Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de dezembro de 2013

Edição 156 – Novembro/2013
Editorial
Natal

Vocês não tem nada a ver com isso, mas eu também participo de uma família. Somos muitos, porque a família deixou de ser pai, mãe, filhos e irmãos: além dos “de casa”, tem as cunhadas, os cunhados, sobrinhos – uma penca! -, sogra, concunhado, pais dos concunhados, irmão do concunhado e por aí vai. “Acontece que no Natal é um tal de trocar presentes, a mais das vezes supletivos e desnecessários, pois o essencial quase todos têm. Um pouco como entrar disfarçadamente na onda do consumismo, travestida de carinhos, beijos e abraços.”
Sempre fico incomodado, e acabo virando o chato da turma por ter preguiça com os benditos “amigos-ocultos”. E os amigos, não os ocultos, os outros mesmo, acham um absurdo que eu não dê presentes de Natal para a família, e que ainda tenha ensinado para minha filha e meu filho – que acaba de completar 8 anos – que Papai Noel não existe, é só a tia Pitty, que adora dar presentes para todos. 
Este ano resolvi fazer uma defesa do que penso. E, copiando descaradamente Haroldo Vinagre Brasil (2003), propor um Natal diferente. Vou continuar não dando presentes e me recusando a participar de “amigos-ocultos”. Em substituição aos presentes, vou fazer uma doação para a campanha desenvolvida por um grupo de pessoas bem amorosas: o sociólogo Guilherme Alberto Rodrigues, João Paulo Rodrigues, Breno Gonçalves, Antônio Maia, Talles Costa, Binho Bruma, Consuelo Chaves e mais um bando de gente boa. Ao doar, sei que farão um Kit para entregar a crianças carentes, especialmente no interior de nosso Município. O que vai no Kit? Livros! Sim eles doam livros! Além de caderno, caneta, lápis, borracha, e até escova e pasta de dentes! Mas o que mais me empolga são os livros!
Ao doar livros, a turma de Guilherme doa esperança, doa sabedoria, doa perspectiva de vida, doa censo crítico.  Doa Educação. Doa revolução. Sim, os livros são revolucionários! “A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma”, “os livros têm o poder de iluminar uma vida.” Livros libertam! Inclusive da pobreza! Assim, se não hoje, se não neste Natal, mas nos próximos natais, essas crianças podem ter uma condição sócio-econômica muito melhor. “Palavras e ideias podem mudar o mundo.”
O nome da campanha é “Natal feliz para mais crianças”, no facebook; e a conta para depósito é 01028465-2, Ag 0097 do Banco Santander, em nome de Guilherme Alberto Rodrigues Araújo CPF 058.493.336-30.    
 Reinaldo Fernandes
Editor 
“Minha sugestão é que vocês, meus pacientes leitores, façam coisa semelhante no próximo Natal, não obrigatoriamente com a mesma destinação” que escolhi. Podem, por exemplo, entrar em contato com o Roberto Silva (97682424) e colaborar com a bela campanha que ele desenvolve para pobres do Norte de Minas. Ou qualquer outra boa campanha. “A intenção é criar um efeito demonstração para as novas gerações, rompendo com o tradicional fechamento familiar de nosso mundo burguês. Dessa forma, olhamos em volta e verificamos que nós somos a exceção, em um país de carentes e marginalizados.” E fazemos do Natal, mais do que comida de sobra, bebida de sobra, e presentes, presentes, presentes, presentes de sobra! 
Sei que o João Paulo e seus amigos vão registrar suas campanhas. Roberto também. Podemos fazer uma cópia dessas fotografias e, no próximo ano, dependurá-las na árvore de natal de nossa casa. A árvore ficará muito mais bonita do que aquela outra, cheia de presentes, presentes, presentes, presentes de sobra! 

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário