Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 20 de julho de 2010

Editorial

Iniciativa Popular, confiança no Legislativo!

Dia 26 de maio de 2010. Reunido numa sala de aula da na Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira, um grupo de brumadinenses, em torno de 50, discutia sobre o IPTU do Município. Frustrados com os vereadores e com o Prefeito Nenen da ASA, aqueles cidadãos decidiram tomar a história em suas próprias mãos. Naquela noite, decidiram que trabalhariam para entregar na Câmara Municipal o 1º Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Brumadinho. Quarenta e dois dias depois, 7 de julho, eles estavam novamente reunidos: em suas mãos, quase 6% de assinaturas do total de eleitores do Município, mais de 1.300 cidadãos, apoiando o Projeto. Era o resultado do trabalho de uma centena de pessoas, de casa em casa, no trabalho, na escola, nas lojas, igrejas, na Praça da Bandeira. Todos com um só objetivo: colher as assinaturas e diminuir o valor exorbitante do IPTU.
No dia seguinte, 8, lá estavam eles na Câmara Municipal, deixando seus afazeres em casa, chegando àquela hora do trabalho, mas exercendo seu direito de manifestação, escrevendo a história de sua cidade.
Usaram a Tribuna Livre da Câmara e foram aplaudidos de pé por seus companheiros de luta. Conversaram com os vereadores, expuseram seu ponto de vista, e nada exigiram: deram aos seus representantes no Legislativo a oportunidade de reparar um erro, com certeza o maior erro na recente história política da cidade.
E dali saíram com a sensação do dever cumprido. Certos de que, desta vez, os vereadores honrarão a confiança que o povo depositou em cada um deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário