoje para Ione é meu ombro militante! E meu coração também aos pedaços!  Hoje, minhas lágrimas se juntam a da mãe Ione.

Mas, cara Ione, somos militantes! Aprendi com os valorosos companheiros do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que cada companheiro, cada companheira que tomba, é semente! Nós, militantes, precisamos sempre manter a esperança! A fé inabalável! O jovem menino Ravel se torna semente para nós.  

Sua militância servirá de exemplo para outros jovens e meninos!

O corpo de Ravel já não está mais entre nós. Mas ele, cujo nome em latim significa “Rebelde”, continuará entre nós. Até que toda injustiça seja eliminada da face da Terra Redonda.

Ravel: Presente! Presente! Presente!   

Reinaldo Fernandes

24.7.2022

Edição 256 – Julho 2022

Datafolha: Lula tem 52% e vence no 1º turno

PEC da compra de votos não ajudou o bozo; Lula cresceu 3%


A nova rodada eleitoral do
Instituto Datafolha é um banho de água fria para jair bolsonaro e seus aliados, que tinham a esperança de ver o uso bilionário da máquina estatal elevar a expectativa de voto do presidente na disputa pela reeleição. O ex-presidente Lula (PT) tem 52% das intenções de votos válidos na corrida à Presidência da República, aponta a pesquisa Datafolha divulgada no dia 28 de julho O índice confirma a possibilidade de o petista vencer a eleição ainda no primeiro turno. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, ou seja, Lula pode ter 50% (precisaria de um voto a mais para triunfar sem passar pelo segundo turno) ou 54%.

Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32% dos votos válidos na pesquisa, enquanto Ciro Gomes (PDT) soma 9%.

O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.

PEC  do estelionato eleitoral não resolveu para atual presidente

Conforme pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, a maioria do eleitorado brasileiro (54%) já percebeu a redução no preço dos combustíveis, ficou sabendo da aprovação da PEC Emergencial e aprova o aumento do Auxílio Brasil para 600 reais e do Vale Gás para 120 reais, além da criação do Vale Diesel para os caminhoneiros. Essas medidas, no entanto, não mexeram com o quadro eleitoral e também não mudaram a forma negativa como a população avalia o Executivo Federal.

Voto útil

 Segundo o cientista político Antônio Lavareda, responsável pela pesquisa Ipespe que mostrou mais uma vez a ampla vantagem de Lula ser eleito Presidente, se Lula mantiver essa vantagem sólida contra Bolsonaro nos próximos 68 dias, a lógica do voto útil pode esvaziar os outros candidatos daqueles eleitores que prefeririam eles, mas, em primeiro lugar, não querem o atual presidente – de jeito nenhum.

Edição 256 – Julho 2022

Programa da chapa Lula-Alckmin tem a maior participação popular da história


plataforma participativa “Juntos pelo Brasil” recebeu a maior participação popular da história da democracia brasileira: ao todo, foram mais de 13.000 (treze mil) propostas vindas de cidadãos comuns, movimentos sociais, coletivos de diversas origens, sindicatos e outras entidades, uma média de 500 propostas por dia.

Ao longo de um mês, entre 20 de junho e 20 de julho, a plataforma teve mais de 277.000 (duzentos e setenta e sete mil) acessos, incluindo pessoas que fizeram propostas, pessoas que baixaram as diretrizes do Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil e também as que leram as propostas feitas por outras pessoas. As diretrizes tiveram mais de 14.000 (quatorze mil) downloads.

Tudo isso será incorporado para formar o programa de governo do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil, que será representado na próxima eleição presidencial pela chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin.

Destaques feitos pela população

Dentro dos três principais conjuntos de temas destacados no programa, os Direitos Humanos receberam mais propostas, cerca de 15% do total. A Educação veio em seguida, com 12%, e a Saúde teve 7%. O tema “Nova estratégia nacional de desenvolvimento justo, solidário, sustentável, soberano e criativo” respondeu por 5% das sugestões.

Toda essa participação aconteceu no site programajuntospelobrasil.com.br, onde as diretrizes e propostas ainda poderão ser lidas. 

A coleta das sugestões populares é a primeira etapa do processo. Com o fim do prazo de contribuições, todas as propostas serão sistematizadas e entregues à Comissão de Redação do Programa de Governo do Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil. Por fim, elas serão organizadas e entregues às equipes de transição e dos futuros ministérios.

Edição 256 – Julho 2022

Opinião

Dois verões e machismo

Inez Lemos

O Netflix joga em nossa cara uma pedrada com "Dois verões" - minissérie em 6 episódios.

A tecnologia de gênero tentou normalizar o machismo, crescemos nessa estrutura e a vida segue, ou seguia? Para muitas mulheres, algo explodiu. Não é mais possível fingir que está tudo bem, contemporizar, passar pano pra posturas sutis. Chega, deixamos de berrar muito tempo, agora não dá mais. É hora de incomodarmos, levá-los a se implicarem no debate convidando todos - homens, mulheres, pais, mães, filhos, amigos. Envolvê-los nas questões. Na mesa do bar, no restaurante, quero saber: O que você acha do aborto? E do feminicídio? Por que os casos de estupro aumentaram? Como você explica o tratamento que grande parte dos homens dá às mulheres: agressivos, violentos, desrespeitosos? Qual a gênese da misoginia? Por que a mulher que gosta de sexo é considerada vagabunda, piranha, safada, puta? E aos homens nada disso faz sentido? O orgasmo ainda é visto como um direito, até um dever dos homens, enquanto às mulheres é normal não o atingirem.

Enquanto esses temas não saírem da cristaleira, continuaremos surpreendidos com notícias de médicos, políticos, machos em geral violentando, estuprando e assassinado mulheres, filhas, sobrinhas, secretárias, enfermeiras, esposas. Sempre narrativas sobre mulheres que foram estupradas, nunca do macho estuprador.

Ela é filha de "mãe solteira", não de um pai irresponsável, que a abandonou. O sujeito do caso é sempre a mulher, nunca o homem. Não quero morrer sendo cúmplice dessa cultura, desse dispositivo de poder, dessa anomalia social. Chega de desculpas, de covardia, de fugir do debate que bate em nossas portas, está dentro de nossas casas, ao lado, no vizinho, na família e no freezer. Temos que descongelar, encarar. As mulheres estão morrendo e os filhos, órfãos, estão sofrendo e com o futuro ameaçado.

Vamos conversar? Sem medo de assumir erros, importante é contribuir para um futuro menos injusto, desigual, sacana com o gênero feminino. Sempre nos acusam de responsáveis, as "culpadas", não importa por quê, nascemos pecadoras. Vamos equilibrar essa equação? Covardia, não!! Falo: precisamos de você, fazer circular o direito de denunciar descalabros, abusos. Falemos!!

Inez Lemos, moradora de Casa Branca, Brumadinho, é psicanalista

 

Edição 256 – Julho 2022

Doe para a “Campanha Contra a Fome”

Você já imaginou o que é não ter o que comer? Não ter o que dar para os filhos famintos?


A fome dobrou nas famílias com crianças de até 10 anos de idade, entre 2020 e 2022. Uma piora absurda em um cenário que já era inaceitável.
Quase 60% da população brasileira está passando fome ou está preocupada por não saber se terá o que comer amanhã. Pesquisa revela que o Brasil regrediu socialmente: são mais de 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões sem ter o que comer. Com o aumento dos preços dos alimentos e do gás de cozinha, famílias são obrigadas a escolher entre se endividar para pagar as contas ou cozinhas à lenha. A situação piorou muito desde o Governo Temer (MDB), e foi agravada agora no governo bolsonaro.

Também em Brumadinho muita gente passa por dificuldades e precisa de ajuda. “Às vezes a gente, por ter o que comer em casa, pensa que todo mundo tem! Às vezes a gente ajuda uma vez e acha que está bom, mas a fome no Brasil continua”. Quem diz é Reinaldo Fernandes, Presidente do PT de Brumadinho, que está à frente de uma campanha contra a fome e contra o frio

“Já conseguimos ajudar bastante pessoas. Pedimos às pessoas que continuem sendo solidárias, porque, no atual momento político do Brasil, com tanto desemprego e a inflação tão alta, a fome permanece”, completa Reinaldo.

Locais de arrecadação para fazer sua doação: Supermercados Luna; ABC da Construção; Ré Modas e Nova Opção. Você ainda pode ligar que a doação é buscada em sua casa: 99209-9899

Edição 256 – Julho 2022





Leia! Ler é a coisa mais importante do mundo!

Leia! Ler é a coisa mais importante do mundo! Vivemos em uma sociedade letrada, com escrita por todos os lados. Daí que a leitura se torna uma necessidade, uma forma de sobreviver. Mas não é apenas isso!  

“Quem lê vê mais. Ler é colher; e, mais ainda, é reorganizar cognitivamente o mundo. Ler é verbo. E verbo designa ação. Pensar, por exemplo”, garante o professor Darwin Santiago Amaral.

Paulo Francis radicaliza: “Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.”

É a leitura que nos deixa espertos, inteligentes, mais críticos e mais abertos ao diálogo, mais capazes de ver a vida com outros olhos, de sermos mais compreensivos. Ou seja, a leitura nos liberta, nos faz melhores e mais felizes porque nos torna sábios, menos prepotentes. Ela serve para nos tocar o coração, como defende André Maurois: “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

E ainda serve para conservar nossa memória, aliviar tensões, traz alegrias e felicidade. Nos faz rir, chorar e nos torna mais sensíveis.

Incentivar nossos filhos a ler é dar a eles o que podemos dar de melhor. Nas palavras de Luiz Carlos Cagliari: “A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.”

É isso! 


 

Edição 256 – Julho 2022

Reinaldo de volta à Fluxos

A Revista Fluxos publica, mais uma vez, uma obra do Editor do Jornal de fato e escritor Reinaldo Fernandes. O Conto “2020: o ano que não foi”, foi publicado no blog https://a-liter-acao.blogspot.com/, da Revista Fluxos. Anteriormente a mesma Fluxo publicou o  poema “Por um espaço de felicidade esparsa”, que estará no próximo livro de poesias do autor.

Autor prepara novo livro de  contos e crônicas  

 Fernandes prepara um novo livro, desta vez de contos e crônicas. O autor está em conversando com diversas editoras e estudando as propostas para publicação. Atualmente, seu último livro, de poesias, “Minha vida é reticências” (Ed. Ases da Literatura, 2021, 228 pág.), é vendido em cinco lojas brasileiras e, ainda, em outros 13 países, em quatro dos cinco continentes: Europa, América, Ásia e Oceania, ficando de fora apenas o continente africano. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, Países Baixos, na Europa; Estados Unidos e Canadá, aqui nas Américas; Austrália, na Oceania; e ainda no Japão, na Ásia. Mas o livro pode ser adquirido com Fernandes, pelo telefone (31) 99209-9899 ou pedido em suas redes sociais (https://www.facebook.com/reinaldo.13.fernandes/; https://www.instagram.com/reinaldo.fernandespt ; https://twitter.com/reinaldpt13), com preço menor.  

 

Edição 256 – Julho 2022

Poucas & Boas

“Traduzidos em votos válidos, os números do Ipespe (53% [de Lula] versus 36% [de bolsonaro]) representam um placar de 60% a 40% pró Lula [no segundo turno]. Lembrando que Bolsonaro venceu Fernando Haddad em 2018 por 55% versus 45% e ganhou com uma dianteira perto de 11 milhões de votos. Se a eleição fosse agora, [o presidente] perderia por uma margem de 23 milhões [para Lula]”.

Cientista político Antônio Lavareda, responsável pela pesquisa Ipespe que mostrou mais uma vez a ampla vantagem de Lula ser eleito Presidente

"Não podemos pensar pequeno, não podemos achar o que o Estado tem que vender tudo por não ter capacidade de gerir"

Lula, candidato a Presidente do Brasil, em entrevista ao UOL, em 27.7.22

"Quero preparar o Brasil para o século XXII"

Do mesmo Lula, na mesma entrevista

"Sempre tive obsessão com reservas internacionais, e não pretendo mexer nelas"

Do mesmo Lula, na mesma entrevista

 "Vocês voltarão a ter orgulho de ser brasileiro"

Do mesmo Lula, na mesma entrevista


Edição 256 – Julho 2022

Você sabia?

Que o valor do orçamento de Brumadinho para 2022 é de R$ 423.000,00 (quatrocentos e vinte e três milhões de reais), 120% maior do que o de 2018,que na de 190 milhões?

Que, desde 2003, o ex-presidente Lula acumulou aproximadamente 300 (trezentas) condecorações, considerado, em 2008, a 18ª pessoa mais poderosa do mundo; 2009, a 33ª pessoa mais poderosa do mundo e "homem do ano", uma das 50 pessoas que moldaram a década de 2000 devido a seu "charme e habilidade política" (Financial Times) e também por ser "o líder mais popular da história do país"; considerado o "profeta do diálogo", por suas intermediações em busca da paz no Oriente Médio e um dos 25 líderes mais influentes do mundo?

Edição 256 – Julho 2022

VI Concurso Internacional do de fato

Você já se inscreveu?


Em seu 24º ano ininterrupto de circulação, o Jornal
de fato promove seu VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas. O VI Concurso, que homenageia Valdir de Castro Oliveira, já recebeu, até o fechamento desta edição, mais de 130 trabalhos. De diversos estados do Brasil e do mundo.

O tema é livre e as inscrições vão até às 23H59 do dia 25/9/22.

As informações completas do Edital estão em https://jornaldefato.blogspot.com


Edição 256 – Julho 2022

A pergunta que não quer calar:

O que está por traz da criação, pela prefeitura, da ASCABRUM – nova associação de catadores de materiais recicláveis de Brumadinho?

Por que Xodó e Rambinho renunciaram aos seus mandatos de vereador?


Edição 256 – Julho 2022

Prefeitura enrola e não paga o Auxílio Emergencial da enchente

No dia 14 de março, o prefeito Nenen da ASA (PV) sancionou a Lei nº 2.643, que instituiu “auxílio financeiro emergencial” para os atingidos pelas enchentes (Art. 1º) e chuvas de janeiro (art. 3º) deste ano.  Passados quase 4 meses, os atingidos reclamam da demora da Prefeitura para fazer o repasse dos R$ 8.000,00 ou R$30.000,00, no caso de  construção e reconstrução. Para muitos, nem mesmo  a vistoria que a Prefeitura deve fazer foi feita.

As pessoas reclamam também da falta de informações. “Não temos informações certas, cada lugar que a gente liga é uma resposta”, diz uma delas.

 “Só vejo reclamações”Quando a reportagem do Jornal de fato perguntou a várias pessoas sobre o Auxílio, as respostas confirmaram a enrolação da Administração Nenen da ASA: “Só  vejo reclamações sobre o assunto, acabou em rodeio”, disse uma moradora. “Aqui no Tejuco ainda nem veio”, disse outro.

 

Edição 256 – Julho 2022

Só Rindo

De papagaio

Depois de tomar seu lugar no avião, um rapaz sossegado espantou-se ao ver um papagaio a seu lado, preso pelo cinto de segurança. Resolvendo não fazer caso do pássaro, pediu um café à comissária de bordo.

- E me traga um uísque, já! – disse o papagaio, com grosseria.

Minutos depois a comissária voltou com uísque, mas nada de café.

- Ô, sua preguiçosa -  disse o papagaio, depois de esvaziar o copo -, outro uísque!

Novamente a comissária se apresentou para levar a bebida para o papagaio, mas esqueceu-se do café. Aborrecido por não ser atendido, o homem resolveu tentar o método do papagaio.

- Ô, você aí! – gritou para a comissária. – Um café já, ou nunca mais tornará a trabalhar para esta companhia!

Um momento depois, um copiloto troncudo aproximou-se, agarrou o homem e o papagaio e atirou-os pela porta do avião. Enquanto mergulhavam pelo espaço, o papagaio virou-se para o homem e disse:

- Você teve fibra mesmo, rapaz. Especialmente para quem não sabe voar.

Fidelidade

Diga-me, por que você quer divorciar-se de seu esposo?

- Meu marido me trata como se eu fosse um cão!

- A maltrata? Bate?

- Não, quer que eu seja fiel!

Mulher mais velha

Após uma noite de amor, a mulher acende um cigarro e pergunta para seu parceiro:

- Do que você mais gosta em mim: Meu rosto angelical ou meu magnifico corpo?

- Do seu senso de humor...

Qual a preferência

- Ô Manuel, que tipo de sexo você prefere: oral ou anal?

- Oral. Claro!

- Ué, mas porque a preferência?

- Ó amigo, será que não percebe? Sexo oral é de hora em hora, já o anal é de ano em ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário