Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de setembro de 2017

Edição 201 – Agosto 2017

OPERAÇÃO PTOLOMEU

Cunhada do prefeito Nenen da ASA (PV), esposa de Emilson Barcelos, é presa

Tatiane Kelen Barbosa Alves Barcelos foi presa no dia 15 de agosto. Por ser uma ex-miss Minas Gerais, sua  prisão obeteve grande repercussão, alcançando a mídia impressa regional (O Estado de Minas, O Tempo, Hoje Em Dia etc) e televisa (Balanço Geral, da Rede Record etc). Tatiane Barcelos foi presa em sua casa em Brumadinho. Foi mais uma etapa da “Operação Ptolomeu”, conjunta do Ministério Público Federal e Polícia Civil.  Tatiane Barcelos é suspeita de lavagem de dinheiro, organização criminosa e outros delitos. Seu marido, Emilson Barcelos, irmão do prefeito Nenen da ASA (PV), está preso desde 17 de julho, alvo da mesma Operação.
A detenção de Tatiane é parte da Operação Ptolomeu, que investiga fraudes em licitação de transporte escolar em Esmeraldas e prendeu 14 pessoas em julho deste ano - entre elas, dois ex-prefeitos da cidade. A Justiça acatou o pedido de prisão preventiva da mulher, que havia sido feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Tatiane é esposa de Emilson Custódio de Melo Barcelos, suposto dono da BK Transportes, empresa suspeita de fraudar as licitações de transporte no município. O empresário foi preso em 17 de julho. A ex-miss foi encaminhada para a perícia no Instituto Médico Legal de Ribeirão das Neves e depois para o presídio de São Joaquim de Bicas 2. O mandado de prisão contra ela ainda é preventivo.

Dias depois Tatiane recebe tornozeleira e é colocada em prisão domiciliar

A ex-miss ficou apenas alguns dias no presídio de São Joaquim de Bicas 2. Como era esperado, ela recebeu outro tipo de prisão porque é mãe de crianças menores. A Jurisprudência – decisão anterior da Justiça – já estabeleceu que, quando a prisioneira em prisão preventiva ou temporária é mãe de menores que não tem pai para cuidar, elas podem ser colocadas em prisão domiciliar com tornozeleira. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a esposa do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e com a esposa de um ex-prefeito preso também na mesma Operação Ptolomeu. Agora, com Tatiane, já que o marido está preso.
A prisão domiciliar nestes casos se dá também por causa do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – que garante proteção às pessoas menores de idade. A Justiça entende que as crianças não podem pagar pelo suposto crime da mãe. O questionamento que se faz é: e, quando a mãe é pobre, não tem dinheiro para pagar advogados, não tem amigos ricos, fica na cadeia e seus filhos ficam sem ela, isso é justo?      


Operação Ptolomeu

Na primeira fase da Operação Ptolomeu, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão, e de condução coercitiva em Esmeraldas e Brumadinho, ocasião em que dois ex-prefeitos de Esmeraldas também foram presos preventivamente, Flávio Leroy e Glacialdo de Souza, além de outras 12 pessoas, incluindo Emilson Barcelos. 

O dia 17 de julho em Brumadinho, uma segunda feira, amanheceu cheio de policiais civis espalhadas em diversos pontos da cidade, com inúmeras viaturas da Polícia.
A Operação Ptolomeu prendeu 11 pessoas de Brumadinho, Bicas e Esmeraldas foi amplamente divulgada por vários jornais impressos, rádios e TVs do estado. Em Brumadinho a imprensa, de modo geral, optou por não tocar no assunto mesmo que um dos presos tenha sido o irmão do prefeito Nenen da ASA (PV). Segundo a Polícia Civil de MG, os crimes envolvem o transporte escolar contratado pela Prefeitura de Esmeraldas, mas envolve também São Joaquim de Bicas, Brumadinho, Mateus Leme e Contagem. A Operação Ptolomeu combate fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva e formação de organização criminosa. A operação é conjunta da Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Presos
  
Entre os presos estavam três empresários de Brumadinho, Emilson Custódio Melo Barcelos, irmão do Prefeito Nenen da ASA (PV) e suposto proprietário da BK Transportes; Ademir Vicente Cândido e seu irmão Jeci Cândido Antunes, suposto proprietário da GM, Materiais de Construção. Também foi preso o empresário Joubert Karam Amorim Junior, o Juninho Karam, que seria um laranja do esquema. Ainda foi preso o Secretário Municipal de Obras, Daniel Hilário de Lima Freitas e Frederico Carvalho Ribeiro, o Fred, que também é apontado pelo PCMG como laranja do esquema.
Foram cumpridos 27 mandatos de busca e apreensão, entre eles, na casa de Raphael Eduardo, o Raphael Boca de Lata, que trabalhou na Construtora Império, e depois criou uma empresa que tem sede em Nova Lima. Em sua casa a Polícia teria aprendido um carro de luxo dentre outros objetos.

Ao todo, participaram da operação 24 delegados, 2 promotores, 7 oficiais de Justiça e 181 investigadores da PC. Foram apreendidos mais de dez carros de luxo, grande quantia em dinheiro, cofres, computadores, joias, entre outros produtos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário