Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 16 de abril de 2022

 Edição 252 – Março 2022

VALE faz terrorismo


A VALE continua desrespeitando os direitos humanos em Brumadinho. A mineradora, que já tinha seus “canhões” virados para os atingidos pelos seus crimes de 2019, agora ataca os povos indígenas Kamakã Mongoió e
Xucuru Kariri. Para os Kamakã, passando por cima da Justiça, mandou 8 carros, de PMs e seguranças particulares, para intimidá-los. Na Aldeia dos Xucuru Kariri, mantém seguranças privados: por duas vezes no mês, os indígenas foram agredidos: cortaram pneus de um veículo pertencente a eles, no mesmo local em que permanece ilegalmente a segurança privada da mineradora.

Editor lança livro em maio


No próximo 7 de maio, à noite, Reinaldo Fernandes lançará seu terceiro livro, “Minha vida é reticências”. Trata-se de um livro de poesias, pela editora portuguesa Ases da Literatura. O lançamento acontecerá no restaurante Pozza’s, na entrada da cidade, próximo ao trevo.

 

Metais pesados no Paraopeba

Mais uma da VALE: Amostras da água do rio Paraopeba e da lama, colhidas após as enchentes de janeiro, apresentaram altas concentrações de manganês, ferro e alumínio. Esses metais podem causar várias doenças, entre elas câncer,  Alzheimer, Parkinson, autismo, perda cognitiva, disfunções gastrointestinais, anemia, raquitismo, deficiências na função reprodutora, AVC, problemas na tireoide.

VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho - MG


Em seu 23º ano ininterrupto de circulação, o Jornal de fato lança Edital para o seu VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas. Poderão concorrer quaisquer pessoas de quaisquer lugares do mundo. O VI Concurso contará com categoria l
ocal: escritores de Brumadinho. A premiação terá certificados, publicação, podendo ainda haver premiação com troféus e/ou medalhas e/ou livros literários.

 

Seguranças da VALE atacam indígenas Xucuru Kariri

Os indígenas Xucuru Kariri foram, mais uma vez, agredidos e ameaçados: cortaram um dos pneus de um veículo pertencente a eles, como forma de intimidação. Tudo indica que a autoria do crime é da mineradora VALE, através de sua segurança privada. Boletim de Ocorrência foi feito junto à Polícia Militar.

 

Lula continua disparado, com 44% contra apenas 26% de bolsonaro

Pesquisa do Ipespe mostra o ex-presidente Lula (PT) disparado na frente da disputa para Presidente, com 44% dos voto enquanto bolsonaro (PL) tem apenas 26%. Se houver 2º turno, Lula vence fácil.

 


Dallagnol terá de indenizar Lula por dano moral

O ex-procurador Deltan Dallagnol (do partido PODEMOS) terá de indenizar o ex-presidente Lula (PT) por dano moral, em R$ 75 mil, que, adicionados juros e correção monetária, deve chegar a R$ 130 mil.

 

Edição 252 – Março 2022

Editorial

Vamos ficar a favor de quem matou 273 irmãos nossos, jogou metais pesados no rio para nos trazer doenças e contra o indígenas?

Imagine, cara leitora, que uma amiga sua dê à luz um bebê. Aí ela te chama para conhecer a criança e te flagra comentando com outra amiga: “Nunca vi esse bebê aqui em Brumadinho!”. Claro que não viu! Ele acaba de nascer! Mas, pelo fato de você o conhecer agora, isso não quer dizer que ele não possa viver em paz? É mais ou menos o que tem acontecido com parte da população de Brumadinho (até gente instruída!), que anda por aí dizendo: “Nuca vi índio em Brumadinho!”  

Bem, aqui temos duas observações a fazer. A primeira é que os indígenas Pataxó Hã-hã-hãe estão aqui na divisa de Brumadinho / São Joaquim de Bicas há cinco anos! E já estiveram aqui no município inúmeras vezes.  Nesse caso, me parece que as pessoas precisam ficar um pouco mais atentas ao que acontece ao seu redor.  

A segunda observação é que SEMPRE existiram indígenas (que é a palavra correta) no Brasil. Doze mil anos antes da invasão portuguesa, em MG, aqui na nossa região; e 20.000 anos em outras regiões, segundo os estudiosos.

Há também quem diga: “’O que estariam fazendo aqui os Kamakã se são originários da Bahia?’ Pois bem, eles vieram da Bahia, porque foram quase exterminados e tiveram que fugir de sua Terra para não serem mortos. Porém, se alguém considera isso um argumento frágil e  ainda assim questiona a legitimidade deles estarem aqui”, o de fato teve acesso a informações que dão conta de que uma empresa contratada pela VALE encontrou um sítio arqueológico exatamente na região onde estão os Kamakã. “Os vestígios arqueológicos pré-coloniais (antes da chegada dos brancos por aqui) foram identificados como da tradição arqueológica Aratu-Sapucaí, originária, adivinhem de onde? Da Bahia!”

“Ou seja, muito antes dos brancos pisarem por aqui em Casa Branca, Córrego do Feijão ou Brumadinho, os ancestrais dos Kamakã já estavam aqui!”

Reinaldo Fernandes
Editor
Posto isso, vamos à segunda questão: a Constituição Brasileira diz que a terra deve ter função social  (art. 5º, Inc. XXIII), não pode ficar abandonada.

Os indígenas estão em terras da VALE que estão sem função social. A VALE matou 273 em Brumadinho e continua nos desrespeitando. Agora os metais pesados podem nos matar aos milhares. Ficar do lado da mineradora, e contra os indígenas, têm sentido?

 

Edição 252 – Março 2022

Contribua com a “Campanha Contra a Fome”

“Às vezes a gente, por ter o que comer em casa, pensa que todo  mundo tem! Às vezes a gente ajuda uma vez e acha que está bom, mas a fome no Brasil continua”. Quem diz é Reinaldo Fernandes, Presidente do PT de Brumadinho, que está à frente de uma campanha contra a fome.


Segundo dados da entidade “A Ponte Social”, “um quarto da população brasileira, 52,7 milhões de pessoas, vive em situação de pobreza ou extrema pobreza.” Já a Pesquisa realizada pela Rede Penssan mostra que mais da metade da população, quase 116,8 milhões de brasileiros, não se alimentam como deveriam, com qualidade e em quantidade suficiente. A situação piorou muito desde o Governo Temer (MDB), e foi agravada agora no governo bolsonaro.

“Já conseguimos ajudar bastante pessoas. Pedimos às pessoas que continuem sendo solidárias, porque, no atual momento político do Brasil, com tanto desemprego,  a fome permanece”, completa Reinaldo.

Locais de arrecadação para fazer sua doação: Supermercados Luna e Fonseca; ABC da Construção; Ré Modas e Nova Opção.   

 

Edição 252 – Março 2022

Editor lança livro em maio

E está novamente na LiteraLivre


No próximo dia 7 de maio, a partir das 7 e meia da noite, Reinaldo Fernandes lançará seu terceiro livro, “Minha vida é reticências”. Trata-se de um livro de poesias (o segundo na carreira do escritor), 228 páginas, pela editora portuguesa Ases da Literatura. O lançamento acontecerá no restaurante Pozza’s, na entrada da cidade, próximo ao trevo.

Além de ser vendido no dia, o livro estará à disposição em lojas virtuais da Editora. “Minha vida é reticências” será vendido em cinco lojas brasileiras e, ainda, em quatro dos cinco continentes: Europa, América, Ásia e Oceania, ficando de fora apenas o continente africano. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Países Baixos, na Europa; Estados Unidos e Canadá, aqui nas Américas; Austrália, na Oceania; e ainda no Japão, na Ásia.   

“Estou muito animado com o lançamento”, declarou Reinaldo Fernandes. “É uma alegria poder dividir os meus escritos com os amigos”, concluiu o escritor.     

Fernandes está novamente na LiteraLivre


Seu texto/arte foi selecionado(a) para a 32ª edição da Revista LiteraLivre”. A mensagem foi de Ana Rosenrot, editora da Revista LiteraLivre, avisando a Reinaldo Fernandes, autor da crônica “Galã de Hollywood”, que seu trabalho será publicado mais uma vez pela revista. É a 15ª vez que a Revista publica trabalhos de Reinaldo Fernandes. Desta vez, segundo Ana Rosenrot foram “793 textos inscritos e 165 selecionados”.  

“Galã de Hollywood” foi publicado em outra revista, a Ecos da Palavra, edição de nº 9, janeiro/fevereiro. Catarina Dinis Pinto, a editora da Revista tratou a crônica como “excelente trabalho!!!”

 

Início de 2022 “com pé direito”

O escritor já começou 2022 “com o pé direito”. “Seu texto [Paixão de Uma Vida Inteira] foi selecionado para a 31ª edição da Revista LiteraLivre, nossa edição de 5º aniversário. Tivemos 622 textos inscritos e 94 selecionados”, comunicou no dia 31/1 Ana Rosenrot, editora da Revista, que foi lançada no final de janeiro.


 


Edição 252 – Março 2022

Vem aí o VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho - MG


Em seu 23º ano ininterrupto de circulação, o Jornal de fato lança Edital para o seu
VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas. O Concurso homenageia o brumadinense, jornalista, escritor, doutor em ciências da comunicação Valdir de Castro Oliveira.

Diferentemente dos concursos anteriores, que eram apenas na modalidade “poesia”, este VI Concurso Internacional terá  também a modalidade contos ou crônicas. Além disso, o Concurso deixa de ser nacional e passa a ser internacional: poderão concorrer quaisquer pessoas de quaisquer lugares do mundo, desde que o texto seja escrito em língua portuguesa.

O tema é livre e o VI Concurso contará com 4 categorias: Categoria Local: escritores de Brumadinho acima de 18 anos; Categoria Local: escritores de Brumadinho com até 18 anos; Categoria Nacional / Internacional, com escritores acima de 18 anos e escritores com até 18 anos.

As inscrições já estão abertas e terminam às 23H59 no dia 25/9/22.

A premiação dos 50 melhores trabalhos contará com certificados, publicação no Jornal de fato, podendo ainda haver premiação com troféus e/ou medalhas e/ou livros literários.

Leia abaixo as informações completas do Edital em https://jornaldefato.blogspot.com

‘Bora fazer arte!

VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho - MG


DO HOMENAGEADO

Ele é brumadinense desde 1993. Valdir de Castro Oliveira é jornalista, Professor, escritor, mestre em Sociologia, doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo – USP -, especialista em comunicação, mobilização e participação popular, além de diversas especializações Brasil e América Latina afora. Fez carreira docente na área de Comunicação da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais -, PUC Minas e no Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciências e Inovação Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), onde orientou muitas pesquisas de mestrado e de doutorado.

É autor do livro de poemas “Réquiem para o Inhotim” (All Print Editora, 2010, 191 pgs.), do livro “Os alicerces da Utopia - Saúde e Cidadania no SUS de Brumadinho” (1996), e co-autor de “Políticas de Controle do HIV/AIDS no Brasil e em Moçambique” (Editora Fiocruz, 2016, 235 pgs), dentre outros escritos em revistas da área de saúde, como Interface, Reciis, Ciência e Saúde Coletiva, Organicom e tantas outras, mas também em muitos capítulos de livros, além de textos que constam da Biblioteca do Ministério da Saúde. “Uma grande pesquisa que ele realizou sobre a comunicação nos conselhos de saúde se tornou referência incontornável para quem se interessa pelo tema. Também pensou teoricamente sobre modelos de comunicação e aprofundou a reflexão sobre conceito de mediação” (homenagem do PPGICS - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde, da Fiocruz, 2022). Ao PPGICS da Fiocruz, Valdir presenteou sua vasta e importante biblioteca. São 998 livros e 179 itens de periódicos. “Uma preciosidade que atesta a importância que ele atribui ao PPGICS”, confiando a ele “seu tesouro”.

Valdir ajudou a fundar o Conselho de Segurança do Município e presidiu a ONG Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Vale do Paraopeba. Integrou o Conselho de Saúde de Brumadinho, “participando ativamente das mobilizações em prol da defesa de pessoas e coletividades que têm seus direitos negados, direitos que são tantas vezes vilipendiados por interesses econômicos e políticos sem compromisso com as comunidades locais” (homenagem do PPGICS)

Por muitos anos comandou o programa “De Olho Na Saúde” na então rádio comunitária Inter FM e foi editor do Jornal Tribuna do Paraopeba.

Para quem quiser saber mais sobre Valdir de Castro Oliveira deve procurar, nas palavras de uma colega de trabalho, Professora Inês Soares de Araújo, a Inesita, “uma pessoa que tem um olhar bondoso, expressão que transmite imediatamente a quem está com ele uma atitude de escuta, acolhimento, fraternidade, [expressão] que atravessa e constitui não somente seu modo de estar no mundo, como ser humano, mas também o modo de atuar na vida intelectual, docente e cidadã. O prof. Valdir parece ter alcançado uma fórmula possível de estar no mundo vendo e ajudando a ver, falando e ajudando a falar, de lugares diferentes, mas articulados.”

Ou, nas palavras de Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino / Icict / Fiocruz, “uma pessoa que inspira e afeta o outro com sua humildade, simplicidade e generosidade”.

Ou, ainda, nas palavras da ex-aluna e orientanda Daniela Savaget: “Resumo o Valdir numa palavra que se contrapõe a tudo que o Professor Valdir é mas também resume perfeitamente o que o Professor Valdir é: a palavra “miudezas”. O famoso Prof. Valdir é o Professor das miudezas, foi nas miudezas do dia-a-dia que eu conheci o Prof. Valdir, ele é o professor do encantamento das miudezas, o Professor da calmaria no meio da tempestade, a fala mansa, o cuidado com os outros; é colo, o espaço seguro que a gente tem, nas duvidas, nos questionamentos que todo aluno passa. Ele é essa generosidade desmedida, essa grandeza desmedida de saber, ele sabe de tudo: como diria minha avó: ‘Eita Professor sabido!’ Eu aprendi com ele que ser professor não é só sobre ensinar. É sobre aprender. Eu só queria ser em sala de aula um décimo do que o Professor Valdir foi pra mim. Eu estou em busca desse afeto, da escuta linda que ele tem.”

Eis nosso homenageado!    

DOS OBJETIVOS

VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho – MG tem por objetivos divulgar e, especialmente, incentivar,  valorizar e reconhecer talentos novos e antigos na arte da produção literária em língua portuguesa, bem como mapear essa produção em Brumadinho e região.

DA ORGANIZAÇÃO

VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira” é realizado pelo Jornal de fato – Brumadinho – MG, cabendo a este solucionar quaisquer controvérsias, casos omissos ou pendências advindas do Concurso, bem como realizar de modo exclusivo quaisquer comunicados aos participantes e interessados que deverão sanar suas dúvidas enviando mensagem para o e-mail defatojornal2@gmail.com 

DO PRAZO DE INSCRIÇÃO

As inscrições encontram-se abertas desde já, encerrando-se às 23H59 no dia 25/9/22 (vinte e cinco de setembro de dois mil e vinte e dois), salvo prorrogação expressamente anunciada pela organização do Concurso.

A inscrição online deverá ser feita preenchendo o formulário eletrônico disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1O4qc-EOu2N1Iyphj4GNAQIgcKlsq2yzeUAcK2gvLtAI/edit

até a data limite estipulada neste Edital, no qual deverá escolher a categoria que pretende concorrer, informar seus dados pessoais e subir (fazer upload) no campo indicado o poema e/ou crônica ou conto ser(em) inscrito(s). Não serão aceitas inscrições fora do formulário.

Não há cobrança de taxa de inscrição.

DO TEMA

O tema é livre. No entanto, não serão aceitos trabalhos que possuam conteúdo bolsominion, ou seja, fascista, racista, machista, homofóbico, violento e/ou preconceituoso.

DAS MODALIDADES

VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho – MG terá as modalidades prosa (contos ou crônicas) e verso (poesia).

Entende-se como “conto” e “crônica”, para participação neste Concurso, a narrativa curta (até 10 páginas), com tema único, espaço e tempo limitados e com número reduzido de personagens.   

DOS PARTICIPANTES

Poderão concorrer ao VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho – MG quaisquer pessoas, brasileiras e não-brasileiras, desde que o texto seja escrito em língua portuguesa, sob pseudônimo, que deverá ser o mesmo tanto para trabalho de uma modalidade quanto de outra, se o participante se inscrever nas duas.

Participantes menores de idade de 18 anos até a data final de inscrição deverão encaminhar, junto com o(s) trabalho(s), “Autorização de Participação e Publicação” assinado por responsável legal.

Fica vetada a participação de membros das Comissões Organizadora e Julgadora do Concurso.

DAS CATEGORIAS

Categoria Local:

Escritores de Brumadinho acima de 18 anos

Escritores de Brumadinho com até 18 anos

 

Categoria Nacional / Internacional:

Escritores acima de 18 anos

Escritores com até 18 anoso.

DO INEDITISMO

As obras deverão ser, obrigatoriamente, inéditas. Entende-se por inédito o trabalho que não foi publicado em blogs pessoais; ou blogs de poesia ou de contos ou crônicas; redes sociais, livros e revistas, jornais e/ou antologias quaisquer, tanto em formato impresso como virtual.

Serão desclassificados os trabalhos que apresentem plágio, no todo ou em parte.

DA QUANTIDADE DE TRABALHOS A SEREM ENVIADOS

Cada escritor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos, mas com apenas 1 (um) trabalho em cada uma das modalidades (poesia; e conto ou crônica).

Em caso de ser enviada mais de uma inscrição para cada modalidade, será considerada a última inscrição.

DO FORMATO:

O texto enviado deverá estar salvo em formato .doc ou .docx (Word ou similar)fonte Arial, Times New Roman, Calibri ou Book Antiqua, tamanho 12, em espaço entre linhas de 1,5; no tamanho A4.

O título deverá ser destacado em negrito.

Sob o título, deverá obrigatoriamente constar pseudônimo, modalidade e categoria. Ex: “Paulo Flores - Prosa – Categoria Local - Até 18 anos”; “Manacá do Campo – Poesia – Categoria Nacional / Internacional – Acima de 18 anos).

O descumprimento das normas acima poderá acarretar a desclassificação do trabalho.

DO JULGAMENTO E COMISSÃO

Os trabalhos serão apreciados por uma Comissão Julgadora composta de 3 (três) a 5 (cinco) pessoas capacitadas em literatura e Língua Portuguesa, a ser instituída pela Organização do Concurso, e terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões.

DA PREMIAÇÃO:

Serão selecionados:

“Os 10 Melhores” trabalhos de cada modalidade (poesia; e conto ou crônica) e categoria nacional / internacional acima de 18 anos;   

“Os 5 Melhores” trabalhos de cada modalidade (poesia; e conto ou crônica) e categoria local acima de 18 anos; e

“Os 5 Melhores” trabalhos de cada modalidade (poesia; e conto ou crônica) e categorias nacional / internacional e local até 18 anos,

conforme tabela abaixo,

 

10

poesias

+18, Categoria Nacional / Internacional

10

contos

5

poesias

+ 18, Categoria Local

5

contos

5

poemas

até 18, Categoria Nacional / Internacional

5

contos

5

poesias

até18, Categoria Local

5

contos

 

totalizando 50 (cinquenta) prêmios, que receberão os Certificados “Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores”.

“Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores” da modalidade poesia serão publicados pelo Jornal de fato – nas edições impressa (se ela se mantiver no ano seguinte ao concurso) e eletrônica (https://jornaldefato.blogspot.com)-, a partir da edição do mês de janeiro/2023. A modalidade conto ou crônica será publicada apenas na versão eletrônica.  

Um número menor de trabalhos poderá ser selecionado caso a Comissão Julgadora considere inalcançada a qualidade necessária para a seleção.

“Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores” em cada modalidade e categoria ainda poderão ser premiados com troféus e/ou medalhas e/ou livros literários caso a Organização do Concurso consiga patrocinadores para custear tais prêmios.    

DO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

Todos os participantes que desejarem poderão solicitar, via e-mail - defatojornal2@gmail.com -, seu certificado digital de participação no Concurso, até 2 (dois) meses após a divulgação dos resultados. A solicitação deve ser enviada contendo nome completo, pseudônimo, nome do trabalho inscrito, qual modalidade e qual categoria. Essa determinação poderá ser restrita a 100 (cem) inscritos, caso o número de participantes ultrapasse esse número, sendo enviados os certificados para os 100 primeiros escritores que o solicitarem.

As escolas que tiverem algum aluno entre os selecionados também receberão certificados de participação.

DOS RESULTADOS:

A relação dos trabalhos premiados será divulgada até o dia 31/10/22 (trinta e  um de outubro de dois mil e vinte e dois) nos endereços eletrônicos do Jornal (https://jornaldefato.blogspot.com e www.facebook.com/jornaldefato) para a Categoria Nacional / Internacional e na Cerimônia de Entrega da Premiação” para a Categoria Local.

“Os 10 Melhores” e “Os 5 Melhores” em cada modalidade e categoria Nacional / Internacional serão comunicados também via e-mail até o dia 31/10/22.

DA CERIMÔNIA DE ENTREGA DA PREMIAÇÃO

Os inscritos na Categoria Local serão informados do RESULTADO do Concurso em “Cerimônia de Entrega da Premiação” com data, local e horário a serem definidos posteriormente pela Comissão Organizadora. Por resolução da Comissão Organizadora, essa cerimônia poderá ser estendida também aos demais participantes do Concurso (Categoria Nacional / Internacional).

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição implica automaticamente na aceitação das condições desse Edital, bem como a autorização para a publicação das obras inscritas em quaisquer mídias que a Comissão Organizadora julgar conveniente. Portanto o autor assume total responsabilidade pela autoria, podendo responder por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos em lei.

O não cumprimento de qualquer item do Edital poderá implicar na desclassificação da obra inscrita;

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 

Brumadinho, 29 de março de 2022

 

ANEXOS:

1- DADOS PARA INSCRIÇÃO

E-mail:
Nome do autor:

Data de nascimento:

Profissão:
Telefone com código do país (para concorrentes fora do Brasil) e DDD:

Cidade / Estado / País:

Título da Obra:

Categoria:

Modalidade:

Título da obra:

Pseudônimo Autor:

Trabalho:

Declaração (menor de idade):

Breve Biografia Literária

Declaro para os devidos fins estar ciente do Edital do Concurso

 

2- AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO

(Copiar, colar, preencher, ASSINAR, fotografar ou transformar em imagem e subir (fazer upload) no formulário de inscrição.  

 

AUTORIZAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO

 

Eu, (nome do responsável legal) , CPF ________________________________, AUTORIZO a PARTICIPAÇÃO de (nome do (a) escritor (s)) no VI Concurso Internacional de Poesias, Contos ou Crônicas  “Valdir de Castro Oliveira”, do jornal de fato – Brumadinho – MG, bem como a PUBLICAÇÃO do trabalho caso seja contemplado entre “Os 5 Melhores” da (s) modalidade (s).

(Local e data)

 

Assinatura do responsável legal

 

Edição 252 – Março 2022

VALE faz terrorismo em Brumadinho

Mineradora envia 8 carros, de PMs e seguranças particulares, para intimidar indígenas Kamakã Mongoió

 


A mineradora VALE S. A. matou 273 pessoas em Brumadinho em 2019, além de matar o Rio Paraopeba, fauna, flora e a esperança de milhares de pessoas. Depois, ao invés de fazer reparação justa, a VALE segue, dia a pós dia, desrespeitando os direitos humanos da população do território. 

No último dia 18 de março, a mineradora protagonizou mais uma cena de terrorismo contra indígenas.

Desde outubro, indígenas do povo Kamakã Mongoió fizeram uma Retomada de Território em terras abandonadas por essa que é a 3ª maior mineradora do mundo.

A questão está sendo discutida pela Justiça de Brumadinho mas o MPF – Ministério Público Federal – requereu que o processo passe à instância federal, por se tratar de questão indígena. Mesmo assim, a VALE continua violentando os povos originários.

Ameaças repetidas

Não foi a primeira vez que a empresa foi ao local, com seus seguranças protegidos pela PM fortemente armada. No dia 18, a VALE  intensificou o terror contra os indígenas: foram cinco viaturas da PM e mais três de seguranças particulares, conforme informaram moradores de Casa Branca. A PM não tinha nenhuma ordem judicial, uma vez que a reintegração de posse requerida pela mineradora estava suspensa até o dia 25 de março.

No dia 23, a PM voltou e começou a construir uma ponte para entrada na aldeia na ação que seria na sexta-feira. Mesmo com os protestos do Cacique Merong, a PM, armada de fuzil, se manteve no local toda a manhã. É o terror da VALE contra um povo que só quer viver.

Na mesma manhã, a juíza Renata Nascimento Borges suspendeu a reintegração de posse. A juíza tinha atendido pedido da mineradora assassina e mandado fazer a reintegração com uso da PM. Diante de muitos questionamentos, como do Ministério Público Federal, teve que recuar.  Como se trata de questão indígena, não pode ser julgada aqui no município, devendo ir para a instância federal, como determina a legislação.

 

Edição 252 – Março 2022

Seguranças da VALE cortam pneu de carro dos indígenas Xucuru Kariri


Os indígenas Xucuru Kariri foram, mais uma vez, agredidos e ameaçados: cortaram um dos pneus de um veículo pertencente a eles, como forma de intimidação. Tudo indica que a autoria do crime é da mineradora VALE, através de sua segurança privada, a mesma empresa que assassinou 270 pessoas em Brumadinho há três anos atrás.

O fato aconteceu na madrugada deste domingo, 27/3/22, na entrada da Aldeia Arapoã Kakyá, em Brumadinho – MG, Brasil. É a segunda vez neste mês que os indígenas sofrem esse tipo de atentado, tendo veículo danificado. Anteriormente foi em visita de solidariedade à aldeia dos Kamakã Mongoió, em 10/3, quando cortaram três pneus do veículo. Em ambos os casos, havia seguranças presentes, pública ou privada.  

“Ou foram os próprios seguranças que cometeram o crime ou eles estão acobertando o criminoso ou criminosos.”

 

VALE mantém ameaças e tenta impedir inclusive entrega de alimentos e água  

O crime de hoje foi descoberto pelos indígenas logo pela manhã. Segundo o Cacique e Pajé Carlos André da Silva, o Carlinhos Arapowãnã,  ao questionarem os seguranças da mineradora, eles disseram que não foram eles e que não viram nada. Ora, os seguranças, ilegalmente, mantém sob vigilância, 24 horas por dia, a entrada da Aldeia, tentando impedir todo tipo de ajuda dos apoiadores, inclusive entrega de alimentos e água. Tentam, ainda, impedir que os indígenas desçam os poucos carros que lhes pertencem. Os seguranças estão sempre atentos – nossa reportagem esteve no local às 21H40 da última sexta-feira e eles estavam lá, querendo saber o que fomos fazer na Aldeia. Dessa forma, de duas, uma: ou foram os próprios seguranças que cometeram o crime ou eles estão acobertando o criminoso ou criminosos.

Cacique Merong Kamakã Mongoió fala 
ao povo Xucuru Kariri 

 
Violência constante contra os indígenas

Um Boletim de Ocorrência foi feito junto à Polícia Militar. “É lamentável o estado de violência, é algo gravíssimo, uma violência contra todos eles, que estão lá, desprotegidos, o tempo todo com essa tensão de saber dos inúmeros carros dos seguranças da VALE e da Polícia Militar trabalhando para a mineradora. É uma violência principalmente contra as crianças, vendo aquela truculência”, declarou Angela Mucida, da Rede de Apoio aos Xucuru kariri.  

Polícia militar e Segurança da VALE 
intimidando os indígenas

“Não adianta nem a VALE e nem outras pessoas nos ameaçarem, não vamos sair daqui! Viramos adubo pra Mãe Terra mas não saímos, nosso povo não recuará na luta por um território”, firmou o Cacique Arapowãnã.

 

Edição 252 – Março 2022

Rio Paraopeba tem elevado índice de metais pesados, aponta relatório 

Detalhes das análises foram divulgados em 21 de março

A Prefeitura de Brumadinho informou que amostras da água do rio Paraopeba e da lama, colhidas após as enchentes registradas em janeiro deste ano, apresentaram altas concentrações de manganês, ferro e alumínio, considerado metais pesados. Detalhes do relatório foram apresentados durante coletiva de imprensa dada no dia 21 de março.

De acordo com a prefeitura, a presença destes elementos pode estar relacionada aos rejeitos de minério que desceram da Barragem B1 da Vale, após o rompimento em 2019, que deixou 273 mortos. Seis pessoas ainda não foram encontradas. 

Conforme o Executivo, o relatório aponta um elevado índice de ferro, manganês, alumínio e outros elementos como silício, potássio e titânio

 

Encaminhamento ao MP

O município encaminhou ao Ministério Público Estadual o laudo preliminar com os resultados da análise, realizada em parceria com as cidades de Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas. O material foi coletado entre 17 e 19 de janeiro e analisado por um laboratório especializado e contratado pelas prefeituras. 

Ainda conforme o relatório, a presença de ferro na água e na lama do Paraopeba chega a ser quase quatro vezes maior na área situada abaixo de onde os rejeitos da mina de Córrego do Feijão atingiram o leito do rio. O manganês também apresentou índices acima do que a legislação permite. No caso do alumínio, a concentração passou de 3% a montante do rompimento da barragem para 27,8% em alguns pontos abaixo da área atingida.

A prefeitura não informou quanto custou o estudo e nem se houve superfaturamento.

População de Brumadinho e da bacia do Paraopeba correm risco de vida

Os metais pesados são elementos químicos que, na sua forma pura, se encontram sólidos e que podem ser tóxicos para o organismo quando consumidos, podendo causar danos em vários órgãos do corpo, como pulmões, rins, estômago e até cérebro.

Embora alguns metais pesados, como o cobre, seja importantes para o corpo em alguma quantidade, outros podem ser muito tóxicos, devendo ser evitados. Estes metais muitas vezes estão presentes na água contaminada e, por isso, podem acabar contaminando o ar e também os alimentos, causando problemas de saúde com o passar dos anos.

Os metais pesados não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contato com o organismo, no entanto, têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células do corpo, provocando problemas como alterações renais, lesões cerebrais e existe a suspeita de que também possam aumentar o risco de câncer.

As intoxicações crônicas podem se manifestar de diversas formas. As mais comuns são: doenças neurológicas, ligadas ao aparecimento de doenças como Alzheimer, Parkinson e o autismo. Além disso por haver  aumento de doenças alérgicas (como rinite e bronquite); dermatoses (crises alérgicas que atacam a pele); perda cognitiva, alterações de humor e cansaço; disfunções gastrointestinais, falta de apetite e anemia; alterações no metabolismo do cálcio (raquitismo) e osteomalácia; disfunções pulmonares, renais e hepáticas; deficiências na função reprodutora; aparecimento de cânceres; elevação do risco de problemas cardiovasculares e AVC; problemas na tireoide, entre outras consequências.

 

Edição 252 – Março 2022

Moradores de Piedade do Paraopeba protestam contra mineração da VALE na região

Os moradores são contra a atividade em uma barragem que fica a 20 metros da estrada e também contra os planos da mineradora de voltar a minerar na Serra da Moeda. 

Indígenas e moradores se juntaram
contra a mineração

Moradores de Piedade do Paraopeba, MAB, gabinete da deputada estadual Beatriz Cerqueira, membros da ONG Abrace a Serra da Moeda e outras entidades da região participaram do protesto contra a mineradora VALE. Presentes também indígenas Xucuru kariri. A manifestação ocorreu na estrada de acesso ao munícipio, que fica a 800 metros da BR-040.

Os moradores são contra a atividade em uma barragem que fica a 20 metros da estrada e também, segundo eles, os planos da mineradora de voltar a minerar na Serra da Moeda. 

A  mineradora quer voltar a minerar numa região chamada de Serrinha. A manifestação pedia “respeito à água, à vida e às comunidades da Serra da Moeda”.

Na data, a VALE tinha marcado um “simulado” da sirene, que é para ensinar ao povo como correr para não morrer pela mineração. No caso dos 273 assassinatos de 2009, nenhuma sirene tocou. A mineração no local, além de colocar em risco a vida de centenas de pessoas da comunidade de 300 anos, coloca em risco também as nascentes da Mãe d’água, importante manancial da região.

 

A atividade é ilegal

A VALE, assim como a mineradora Vallourec, está cometendo mais uma ilegalidade no município. Ela não pode minerar – nem ela, nem a Vallourec e nenhuma mineradora – em Piedade do Paraopeba.

Segundo o Decreto Municipal 325, de 2013, art. 18,  “no caso de barragem em instalação ou em operação, em que seja identificado população em zona de autossalvamento, deverá ser feita o descaracterização da estrutura ou o reassentamento da população ou o resgate do patrimônio cultural ou obra de reforço que garanta a estabilidade efetiva da estrutura em decisão do poder público, ouvido o empreendedor, e considerada a anterioridade da barragem em relação à ocupação e a viabilidade técnico financeira das alternativas”.

A denúncia foi feita pelo advogado Mateus de Mendonça Gonçalves Leite em audiência pública realizada pela Comissão de Administração Pública da ALMG em fevereiro deste ano. “A comunidade de Piedade do Paraopeba tem 300 anos! Vocês são os invasores, vocês são os intrusos, quando a comunidade foi pra lá, não existia barragem, a comunidade tem uma história de 300 anos”, completou Mendonça Leite, cobrando que as mineradoras cumpram as leis do Brasil.     

 

Igreja contra e a favor da mineração

Moradores reclamam da postura do Padre Gustavo. Segundo eles, o padre fica do lado da Vallourec por causa do que eles chamam de “reforma milionária” do prédio da igreja matriz. “A PARÓQUIA SE CALA DIANTE DE UMA REFORMA MILIONÁRIA”, dizia uma das faixas expostas durante o protesto.  

Por outro lado, no mesmo protesto, outra faixa agradecia à Igreja Católica pelo apoio à luta contra a mineração: “OBRIGADO DOM VALMOR, DOM VICENTE E RENSER POR ASSINAR O MANIFESTO DE PROTEÇÃO À VIDA E À HISTÓRIA DE PIEDADE DO PARAOPEBA”.  

 

Edição 252 – Março 2022

Tribunal de Haia recebe relatório da CPI da Covid contra Bolsonaro

O documento acusa o presidente de nove crimes no âmbito da pandemia, incluindo epidemia com resultado de morte e crime contra a humanidade

 

O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, recebeu,  no dia 9/2, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O documento acusa o presidente jair bolsonaro de nove crimes no âmbito da pandemia, incluindo epidemia com resultado de morte e crime contra a humanidade.

O Tribunal de Haia atua quando as cortes nacionais não conseguem ou não desejam realizar processos criminais. Sendo assim, a tramitação de ações nesse foro internacional geralmente se justifica como um último recurso, e a corte só atua se o processo não estiver sendo julgado por outro Estado.

O TPI costuma aceitar somente o julgamento de crimes internacionais considerados muito graves, incluindo genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade. O tratado que estabeleceu o tribunal, o Estatuto de Roma, foi adotado a partir de julho de 1998 por mais de cem países, incluindo o Brasil.

 

“Prova abundante”

Em entrevista ao Estadão durante os trabalhos da CPI da Covid, Sylvia Steiner, única juíza brasileira que já atuou na corte (2003-2016), disse acreditar que há "prova abundante" contra o chefe do Executivo. Segundo ela, ficou demonstrado pela comissão que o problema no País não foi somente de má gestão ou ignorância. "Porque má gestão e ignorância, infelizmente, não são crimes", disse. A ex-juíza assina o relatório de juristas coordenado por Miguel Reale Jr. que aponta diversos crimes cometidos por Bolsonaro na pandemia, incluindo contra a humanidade.

Desde 2019, a corte internacional recebeu três comunicações contra o chefe do Executivo. Uma delas já foi arquivada. Outra está em análise preliminar e uma terceira ainda não teve resposta.

Ex-integrantes da CPI cobram o Supremo Tribunal Federal (STF) a dar encaminhamento ao relatório. Os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), que conduziram os trabalhos do colegiado, se reuniram com o presidente da Corte, Luiz Fux, para pedir a conversão das petições encaminhadas pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em inquéritos.

Em novembro do ano passado, Aras encaminhou ao Supremo dez petições com demandas por providências em relação ao relatório da CPI. As ações, no entanto, foram prontamente classificadas como sigilosas e distribuídas a seis ministros diferentes. Desse modo, nem mesmo os senadores envolvidos na investigação puderam ter acesso aos desdobramentos do processo.

A movimentação dos senadores ocorre na semana em que a entrega do relatório ao procurador-geral da República completou cem dias. A peça foi levada pelos parlamentares ao PGR em 27 de outubro, um dia após a aprovação do relatório na CPI.

Em nota divulgada na segunda-feira, 8, a Procuradoria-Geral da República negou ter engavetado as investigações sob sua responsabilidade. "Os resultados da CPI seguem o devido processo legal, com o Ministério Público atuando juntamente com cada um dos relatores, ministros do STF, cujas diligências investigativas vêm sendo realizadas, nos termos da lei", diz a nota.

 

Edição 252 – Março 2022

Rodoanel

MP deverá investigar edital após reunião com deputados

A construção do Rodoanel (rodominério, conforme os movimentos sociais) e seus impactos ambientais e sociais em Minas Gerais foram tema de reunião no dia 9/2 no Ministério Público de Belo Horizonte. Esses impactos se farão sentir sobretudo na Grande BH, daí o edital de construção ter a oposição das prefeituras de Betim e Contagem e do povo das 14 cidades por onde ele quer passar.

A reunião com o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, foi solicitada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG, 389 votos em Brumadinho) e pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG). Os dois pediram a suspensão do edital publicado pelo governo mineiro, pelo menos até que seja feito um "debate sério" e "democrático" com a sociedade civil do estado. Especialistas alertam para impactos ambientais em regiões como a Vargem das Flores.

 

Movimentos na luta contra o rodominério

Estiveram presentes no encontro, além dos deputados e do procurador-geral, representantes das prefeituras de Contagem e Betim e movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o SOS Salve Vargem das Flores e o MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração).

"Apresentamos todas as denúncias que estão sendo feitas sobre o Rodoanel", diz Rogério Correia. Os parlamentares solicitaram a abertura de processo civil, que os prefeitos da região sejam ouvidos. "Por isso pedimos a suspensão rápida do processo", completa Beatriz Cerqueira.

 

Safadeza

Além do impacto ambiental, há denúncias até de interesse de membros do primeiro escalão do governo Zema, que seriam sócios de empresas envolvidas no processo de construção do Rodoanel.

De acordo com Rogério Correia, o Ministério Público ouviu com atenção todas as denúncias e prometeu abertura de investigação a respeito.

 

Edição 252 – Março 2022

Pesquisa Ipespe:

Lula continua disparado, com 44% contra apenas 26% de bolsonaro

Levantamento sobre a eleição presidencial ouviu 1.000 eleitores



Pesquisa Ipespe divulgada no último dia 25/3 mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua disparado na frente da disputa para Presidente. Lula tem 44% das intenções de voto enquanto o principal opositor, o presidente jair bolsonaro (PL), tem apenas 26%.

sergio moro (Podemos), tem 9%; Ciro (PDT), 7% e João Doria (PSDB) 2%.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.

 

Segundo turno: Lula vence fácil

 

Se houver 2º turno, o que parece pouco provável, Lula vence fácil todos os adversários. Lula teria 54% X 31, dos votos válidos; se for bolsonaro;  52% X 30% de for moro; 51 X 24 se for Ciro; e 54 a 19 se for Dória ou Eduardo Leite. No entanto, trata-se de cenários improváveis. Ciro, moro ou o PSDB não têm condições nenhuma de chegarem a segundo turno.    

Datafolha: Lula tem 43% no primeiro turno, contra 26% de Bolsonaro


Pesquisa do instituto Datafolha divulgada no dia 24/3 também confirma vitória de Lula. O Ex-presidente aparece com 43% dos votos contra apenas 26 de bolsonaro.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades brasileiras.

 

Outras pesquisas

Já a pesquisa da Genial/Quaest, do mês anterior, mostrava Lula com 45% contra 23 do atual. Outra pesquisa, a da CNT, mostrava Lula com 42,2%.

 

Edição 252 – Março 2022

Só Rindo

Tranquilidade é tudo

Dois advogados, sócios de uma consultoria, estão almoçando, quando de repente um deles salta da cadeira e diz:

- Puxa vida, esquecemos de trancar o escritório!

- Não faz mal. - Responde o outro. –Estamos nós dois aqui!

 

Da cintura pra cima

A senhora chega ao hospital e pergunta:

- Doutor, sou a esposa do Zé que sofreu um acidente. Como ele está?

- Bem, da cintura pra baixo ele não teve nenhum arranhão.

- Puxa, que alegria. E da cintura pra cima?

- Não sei, ainda não trouxeram essa parte.

 

Patos

O fazendeiro chega à beira do rio com sua criação de vacas e pergunta para o menino que está  em cima da cerca:

- Esse rio é fundo menino?

- Bão... A criação do meu pai passa com água no peito...

O fazendeiro passa com sua criação e no meio do rio todas as vacas se afogam.

Desesperado, ele pergunta para o menino:

- Poxa, moleque! Por acaso as vacas do seu pai tem 3 metros de altura?

- Que vaca? O meu pai cria pato!

 

Casal na Praça

Um casal que não estava se entendendo, sentou no banco de uma pracinha para conversar.  A mulher vê, num galho de árvore, um casal de pássaros se beijando e diz:

- Olha lá, meu bem! Vamos fazer igual a eles?

- Tudo bem. Mas será que o galho aguenta? – Pergunta o marido.

 

Na Biblioteca

Um homem entra na biblioteca e pergunta à bibliotecária:

- Pode ajudar-me a encontrar um livro?

- Diga-me o título do livro, por favor.

- Homens: o sexo forte!

- A ficção cientifica é no piso de baixo!

 

Mãos grandes

A professora explicou a matéria usando exemplos:

- Joana, se eu tenho duas laranjas em uma mão e três em outra, quantas laranjas eu tenho?

- 5, professora!

- Marquinhos, se eu tenho 10 laranjas em uma das mãos e 7 em outra, o que eu tenho?

- Mãos grandes, professora!

 

Edição 252 – Março 2022

Poucas e boas

 “De hora em hora, técnicos fazem a leitura dos equipamentos de segurança, que medem a pressão no interior da barragem e o nível de água, bem como detectam qualquer movimentação na sua estrutura. Também são feitas inspeções semanais nos taludes, vertedouros, canais periféricos e na cobertura vegetal de segurança, para verificar a existência de qualquer alteração. Além disso, temos câmeras de vídeo instaladas por toda a barragem.”

 “É totalmente infundada e equivocada a alegação [de que a Vallourec nega que tenha utilizado a obra de segurança como pretexto para ampliação ou alteamento do barramento]. A obra não foi de alteamento da barragem. Todas as ações desenvolvidas na Barragem Santa Bárbara seguem estritamente a legislação vigente e as recomendações dos entes de regulação e fiscalização”

Mineradora Vallourec se defendendo de acusações da comunidade de Piedade do Paraopeba, alegando que a Barragem Santa Bárbara é monitorada 24 horas por dia. A VALE dizia o mesmo, negava as acusações. E matou 300 pessoas

 

Edição 252 – Março 2022

de fato dá a dica

“Entre vales”

Fui assistir “Entre vales” sem grandes expectativas. Boa surpresa, que filme!

Dois protagonistas, um só ator. Duas trajetórias em torno do lixo, o vazio da nossa sociedade de consumo, do luxo ao lixo.

Um empresário, classe média alta, dono de uma empresa que administra esses gigantescos depósitos de lixo de uma mega cidade brasileira. O outro, um morador de rua, catador de lixo. 

A ruína de um tempo contada na história da ruína do empresário, pai que perde não apenas a empresa, mas o filho que tanto ama. 

 

A esperança está marcada na trajetória do catador de lixo, que em sua miséria desperta o amor de outra catadora... quem ama, cuida. 

 

Recomendo! Muito bom, me surpreendeu!

O ator Ângelo Antônio
A Inês Peixoto, atriz do grupo galpão (Belo Horizonte), participa do filme. 

 

Entre Vales, 2012, 1h19min.

Elenco: Ângelo Antônio, Melissa Vettore, Inês Peixoto

Direção: Philippe Barcinski

Filme brasileiro (disponível no Netflix)

 

Por Wladimir Moreira

 

Edição 252 – Março 2022

Deltan Dallagnol terá de indenizar Lula por dano moral

Ministros avaliaram que ex-procurador cometeu excesso em entrevista coletiva de 2016 ao usar 'PowerPoint' que definia Lula como chefe de organização criminosa. Cabe recurso.

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu no dia 22 de março), por 4 votos a 1, que o ex-procurador Deltan Dallagnol (do partido PODEMOS) terá de indenizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por dano moral.

A indenização foi fixada em R$ 75 mil, adicionados de juros e correção monetária. Segundo o ministro relator, Luís Felipe Salomão, o valor total da indenização deve superar os R$ 130 mil.

O caso envolve uma entrevista coletiva concedida pela Lava Jato em 2016 para apresentar a primeira denúncia contra o ex-presidente Lula. O Ministério Público acusou o petista dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Durante a entrevista, Deltan usou uma apresentação de PowerPoint em que o nome de Lula aparecia no centro da tela, cercado por expressões como “petrolão + propinocracia”, “governabilidade corrompida”, “perpetuação criminosa no poder”, “mensalão”, “enriquecimento ilícito”, "José Dirceu", entre outros.

Lula foi absolvido de todas as acusações feitas pelo Ministério Público Federal chefiado por Dalagnol e julgadas pelo ex-juiz sérgio moro (do partido PODEMOS).

 

Lula vai recorrer

 


“Teve uma notícia que me deixou feliz. Eu tinha aberto um processo contra o procurador Deltan Dallagnol, pelas mentiras que ele contou no PowerPoint. Antes de ontem, ele foi condenado”, disse o Presidente Lula. “A gente estava reivindicando 1 milhão. A Justiça só deu 75 mil, que com a correção deve dar uns 130 mil. Ele disse que não podia pagar, arrecadou mais. Então agora talvez a gente entre com recurso para a gente cobrar mais, porque se ele pode arrecadar, ele pode pagar mais.”

Na sequência, Lula disse que Dallagnol não estaria “acostumado a lidar com gente decente” e com “político sério”.

 

Edição 252 – Março 2022

Você sabia?

Que o valor do orçamento de Brumadinho para 2022 é de R$ 423.000,00 (quatrocentos e vinte e três milhões de reais), 120% maior do que o de 2018,que na de 190 milhões?

 

Que a Câmara Municipal autorizou a Prefeitura de Brumadinho a repassar 20 mil reais para Orquestra de Câmara do Inhotim e outros 20 mil para o Circo do Cheirosinho?  

 

Que, desde 2003, o ex-presidente Lula acumulou aproximadamente 300 (trezentas) condecorações, considerado, em 2008, a 18ª pessoa mais poderosa do mundo; 2009, a 33ª pessoa mais poderosa do mundo e "homem do ano", uma das 50 pessoas que moldaram a década de 2000 devido a seu "charme e habilidade política" (Financial Times) e também por ser "o líder mais popular da história do país"; considerado o "profeta do diálogo", por suas intermediações em busca da paz no Oriente Médio e um dos 25 líderes mais influentes do mundo?

 

Edição 252 – Março 2022

Cenas da Cidade


Teto da Rodoviária, que foi pintado às vésperas das eleições de 2020


 
















Adesivo pede "Fora bolsonaro"





















Indígena Xucuru kariri celebrando a 

chegada da água 29.3.22










Indígenas trabalhando na Aldeia 

Arapowã Kakyá - Brumadinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário