Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 20 de julho de 2010

Paulo Viotti lança mais um livro

Paulo Viotti lança mais um livro
Além de Sobre o amor, o artista lançou também o cd Minas Seresteira, idealizado por ele

E o escritor Vicente de Paula Viotti, o Paulo Viotti, lançou mais um livro. Desta vez, a segunda reedição de um trabalho feito há 40 anos atrás  e que continua atualíssimo. Sobre o Amor foi lançado em um dia muito adequado: era um 12 de junho, Dia dos Namorados, numa tarde de um belíssimo céu de brigadeiro . O evento aconteceu no restaurante Nossa Fazendinha, na saída de Brumadinho e contou com  presença de amigos e outras pessoas ligadas ao mundo da arte. Além do lançamento do livro, outro trabalho patrocinado por Paulo Viotti foi mostrado ao público: o CD “Minas Seresteira”, com serestas do cancioneiro brasileiro e clássicos da nossa música. E também canções do próprio Viotti. O evento foi apresentado pelo editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes.      

O livro

Sobre o Amor é um livro cheio de reflexões, cheio de perguntas “sobre o amor”. Muito mais do que respostas, ele propõe a reflexão.  Em suas 113 páginas, um detalhe muito interessante: a cada página, há uma em branco, onde o leitor pode escrever, literal ou metaforicamente, suas próprias reflexões. “Você conhece o amor?” Amor é hábito? Ou vício? Ou loucura?, O amor é sempre caro? Amor com amor se paga? são algumas propostas de reflexão. Há também algumas propostas de respostas: “Viver o amor é suprema coragem”; “O amor frutifica no silêncio.”
Com desenhos de Frei Arnaldo Bessa e colorido por Paulinha Viotti, filha queridíssima do autor, Sobre o amor, é um livro atual, intrigante, que mostra um autor culto, simples, democrático. 

O cd

Enquanto apresentava o livro, Fernandes ia convidando os artistas do disco Minas Seresteira para tocarem e cantarem. O cd foi idealizado por Paulo Viotti e gravado nos estúdios de Marcelo Jabah, que dirigiu o trabalho. Participam do disco, além do próprio Jabah, as crianças Augusto e Raíra, Paulinha Viotti e João Flávio. No cd, estão músicas como Flor do Céu e Adeus Boneca, de Raul Alberto Marinuzzi; Amo-te muito, de João Chaves e Antônio Almeida; Elvira Escuta, de João Marcelo Andrade; “Chalana”, de Almir Sater; Camélia, de J. B. Curtis; e Sonhos no ar, de Viotti e trovadores da UBT – União Brasileira de Trovadores.
Tanto o livro quanto o cd podem ser adquiridos na casa do autor, no bairro São Conrado, ali peto da Câmara Municipal, a preço de custo, R$ 10,00.
O lançamento das obras terminou por volta das 17 horas, quando o Editor do de fato deixou para os presentes um presente de Sobre o amor: “Todavia, há o amor. Não seja o nosso amor de palavras mas de verdade.”

Sobre o autor

Paulo Viotti é o criador do INCINE – Casa de Cultura -, onde se ensina arte gratuitamente aos interessados. Por isso, mereceu ser chamado de “mecenas das artes em Brumadinho”. Mas não é aquele mecenas que dá só dinheiro, mas o que dá de si, de seu trabalho, de sua dedicação, seu tempo, seu apoio. Mesmo sendo um artista várias vezes premiado em diversos concursos, gosta de estar ao lado de principiantes, incentivando as pessoas a fazerem arte. 
Ele assina a coluna “Momento Poético”, no jornal Circuito Notícias; escreveu histórias infantis, contos e poemas para os Suplementos Literários dos jornais “O Diário”, “Correio do Dia”, e “Estado de Minas” na década de 60. É Presidente Emérito da UBT; um pintor de mão cheia, com obra exposta na entrada da cidade. È membro da Academia Mineira de Trovas – onde ocupa a cadeira de nº 33; ganhou o prêmio da fundação cultural de Paranavaí – PR, em 1991 e teve trovas premiadas em concursos de BH, RJ, Divinópolis, Natal (RN) e Cambuci (RJ).
Mereceu do poeta maior, Carlos D. de Andrade, a seguinte frase: “Agradeço-lhe o amável oferecimento do trabalho de sua autoria, repassado de espiritualidade e emoção.”
Recentemente lançou o livro “Mineirices e Mineiridades”, o “CD cantigas”, um outro livro de antologias,  reunindo diversos poetas, de Brumadinho e de outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário