Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 24 de setembro de 2017

Edição 201 – Agosto 2017
Inhotim lança e-book com fotos inéditas do museu
Livro digital reúne imagens capturadas por cinco fotógrafos brasileiros, incluindo Cartiê Bressão
 
Foto de Pedro Garcia - Cartiê Bressão 
O Inhotim lança nesta quinta-feira, 31, seu primeiro e-book fotográfico, com imagens inéditas produzidas por cinco profissionais em celebração ao dia da fotografia, comemorado em 19 de agosto. Com ensaios de Pedro Garcia (Cartiê Bressão), Pedro Lefèvre (Mamute), Mirela Persichini, Myriam Vilas Boas e Serafim Cruz, Singular: cinco olhares sobre o Inhotim já pode ser baixado de forma gratuita no link inhot.im/singular.
A convite do Instituto, os fotógrafos visitaram o museu para a realização dos ensaios. Cada um explorou recortes e ângulos específicos, trazendo um novo olhar sobre o Inhotim e seus acervos artístico e botânico. Para a escolha dos fotógrafos, procurou-se mesclar homens e mulheres de diferentes idades e estilos. Ao todo, são 50 imagens, que retratam desde obras e paisagens, passando por galerias e reação dos visitantes.

Para Cartiê Bressão, a experiência lhe proporcionou observar o efeito transformador que o Inhotim exerce sobre as pessoas.

“O Inhotim é um lugar inspirador. Quando visito, fico mais em contato com os efeitos que a experiência causa em mim, mas dessa vez fui com o objetivo de fotografar outras pessoas. Percebia um maravilhamento no olhar e nas atitudes. O ritmo dos visitantes parecia mais lento, como se golpeados e atordoados por tanta beleza e sentimento condensados nas obras, e uma postura de reverência e humildade, que parecia vir da noção do próprio tamanho em contraste com a grandiosidade da natureza e das questões humanas profundas retratadas nas obras. Visitar o Inhotim nos faz mais humanos.”

Funcionário do Instituto há cinco anos, o fotógrafo e educador Serafim Cruz também participou do ensaio.

“As obras de arte e a paisagem do Inhotim se revelam sempre de uma forma diferente. Nunca se esgotam. Sem a câmera em mãos no meu dia a dia de trabalho, eu acabava fotografando com a mente. O e-book me deu a oportunidade de registrar algumas dessas visões, e o resultado foi surpreendente. Fiquei muito feliz com o retorno das pessoas, principalmente em relação à foto que tirei da obra Colecionador, na galeria da Adriana Varejão”, afirma Cruz.

Instituto Inhotim

Aberto ao público em 2006, o Inhotim já recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países. Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, a 60 quilômetros da capital Belo Horizonte, o Instituto convida seus visitantes a se relacionarem com o mundo de forma mais crítica, consciente e transformadora. Atualmente, o acervo de arte contemporânea possui cerca de 1.300 obras. Destas, 700 estão expostas nas 23 galerias e nos jardins do Instituto. O Jardim Botânico é composto por cerca de 4,5 mil espécies nativas e raras de todos os continentes.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Inhotim

Nenhum comentário:

Postar um comentário