Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 19 de novembro de 2017


Edição 203 – Outubro 2017
Prefeitura assina acordo com organização de São Paulo
Documento prevê preparo da população de Belo Horizonte para receber a TV Digital

A Prefeitura de Brumadinho assinou um acordo com a Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, entidade de São Paulo.  De acordo com a cláusula 1ª do Acordo, a intenção da Organização e da Prefeitura de Brumadinho é “promover ações coordenadas de informação, sensibilização e preparo da população de Belo Horizonte para o processo de transição ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD)”.

Preocupação das TVs abertas

As redes de TV aberta como Globo, SBT, Band e Record fazem grande esforço para que o povo adquira a TV Digital, chegando mesmo a fazer doações de aparelhos. A camada da população mais pobre ainda é a que mais vê TV aberta, sem assinatura. O público é, predominantemente, o público mais pobre, menos escolarizado, é também a parcela mais fácil de ser manipulada e enganada no dia a dia.
È, também, a população que, menos instruída e com menor acesso aos bens culturais, dá mais ibope às redes de TV e, por consequência, proporciona lucros exorbitantes a elas. Assim, esses meios de comunicação de massa não querem perder esse público. Não é à toa que Acordo prevê o uso dos trabalhadores do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social -, da Secretaria de Assistência Social para difundir as informações sobre a TV Digital. Os profissionais do CRAS trabalham exatamente com essa população.
Outra Secretaria envolvida com a Organização é a de Educação, já que a escola é o principal mecanismo de repetição das ordens e políticas superiores, responsável por inculcar nos alunos as ideias que lhes chegam de cima para baixo.
Outra Secretaria a ser usada pela Prefeitura para ajudar as TVs abertas a manterem seu público é a de Saúde, através dos ACS, Agentes Comunitários de Saúde – que também lidam majoritariamente com esse público. Como diz o Plano de Trabalho do acordo com a Organização (cláusula 5), “eles (os agentes) realizam os cadastramento de famílias de menor renda”.     
 
Fax-símile da primeira página do Acordo feito com a Organização, que foi publicado na edição nº 1014 do DOM, de 17.10.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário