Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 19 de março de 2010

Edição 110-Fevereiro/2010
DICAS
para viver mais e melhor
Por Reinaldo Fernandes

Criando Meninos

Terminei de ler, nas últimas férias, um livro muito interessante chamado Criando Meninos, de Steve Biddulph (Ed. Fundamento Educacional, 2004, 2ª ed). Seguem abaixo algumas dicas muito interessantes para quem é pai de meninos. Não importa se pai junto ou pai separado, de pai mesmo ou se pai-irmão, pai-amigo-da-mãe ou coisa que o valha: o importante é que os meninos tenham alguém, uma figura masculina, para fazer o papel de pai e ajudar-lhes a crescerem felizes. As dicas:

1- Arranje um tempo para ser pai. Na sociedade moderna, muitas vezes o homem é apenas uma máquina de trabalhar. Você precisa se esforçar para ser um pai de verdade para os seus filhos.
2- Seja um pai atuante – converse, brinque, invente, viaje junto. Aproveite toda e qualquer oportunidade para interagir.
3- Às vezes, o Distúrbio de Deficiência de Atenção – apresentado na escola - é realmente distúrbio de deficiência de atenção do pai.
4- Divida com sua parceira a tarefa de disciplinar os filhos. Muitas vezes, o menino vai atender mais a você do que a ela, não por medo, mas pelo respeito que sente e pela vontade de agradar você. Não bata no seu filho nem o assuste. Isso só vai servir para torná-lo agressivo com os outros.
5- O menino copia tudo o que você faz. Ele vai copiar o modo como você trata a mãe dele. Vai adotar as suas atitudes, quer sejam racistas, de eterna vítima, de otimismo, de atenção e justiça, de preconceitos e assim por diante. E ele só vai saber demonstrar as emoções dele se você demonstrar as suas.
6- A maioria dos garotos adora brincar de lutar. Use essas brincadeiras para se divertirem e também para ensinar a ele autocontrole, a saber parar e estabelecer algumas regras para quando o jogo estiver ficando violento demais.
7- Ensine o seu filho a respeitar as mulheres e a se respeitar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário