Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 11 de maio de 2021

 NENEN DA ASA (PV) INVADE ASCAVAP

A verdadeira cruzada que o prefeito Nenen da ASA (PV) trava contra os catadores de material reciclável de Brumadinho (ASCAVAP) merecia ser registrada em filme. Seria um drama. De um lado, está o prefeito, com suas Secretarias Municipais de Obras e de Meio Ambiente, com uma série de atitudes de ataques aos pobres catadores. Do outro lado, os catadores, pessoas pobres, lutando para sobreviver, para poder se alimentar e alimentar seus filhos. Uma luta desigual, em que o prefeito Nenen da ASA (PV) acha que tudo pode, sem o mínimo de respeito por trabalhadores tão importantes para Brumadinho: são eles que, com seu trabalho duro, mal pago, ajudam o Município a ter um Aterro Controlado por mais tempo.

O desrespeito chega ao cúmulo de invadir o terreno onde a ASVACAP tem seu galpão, transitando caminhões de terra, depositando terra, no dia 7 de maio. Sem dar nenhuma satisfação aos catadores, tratando-os como se fossem lixo. A ASCAVAP ocupa legalmente o terreno, que é da Prefeitura, tem esse direito garantido em documento pelo menos até 2027.

O prefeito não respeita nem ao menos o período da pandemia (66 mortos), tempos tão difíceis, em que os catadores são obrigados a sair de casa, trabalhar, ter contato com material que não sabem se está ou não contaminado. Mesmo em plena pandemia, o governo de Nenen da ASA (ironicamente, do PV) continua atacando ferozmente os catadores.    


 

Pressão para faturar com o material reciclável

Os constantes ataques ao catadores pode parecer simples maldade do governo Nenen da ASA (PV). Mas isso pode ser apenas uma “cortina de fumaça”. O que pode estar por trás de tudo isso – e há indícios para que se pense assim – é a tentativa de “botar as mãos” na coleta seletiva de Brumadinho. A empresa privada Quantum, contratada por vários milhões e atual responsável pela limpeza da cidade, pode estar se preparando para pegar o lixo reciclável.

As informações que chegam até o jornal de fato é que a empresa teria em seu quadro societário (seus donos) um  Secretário Municipal. Esse secretário teria interesse em faturar com o material reciclável da coleta seletiva. Daí, a pressão sobre os catadores, que estariam “no caminho” do secretário. 



3 comentários: